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Gestão

Os 6 principais erros na escolha de uniformes profissionais

Escrito por André Vidigal Wakil | 20/12/2018
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Tempo de leitura: 5 minutos

Alguns erros são comuns na hora de escolher uniformes profissionais. A decisão de adotar uniformes para sua loja precisa representar eficiência e economia. Entretanto, muitas vezes não é isso que acontece.

Os 6 principais erros na escolha de uniformes profissionais

 

Os uniformes personalizados contribuem para o bem-estar dos profissionais e influencia na produtividade e lucros da empresa. Se esses ganhos não estão sendo alcançados, atenção! Neste artigo, vamos falar em que seu negócio pode estar errando quando escolhe uniformes profissionais.

1. Comprou uniformes profissionais, mas não consegue reposição

Já diria o ditado popular: às vezes, o barato sai caro. Após fazer alguns orçamentos, sua empresa optou por comprar uniformes profissionais de um fornecedor sem estrutura. No entanto, já fazem 2 meses desde a compra, você contratou novos funcionários na última semana e o fornecedor não tem estoque da mesma camisa que os funcionários da sua loja estão vestindo.

Cuidado para não cair nessa! Já sabemos que ao implantar uniformes profissionais no seu negócio, grande parte da sua atenção deve ser dedicada à escolha do fornecedor. Além da viabilidade para reposição, aspectos como alto desempenho e pronta entrega das peças são essenciais.

 

2. Optou por empresa não especializada ou sem estrutura

Vamos concordar que a busca por padronização é uma das principais motivações para adotar uniformes profissionais em sua loja. Por isso, se você não escolhe um fornecedor que oferece essa padronização, você com certeza está fazendo isso errado.

Vários são os problemas frequentes ao contratar uma pequena empresa não especializada no setor:

  • A grade de tamanhos da roupas não é padronizada. Uma camisa M de uma primeira compra pode ter um tamanho, na reposição ter outro;
  • O tamanho das peças nem sempre é coerente. Uma camisa G pode ser bem menor do que o esperado. Afinal, a empresa tende a gastar menos tecido para confeccionar a peça, buscando gastar menos em sua produção;
  • Seu negócio realiza uma primeira compra no fornecedor e, em um segundo contato para reposição, esta empresa nem existe mais, já fechou;
  • Após receber 50% do pagamento, o fornecedor não não entrega os uniformes;

 

Um fornecedor especializado, além da expertise no assunto, vai possuir máquinas e equipe para viabilizar a padronização, entrega e reposição dos uniformes profissionais.

3. Achou que moda corporativa é a mesma coisa que moda casual

Quem nunca pensou em um design de uniforme exclusivo para seu negócio? Juntar aquele tecido que você viu em uma loja no shopping com a sua cor favorita. Utilizar os mesmo botões que os da camisa que você mais gosta.

A questão é: o uniforme profissional tem o principal objetivo de ser funcional. Além de oferecer uma identidade única e boa qualidade, toda vez que você contatar seu fornecedor para solicitar reposição de peças, ele precisa encontrar o mesmo tecido, com as mesmas cores e acabamentos para produzir estes uniformes.

Por isso, a moda corporativa tem uma abordagem prática que se preocupa com a operacionalização do processo.

Tecidos da Moda

Já reparou que, muitas vezes, aquele xadrez da moda que você adora tem durabilidade de poucos meses? Em poucas lavagens, a roupa já está desgastada e desbotada. É simples: os tecidos da moda não foram produzidos para durar.

O conceito de fast fashion se aplica às roupas que são fabricadas, consumidas e descartadas em um curto espaço de tempo.  Esse padrão de produção e consumo é voltado para novos estilos que surgem a cada micro coleção lançada nas lojas ao longo do ano.

É muito comum que um empresário procure uma loja de moda casual para comprar peças idênticas disponibilizadas aos funcionários do seu negócio para que vistam como uniformes. O grande problema dessa escolha, além da dificuldade de repor essas roupas posteriormente, é que essas peças não terão a mesma durabilidade dos uniformes profissionais.

As roupas de moda casual não são produzidas para serem lavadas com tanta frequência sem desgastar e/ou desbotar. Nem possuem as tecnologias adequadas para cada atividade profissional. Essa reposição de uniformes profissionais, que terá que acontecer mais rapidamente, ao invés de economia, representará mais despesas para sua loja.

Agência de publicidade

Contatar uma agência de publicidade para auxiliar na construção de uma identidade visual para sua marca pode ser interessante. Só não se esqueça que para analisar a viabilidade dos tecidos, acabamentos e design dos uniformes para sua loja, é importante contar com uma empresa especializada em uniformes profissionais.

 

4. Desconsiderou os variados tipos de modelagem e tamanhos dos uniformes

Um dos erros mais comuns na hora de escolher os uniformes profissionais para a sua loja está relacionado a modelagem e tamanhos dessas roupas.

Quando uma empresa especializada produz uma coleção de uniformes profissionais, ela considera a grande diversidade de corpos no mundo. E essa deve ser também uma preocupação do seu negócio. O tecido, a modelagem e o design dos uniformes têm que se adaptar ao máximo de tipos de corpos possível. Pessoas baixas ou altas, gordas ou magras, enfim, é importante que todas sintam conforto ao vestir o uniforme do seu negócio.

5. Não levou em consideração fatores climáticos e controle térmico dos uniformes profissionais

Para implantar uniformes na sua loja, não se esqueça de considerar a diversidade climática de sua região.

No varejo, por exemplo, existe a possibilidade de haver franquias das lojas em diferentes localizações do país. Assim, é necessário prever as variações climáticas de acordo com o ambiente que cada loja em que seu negócio está localizada.

Dentro do planejamento deve ser considerada a possibilidade de comprar agasalhos, camisetas mais frescas etc. Consultores capacitados de fornecedores especializados poderão orientar melhor sua escolha, oferecendo sempre um catálogo com variadas opções que se encaixem melhor ao clima da região que sua empresa atua.

6. Gastou muito tempo se preocupando com as compras e reposição de uniformes

Adotar uniformes profissionais em sua loja precisa ser um processo prático, rápido e funcional. Para representar economia e qualidade, o responsável pelas compras não pode gastar tanto tempo com essa decisão.

Seja com as compras ou com as reposição de uniformes, o processo precisa ser ágil. Para isso, é necessário contratar um fornecedor que garanta qualidade, segurança e eficiência. Da idealização à entrega, o fornecedor especializado no setor cuidará de tudo para que você gaste menos tempo possível.

Descubra quais as melhores formas de planejar e implantar o uniforme da sua empresa.

Agora que você já sabe quais os erros comuns na hora de comprar uniformes profissionais, não deixe de conferir todo o conteúdo sobre o assunto. E se estiver gostando, comente conosco!

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