As festas de fim de ano já passaram e, com isso, o movimento no varejo diminui, principalmente por ser um período de férias.
Enquanto é período de alta temporada em algumas cidades, como no litoral brasileiro, as cidades menos turísticas acabam por ter a economia bastante afetada.
Como muitas pessoas viajam nessa época, o rendimento de muitas empresas cai nesse período. Isso acontece na sua padaria?
Mesmo sendo comum, você não precisa ficar de braços cruzados vendo a diminuição do fluxo da sua loja.
Veja, neste artigo, ações para manter sua padaria lucrativa nas férias.
Descubra:
Antes de definir ações específicas, você precisa definir um planejamento. Para te ajudar, fizemos uma lista de passos para um bom planejamento na sua padaria:
É provável que as pessoas que estão de férias, mas não viajaram queiram ficar em casa para descansar.
Assim, é mais difícil que o seu cliente fiel, que passa na sua padaria todo dia antes de trabalhar, vá com a mesma frequência.
O que você pode fazer, por exemplo, é oferecer a entrega de cestas de café da manhã.
Assim, seu cliente poderá consumir os produtos da sua padaria em casa.
Nessa época também é comum as pessoas receberem amigos e familiares em casa, uma dica é investir em produtos que atendam esses momentos.
Invista em artigos de decoração com o tema verão para montar a mesa de produtos. Nesse período, é comum os pais receberem amigos dos filhos para festas na piscina, por exemplo.
Tortas de frutas, assim como produtos mais leves e frescos – espetinhos de frutas e palitinhos de legumes acompanhados de pastas – tendem a ter maior saída.
Além disso, kit de frios, potinhos com amendoins e castanhas, torradas e patês também corroboram para o aumento de fluxo na sua loja.
Pães para lanches, como mini hambúrguer, sanduíches naturais e frescos, também são uma boa opção para atender o público nas férias.
Faça, também, porções menores e práticas, como CakePop e Fatias no Palito.
É comum, empresas organizarem a escala de férias da equipe para os meses de menor movimento. Muitas vezes isso pode fazer com que você não aproveite oportunidades de venda e de se diferenciar no mercado.
Se você tem um quadro de funcionários de férias neste período de janeiro seguem aqui algumas dicas:
– Confira se o número de funcionários está suficiente para o mês;
– Tenha em mãos os números dos anos anteriores e busque sempre uma meta para aumentar o movimento e os resultados nos meses subsequentes.
Invista no setor de pães e confeitaria. Assim, você manterá o fluxo dos clientes que não viajaram de férias para outras cidades. Dado que as compras desses produtos são diárias e de vizinhança.
Sabe os produtos que não venderam muito bem durante o ano? Panetones industrializados, vinhos e artigos de presente, coloque-os em promoção.
Não se esqueça:
O período de férias é realmente mais fraco que os outros. Aproveite essa época para testar novas receitas, reduzir as compras e o estoque, acabar com os produtos próximos à data de validade e dar uma boa limpeza da padaria.
Estruture-se durante o ano, aumente o fundo de taxa durante os meses anteriores ao período de férias para, assim, suportar a baixa de janeiro.
Com as ações descritas você conseguirá melhorar as vendas nesse período e, dessa forma, garantirá uma padaria lucrativa nas férias, evitando, assim, as rupturas.
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