Receber as notas fiscais de compra, destacar os seus respectivos boletos bancários, conferir os dados do beneficiário e do pagador/avalista, arquivar por ordem de vencimento e efetuar os pagamentos em alguma agência bancária, por meio de malotes ou direto na boca do caixa.
Esses eram, ou ainda são, os procedimentos realizados pela grande maioria das empresas, para cumprir com suas obrigações perante aos seus fornecedores.
Um processo que exige um alto grau de comprometimento das pessoas do departamento financeiro, pois um erro, por menor que seja, irá comprometer os indicadores de lucratividade do seu negócio. Sem falar do trabalho cansativo de se arquivar os comprovantes de pagamento dos boletos bancários por cinco anos, para uma possível contestação de pagamento.
Para o controle das contas da sua loja é fundamental que você tenha um plano de contas. Veja esse artigo.
Descubra:
Nos últimos cinco anos, houve um aprimoramento da tecnologia bancária, sendo cada vez mais comum a utilização do internet banking e do mobile banking para realizar uma operação bancária. Agora, com o PIX, a tendência do pagamento online virou uma realidade para quase todos os brasileiros.
Para ter uma ideia, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), sobre tecnologia bancária divulgada neste mês, internet e mobile banking, juntos, responderam em 2016, por 57% das transações dos bancos, totalizando 65 bilhões de operações. Em 2011, os mesmos canais digitais eram responsáveis por 38% das operações bancárias. Um crescimento considerável de 19%.
Com o crescimento da utilização dos meios digitais, abriu-se uma possibilidade para melhorar os processos de pagamentos dos boletos bancários dos varejistas.
Hoje não é mais necessário, deslocar até uma agência física, enfrentar longas filas e correr o risco de ser assaltado, para pagar um boleto. Com um simples Smartphone com acesso à internet, é possível fazer a grande maioria das transações financeiras, com comodidade e segurança, além de eliminar os comprovantes de pagamentos em papel (muitas vezes inelegíveis e extraviados).
Empresas do setor varejista apresentam a peculiaridade de possuírem diariamente um alto volume de boletos bancários para pagar.
É neste cenário que surge uma ferramenta para auxiliar esse trabalho das empresa. Ele é conhecido como pagamento escritural e veio junto com a evolução tecnológica dos bancos.
O pagamento escritural, nada mais é do que o sistema automatizado, que permite o agendamento e pagamento de fornecedores, por meio da troca de informações digitais, entre os bancos e a loja.
Utilizando-se o pagamento escritural, a loja ganha em produtividade, cria a possibilidade de eliminar os controles manuais, reduz os riscos e aumenta a segurança no processo, tendo em vista que o mesmo passa por várias etapas de verificação e validação.
Nenhum pagamento é feito, sem a devida autorização de um usuário especifico, com autonomia para realizar esse procedimento. Portanto, é um procedimento extremamente confiável, rápido e seguro, além de melhorar muito o fluxo de trabalho do departamento financeiro das empresas.
Anda com problemas no controle financeiro da sua loja? Veja como organizar as finanças nesse artigo.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.