fbpx
Softwares

PDV Linux ou Windows – qual a melhor escolha para sua loja?

Escrito por Matheus Lima | 24/07/2024
  • 11956 visualizações
  • 1407 compartilhamentos
Tempo de leitura: 4 minutos

Ao implementar um novo S.O. no Ponto de Venda (PDV), surge sempre uma grande dúvida, “Qual Sistema Operacional escolher, Linux ou Windows?”

pdv-linux-windows

De fato, a adoção de um novo Sistema Operacional, é algo que deve ser analisado com cuidado, uma vez que tanto o S.O. Windows, quanto o S.O. Linux, apresentam vantagens, cada um com suas funcionalidades específicas.

O que é um Sistema Operacional?

Sistema Operacional é um programa, ou um conjunto de programas, cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Existem vários Sistemas Operacionais, o mais comum é o Windows. Porém, existem Sistemas Operacionais livres, como é o caso do Linux.

Sistema Operacional livre é quando um sistema disponibiliza o código-fonte para modificações e quando você não precisa pagar pela licença do mesmo.

PDV Linux:

O sistema PDV Linux possui um sistema que possibilita o manuseio em máquinas com hardware nas configurações mínimas. Além disso, a máquina para Caixa Linux não precisa ser tão potente para suportar esse sistema. Esses dois fatores fazem com que o Caixa Linux seja o mais comum entre os supermercadistas e varejistas.

Uma das vantagens do PDV Linux é que, ao ligar a máquina, a inicialização do sistema é instantânea, ou seja, impede qualquer manuseio incorreto do sistema e evita que o operador de caixa entre em outra página que não seja a do caixa. Outra vantagem é a segurança, já que boa parte dos vírus de computador são criados para o sistema operacional Windows, o Linux acaba sendo menos visado em termos de vírus e ataques cibernéticos. 

O fato do Linux possuir uma licença livre, faz com que os gastos em relação ao sistema sejam menores. Além disso, é um sistema que dispensa preocupações voltadas à segurança e à ética na utilização do S.O.

Mesmo possuindo licença livre, não pense que o caixa terá uma velocidade reduzida, pelo contrário, em um caixa cujo sistema seja Linux, a inicialização e manuseio do PDV aberto são incrivelmente mais rápidos. A velocidade do sistema se dá ao fato do Linux não ter tantos arquivos de atualização e DLL, que é o que reduz a vida útil do sistema.

Sabe-se que a maioria dos usuários não possui o conhecimento tão abrangente em relação ao Linux e, por isso, a Software House tem profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e auxiliar em relação a qualquer tipo de problema que o caixa apresentar.

Caso precise de um caixa Linux com urgência, mas não sabe como adquirir ou instalar, entre em contato com seu fornecedor.

PDV Windows:

É certo que o Sistema Operacional (S.O.) Windows é o mais conhecido. Pelo fato de ser o mais utilizado em residências, os varejistas acabam não pesquisando outros sistemas e decidem por utilizar o Windows como ferramenta operacional no computador do caixa.   

Escolher o PDV Windows é uma decisão ruim?

Depende do contexto da sua loja. O S.O. Windows não é uma opção ruim para a escolha de sua ferramenta de caixa, uma vez que tem um visual completamente intuitivo e, a maioria dos operadores, já conhecem, ao menos, o básico da ferramenta. Portanto, se sua loja é pequena e o computador do caixa/PDV é utilizado para outras funções, o Windows é uma boa escolha. 

Por outro lado, se os computadores dos PDVs vão ser usados apenas para rodar o sistema PDV, o PDV Linux é a escolha mais racional.

Qual seria a vantagem do caixa Windows em relação ao caixa Linux?

A vantagem do sistema PDV rodar no Windows é que ele poderá ser utilizado para outras funções e não apenas para rodar o sistema PDV.

O Windows é um S.O. um pouco mais pesado. Desse modo, para implementá-lo você não pode ter uma configuração de hardware tão básica. Além disso, o sistema operacional Windows, precisa de uma licença para a utilização comercial. Esses dois fatores fazem com que o custo do Windows seja um pouco maior se comparado com o Linux.

Manter o S.O. em bom estado de conservação, tanto no meio físico (máquina concreta) quanto no meio virtual (deixar o sistema sem vírus ou programas desnecessários), são cuidados essenciais, em qualquer sistema, para que o caixa funcione da melhor forma possível.  

Entende-se que o caixa Windows é uma boa opção para quem quer dar um maior liberdade para a utilização do computador na loja

E agora, qual escolher?

Após ter lido as funcionalidades de ambos os sistemas, cabe a você analisar qual Sistema Operacional melhor te atenderá.

A resposta passará pelo contexto e finalidade do computador que será instalado o sistema PDV.

Se sua loja tem computadores dedicados para o checkout, cuja utilização é exclusiva para o sistema PDV, não há dúvidas que o sistema Linux é o mais recomendado. O sistema PDV em Linux terá um custo menor, mais segurança e mais performance quando comparado com um sistema PDV similar em Windows. Lojas de supermercados, padarias e mercadinhos utilizam geralmente o sistema PDV Linux por essas razões.

Agora, se sua loja tem apenas um computador e este equipamento acaba tendo outras finalidades que não apenas vender, então o sistema PDV em Windows é o mais recomendado.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

Publicidade