O varejo é o caminho onde as empresas de bens e serviços levam seus produtos ao consumidor. Os varejistas geralmente recebem seus produtos diretamente do fabricante. É quando uma mercadoria se torna um produto final.
Os varejistas também podem comprar produtos de um intermediário, conhecido como atacadista ou distribuidor. Ainda assim, os varejistas são a última parada na cadeia de suprimentos antes que os produtos acabem no carrinho de compras do consumidor.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre de 2022 esse setor acumulou um crescimento de 1,4% comparado ao mesmo período de 2021.
A sua importância é algo que se evidencia quando paramos para observar a grande quantidade de empregos gerados e a alta arrecadação tributária vinda desse meio, mostrando-se um campo de grande relevância para o crescimento econômico no país.
A pandemia do COVID-19 atingiu fortemente o setor de varejo, mas os setores de serviços essenciais, como supermercados e farmácias, que não precisaram fechar, foram impactados positivamente.
Os exemplos mais comuns de varejo são as lojas tradicionais, físicas. Isso inclui gigantes como o Grupo Carrefour e Pão de Açúcar, mas também os supermercados de bairro.
O varejo também é online, como a Amazon e Mercado Livre. Embora estejam crescendo mais rapidamente, impulsionadas pela pandemia, ainda representam apenas 12% do total da indústria de varejo. Ainda, existem os varejistas que se concentram nas vendas de entrega em domicílio, o exemplo mais comum é o Ifood.
Com a pandemia, os varejistas on-line experimentaram um boom em 2020, com a maioria dos consumidores recorrendo à Internet para suas necessidades de compras. As vendas de e-commerce aumentaram 32% em relação ao quarto trimestre de 2020.
Dispositivos móveis, especialmente telefones celulares, estão se tornando a maior fonte de tráfego na internet. Pelo menos 15% dos consumidores compram online toda semana. Mais da metade usam um celular para fazer uma compra online.
Apesar da pandemia ter acabado, outros fatores podem interferir na economia nacional e mundial, os principais são a inflação e os juros elevados pelo Banco Central. Isso porque durante a pandemia os Bancos tomaram a mesma resolução da crise de 2008, imprimir mais dinheiro, mas o resultado não foi favorável como antes. Isso porque a população teve acesso ao dinheiro para comprar, mas os produtores não tinham o que vender.
A invasão da Ucrânia piorou o que já estava acontecendo. Assim, os Bancos Centrais precisaram subir os juros para conter a inflação causada, em parte, por eles.
A economia mundial ainda será instável por um tempo, mas existem formas de não deixar com que isso afete tanto o seu negócio, como é o caso do e-commerce, que veio para atender as demandas do novo consumidor.
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