Você sabe quais os pilares da prevenção de perdas? Além disso, entende o que são as perdas? E o impacto das perdas no varejo? Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), as perdas representam 2,05% do faturamento líquido dos supermercados nacionais.
Sabe o que isso significa? Significa que se você não aderir processos agora, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior.
A prevenção de perdas envolve normas e procedimentos cujo objetivo é diminuir as perdas do varejo. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos.
Neste artigo, você verá o que são as perdas e quais são os pilares da prevenção de perdas.
Descubra:
Perda é tudo o que uma empresa perde, direta ou indiretamente e que tenha como resultado a diminuição do lucro. Assim, antes de tomar qualquer medida no varejo, é necessário que você identifique e defina suas perdas. De onde vem as perdas da sua empresa? Quanto as perdas representam do seu faturamento?
Em uma organização empresarial, existem as perdas desconhecidas e a quebra operacional. Perdas desconhecidas são todas as perdas identificadas apenas por inventários. São os produtos que entram na loja, mas, que por motivos desconhecidos, não são localizados. Ou seja, o produto entrou no estoque, mas não está na empresa e nem há registros de baixa do mesmo.
Já a quebra operacional é definida com o número de produtos identificados como impróprios para o uso ou para comercialização. Isto é, produtos com embalagens deterioradas ou com a data de validade vencida. Como os produtos da quebra operacional são possíveis de serem identificados, é mais fácil encontrar a causa e definir soluções para essas perdas.
Feito o inventário e após a identificação, organize os dados coletados e analise possíveis estratégias de ação.
Para um bom e eficiente processo de prevenção você precisa seguir alguns passos. Veja, a seguir, em quais pontos você deve ficar atento para a prevenção de perdas da sua loja:
A cultura da prevenção de perdas deve ser geral, não só dos funcionários destinados a esse processo. Todos os colaboradores e gestores devem ter consciência de que as medidas preventivas não devem ser feitas apenas por um ou dois funcionários, mas por todos da empresa;
Ter uma equipe dedicada, ou um profissional, cuja única responsabilidade e meta, é estabelecer e acompanhar os processos para prevenção de perdas;
Ter definido e comunicado os processos de prevenção da empresa, com treinamentos constantes aos funcionários da loja e sua responsabilização pelo resultado;
Estes são indispensáveis no processo de prevenção de perdas. Caso seu supermercado não tenha pessoas qualificadas para tal função, terceirize o trabalho. Tenha a certeza de que seu inventário não possuirá erros. Se for fazer um inventário com dados errados, é melhor que não o faça.
Nem tudo são flores, durante os processos de prevenção de perdas pode ser que você cometa alguns erros, que interferem nos resultados. Abaixo, você verá alguns erros comuns.
Após a mensuração das perdas, você deve definir a meta pretendida pelo processo;
Esse é um ponto que já citamos, mas que é muito importante. Todos os colaboradores e gestores precisam entender e aceitar que os profissionais de prevenção possuem autoridade para definir os melhores processos, essa é a função deles. Se os outros colaboradores ficarem negando a fazer tais processos ou interferindo nos mesmos, a prevenção de perdas não adiantará nada;
Definida a meta e os processos de prevenção, cobre do departamento os resultados. O processo de Prevenção de Perdas precisa surtir efeitos, se isso não acontecer, faça uma revisão da estratégia das práticas adotadas.
A má gestão de compras, o excesso de estoque, a falta de treinamento dos colaboradores, temperaturas inadequadas das máquinas refrigeradas, lançamentos errados e erros nos inventários, todos esses fatores são pontos que aumentam e interferem nas perdas da sua empresa. Por isso, envolva toda a empresa nas boas práticas de prevenção e inicie, agora mesmo, o Programa de Prevenção de Perdas.
Vimos, nesse artigo, os pilares da prevenção e alguns erros comuns que podem interferir neste processo. As perdas acontecem, o que não pode acontecer é você perder mais de 2% do seu faturamento com isso.
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