O sistema de monitoramento do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) trouxe inúmeros benefícios para o varejista e facilitou bastante a comunicação fiscal entre varejo e SEFAZ.
Por outro lado, a dependência da SEFAZ, da internet e de equipamentos, faz com que alguns problemas surjam no dia a dia do seu negócio. Esses problemas podem interferir e impedir o seu negócio de funcionar e, assim, você deixa de trabalhar na sua capacidade e obter seus resultados.
Descubra:
Atualmente os certificados digitais SAT possuem uma validade de 5 anos, porém esse prazo pode ser alterado pela SEFAZ sem aviso prévio.
Você consegue consultar a data de expiração do equipamento através da função “Visualizar Equipamento SAT” no Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT (SGR-SAT).
Garanta que o equipamento esteja conectado à Internet na data de vencimento, pois o certificado será renovado automaticamente, caso contrário o equipamento entrará em bloqueio autônomo.
Toda bateria possui uma vida útil e não conseguimos pré determinar qual será, já que depende muito do uso do equipamento pelo usuário.
A bateria do SAT possui 3 níveis (alto, médio e baixo). Como essa bateria é recarregada automaticamente enquanto SAT está sendo alimentado, é esperado que o nível da bateria esteja sempre alto.
Se a bateria do seu equipamento SAT atingir valor médio ou baixo significa que a sua vida útil está chegando ao fim ou que existe algum problema técnico no equipamento.
Para solucionar esse problema você pode ligá-lo na alimentação e verificar se o nível da bateria voltará ao normal. Caso o problema persista, entre em contato com o seu fornecedor e solicite a substituição do equipamento.
Esse é o problema mais comum de acontecer, que é quando há uma falha na conexão do equipamento com a rede local.
Primeiro você precisa identificar a origem do problema. Para isso, verifique o estado da interface de rede do equipamento através do painel de LED’s e as configurações de rede na página de status do equipamento.
Depois, no equipamento físico, verifique se o cabo de rede está conectado corretamente e se o restante da rede do estabelecimento está funcionando corretamente.
3 motivos podem gerar o problema de conexão com a SEFAZ:
Para identificar qual é o motivo você precisa verificar o estado da conexão do equipamento com a SEFAZ através do painel de LEDs, a data da última comunicação com a SEFAZ e as configurações de rede na página de status do equipamento.
Depois de identificado, você precisa verificar se o cabo de rede está conectado corretamente, realizar um teste de comunicação fim-a-fim utilizando o software de ativação do fabricante e reiniciar o equipamento para forçar uma nova comunicação com a SEFAZ.
Isso acontece quando o equipamento não consegue se conectar à SEFAZ para transmitir os cupons. As possíveis causas podem ser problema de conexão com a rede local, falta de conectividade com a Internet ou mesmo com os web services da SEFAZ.
Os cupons fiscais são emitidos em tempo real no equipamento SAT. Mas até serem transmitidos, esses cupons permanecem em memória.
É normal que alguns cupons fiquem em memória entre uma transmissão e outra. No entanto, um número muito grande de cupons em memória pode sinalizar que o SAT está tendo problemas na transmissão (normalmente, problema de conexão via rede).
Um número muito grande de cupons em memória, sem serem transmitidos, representa um risco para o contribuinte, pois caso aconteça alguma falha crítica no equipamento, esses cupons nunca serão transmitidos à SEFAZ.
As soluções são basicamente as mesmas para os problemas do SAT:
Se, mesmo seguindo esse passo a passo, os problemas persistirem, entre em contato com a sua equipe de suporte.
Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.
Tem dúvidas ou sugestões? Fale conosco pelo Fórum InfoVarejo!