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Quais promoções mais engajam no varejo?

Escrito por Pérola Freeman | 10/01/2024
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Tempo de leitura: 4 minutos

As promoções quase sempre fazem parte do mix de vendas de um varejista e por um bom motivo, elas podem impulsionar as vendas e ajudá-lo a movimentar o estoque.

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Em quase todos os setores, é difícil se destacar. Ajuda se você gastar tempo desenvolvendo histórias de marca, produtos e serviços de qualidade e campanhas memoráveis. Mas, às vezes, uma promoção de varejo empolgante é a melhor maneira de gerar burburinho e alcançar bons resultados.

Aproveitar as promoções de varejo certas pode ajudá-lo a alcançar clientes e aumentar a receita em sua empresa, seja pequena ou grande. Que tipo de promoção funcionaria melhor para sua loja? Para ajudá-lo a responder a isso, aqui está um resumo dos diferentes tipos de promoções no varejo e como utilizá-las, é mais fácil do que você imagina.

1. Descontos percentuais

Produtos com desconto podem ser o tipo mais popular de promoção de vendas. Todo mundo adora uma pechincha, então faz sentido oferecer descontos quando você quer chamar a atenção. Você pode oferecer uma porcentagem de desconto, como “20% de desconto”, ou ofertas de valores em real, como “R$2 de desconto”. 

Escolha um desconto que pareça atraente para os consumidores: geralmente, os descontos percentuais funcionam melhor, mesmo que o valor em real tenha economias mais significativas. Com itens caros, descontos atraentes em reais, como “R$50 de desconto”, às vezes convertem melhor. Sua oferta promocional mais atraente depende do valor percebido, de seus pontos de preço e de seu público-alvo.

 

2. Compre 1, leve 2

Compre um, leve 2, ou suas é variações é outra promoção comum. Esta promoção pode ser aplicada de duas formas: há compre um e ganhe outro ou compre um e ganhe o 2º item com % de desconto.

Essas ofertas atraem os clientes porque reduzem a culpa pela compra. As pessoas se sentem mais à vontade para gastar dinheiro quando conseguem um acordo que normalmente não conseguiriam. Para clientes em potencial que hesitam em comprar mais de um item, “compre um, leve 2” pode empurrá-los na direção certa.

3. Compras múltiplas

As promoções de compra múltipla (ou seja, compre mais de um item e ganha um produto) são outra boa opção se você quiser limpar seu estoque. Mas o sucesso das compras múltiplas depende muito dos tipos de produtos que você vende.

Ao considerar uma promoção do tipo múltiplo, primeiro considere se o produto é normalmente usado como um conjunto ou se é quase uma mercadoria, como vinho e copos. Por exemplo, “Compre 3 vinhos, ganhe um abridor, mas na compra de 4 você leva mais uma garrafa”.

4. Prêmios de produtos 

Você ofertar brindes de produtos. A participação em brindes pode exigir a compra de um produto e preenchimento de um formulário que inclua um endereço de e-mail. 

As marcas já oferecem esses prêmios, como uma casa, um carro ou uma quantia em dinheiro. Você utilizar o seu supermercado e suas redes apenas para divulgar uma promoção que a própria indústria já definiu. 

 

5. Ofertas sazonais

As promoções sazonais transmitem urgência porque estão disponíveis apenas por tempo limitado. Pense em produtos especiais, como compras para o carnaval. Muitas vezes, as promoções sazonais estão relacionadas a eventos importantes, como a compra de um presente para o Dia das Mães ou a preparação dos filhos para a volta às aulas.

Seja um divulgador!

Um ponto importante é que algumas empresas já fazem todo o processo de análise e separação das melhores promoções para o varejo, como o Portal da Promo. Acompanhando o site você precisa só definir as mais interessantes para o seu negócio e depois é só divulgar! Você não precisa se preocupar com a logística da promoção, é muito simples!

Mas como definir as melhores promoções para o seu negócio? Considere seus objetivos e pense no seu público-alvo, depois escolha as promoções do Portal da Promo que mais se encaixam no seu modelo de negócio.

Agora é só promover! Se você deseja que sua oferta cause impacto, promova-a na loja física e nos canais que você utiliza. Envie e-mails, poste com frequência em suas mídias sociais, como Instagram, envie pelo WhatsApp do supermercado (quando alguém recebe uma promoção no e-mail ou WhatsApp, parece mais exclusivo e o incentiva a retornar à sua loja) e até crie uma página de destino em seu site. Na loja física, pendure panfletos e divulgue pelo rádio.

Não há regras rígidas e rápidas quando se trata de promoções. O “certo” dependerá de vários fatores, incluindo seus produtos, clientes e preços. Utilizar o Portal da Promo, as promoções ofertadas pela indústria, adiantará alguns processos, sem reduzir a sua margem de ganho, facilitando sua jornada. Não perca tempo!

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