Retail Midia não é um conceito novo – mas, assim como acontece com o comércio em geral, foi reinventada para a era digital.
O imediatismo e a relevância contextual dessas promoções, como as que você pode ver em um supermercado, foram traduzidos em novos formatos online que representam grandes oportunidades de negócios.
Com planejamento, execução e gerenciamento cuidadosos, as marcas podem aproveitar a visibilidade e os recursos de direcionamento das redes de retail midia para alcançar novos públicos e aprimorar cada etapa da jornada de compra.
A retail midia é uma forma de publicidade destinada a capturar a atenção dos consumidores quando eles estão quase prontos para comprar – no ponto ou próximo ao caminho da compra, quando fazem uma seleção entre marcas e produtos concorrentes.
A retail midia on-line é muito mais sofisticada do que um stand decorado no supermercado. Os varejistas oferecem anúncios digitais em seus próprios sites e aplicativos de e-commerce para aumentar a visibilidade dos produtos para públicos relevantes.
Além do carrinho de compras online, esses anúncios podem ser colocados na página inicial, nas páginas de resultados de pesquisa, nas páginas de categorias e sazonais e muito mais.
Para lojas em crescimento, a retail midia digital oferece uma série de benefícios potenciais.
Através de posicionamentos direcionados, os supermercados podem aproveitar a presença online existente de grandes varejistas para ganhar nova visibilidade e conectar-se com consumidores altamente relevantes que procuram ativamente produtos para comprar.
Especificamente, através da retail midia, os supermercados podem:
A pandemia transferiu fundamentalmente o digital para o centro do varejo e a maioria das compras offline são influenciadas pela pesquisa online.
A retail midia pode ajudar a criar reconhecimento em novos mercados onde os supermercados ainda não conseguem alcançar.
Os compradores que navegam em sites e aplicativos de varejistas procuram comprar propositalmente.
A retail midia dá ao negócio a capacidade de influenciar decisões quando os consumidores estão em modo de pesquisa ativa e avaliando as decisões de compra.
Os consumidores esperam que as experiências de compra sejam personalizadas, mas é mais difícil do que nunca para os vendedores entregar.
Como resultado, os dados próprios que os consumidores partilham diretamente são valiosos, e os grandes varejistas têm-nos em abundância, sob a forma de dados de artigos e históricos de compras.
Nas redes de retail midia, os supermercados podem atingir os compradores de forma eficaz por categoria, faixa de preço e até mesmo atributos de EAN.
Como os canais de retail midia são posicionados em um ambiente de compras no site ou aplicativo de e-commerce e aproveitam os dados existentes dos clientes, os supermercados podem acompanhar facilmente o impacto de seus investimentos.
Eles podem ver quais produtos são vendidos, quais clientes estão comprando e calcular com segurança o retorno do investimento (ROI).
Não apenas mais consumidores veem a retail midia do que visitariam expressamente o site de um supermercado desconhecida, mas também são mais propensos a confiar nos produtos que veem em um site ou aplicativo de uma grande loja, ou e-commerce.
Um dos benefícios do comércio eletrônico é que ele é um corredor infinito que não é limitado pelo espaço de um supermercado.
Em algumas situações, os supermercados têm a capacidade de fazer upload de catálogos completos de produtos online, o que é uma ótima maneira de oferecer sua linha de produtos a clientes em todo o mundo.
Mais produtos e espaço ilimitado levam a mais concorrência. É cada vez mais importante que os supermercados invistam em retail midia para garantir que seus produtos sejam visíveis e mostrados aos consumidores certos.