O varejo, de modo geral, sofre constantemente com a questão de ruptura na área de venda. Muitas dessas faltas de produtos têm as mesmas origens.
No varejo de supermercados, muitas rupturas das prateleiras estão nos depósitos das próprias lojas e alguns sistemas de gestão permitem tirar um relatório dos produtos com estoque na loja e sem vendas. Usando este relatório já conseguimos acabar com boa parte desse problema.
Quando encontramos alguma dificuldade para manter o MIX por parte do setor de compras, sugerimos uma ação simples: o uso de uma “agenda de fornecedores”, onde relacionamos cada fornecedor e o alocamos em um dia da semana para atendimento. Essa ação simples nos ajuda a acompanhar quais fornecedores estamos atendendo, e caso ele não compareça na empresa, podemos enviar o pedido por e-mail e ligar para confirmar o recebimento.
Analisando um relatório de rupturas gerado pelo erp de gestão, temos que tomar alguns cuidados: O primeiro tem relação com as sujeiras de cadastro (itens que vão ficando no cadastro como ativos, mas não fazemos mais a compra deles). O segundo é classificar como outra tratativa o que é produção interna, não esquecendo de colocar na lista de rupturas. E o terceiro é o que consta como ruptura nos relatórios do sistema, mas está comprado e a entrega está atrasada.
Em uma análise fria, todas as rupturas geram resultados tangíveis e intangíveis ruins para a empresa, mas conhecendo suas causas, fica mais fácil tratar cada tipo de ruptura para que elas cheguem a um nível mais aceitável pela empresa.
Um bom passo para iniciar este trabalho é justamente verificar se existem produtos no estoque da loja que não estão na área de vendas. Manter um trabalho em conjunto entre o setor de compras e operação das lojas também ajuda muito na velocidade da redução das rupturas da empresa.
Agora que já sabemos por onde iniciar nosso trabalho, mãos à obra e boas vendas!
Fazer um bom gerenciamento do seu estoque é a chave para o sucesso da sua empresa. Veja a lista das 10 causas de problemas que você deve evitar no estoque da sua loja.
Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião.