fbpx

Tecnologia

O que é Nuvem de Verdade? Entenda a Diferença e os Benefícios Reais para seu Supermercado

O que é Nuvem de Verdade? Entenda a Diferença e os Benefícios Reais para seu Supermercado

Software ERP, Softwares, Tecnologia
Com o avanço da tecnologia, muitos sistemas de gestão vêm sendo adaptados para um modelo em nuvem. Mas será que todas as soluções oferecidas como “sistemas em nuvem” trazem realmente os benefícios dessa tecnologia?  Vamos explorar o que é realmente uma "nuvem de verdade", entender como ela pode melhorar a operação de um supermercado e destacar por que é importante saber diferenciar uma solução hospedada em nuvem de uma nuvem nativa. Para começar, é fundamental entender que, ao buscar um ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão, muitas empresas acabam optando por soluções anunciadas como em nuvem, mas que, na prática, são sistemas hospedados em nuvem. Isso significa que o sistema não foi desenhado originalmente para a nuvem; ele foi apenas migrado de um servidor fís...
Inovações e Tecnologias para Supermercados em 2025: Transformando a Experiência de Compra

Inovações e Tecnologias para Supermercados em 2025: Transformando a Experiência de Compra

Tecnologia, Varejo
Cada vez mais as tecnologias para supermercados orientam o setor, ajudando a otimizar operações, elevar a lucratividade e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes.  Das grandes, as pequenas redes, a maior parte do setor varejista já adota soluções modernas para automatizar processos, facilitar o trabalho das equipes e melhorar o relacionamento com o cliente. A seguir, confira as tecnologias que revolucionam os supermercados e que são indispensáveis para um básico bem feito: 1) Software de Automação de Supermercado  O Software de Automação de Supermercado é uma solução projetada para integrar-se aos sistemas de ponto de venda (POS) e fornecer insights abrangentes sobre vendas, estoque e precificação. Ele automatiza processos manuais que normalmente dependem de planilhas, ...
Como escolher um sistema para mercadinho?

Como escolher um sistema para mercadinho?

Softwares, Tecnologia, Varejo
Gerenciar um mercadinho envolve uma série de tarefas que exigem organização e eficiência, como controle de estoque, vendas, compras, gestão financeira e atendimento ao cliente. Para lidar com esses desafios e otimizar os processos, escolher o sistema de gestão certo é fundamental.  Uma tendência que tem se mostrado cada vez mais vantajosa é a adoção de sistemas em nuvem, que oferecem flexibilidade e acessibilidade para negócios de todos os portes. Neste artigo, exploraremos os principais fatores a considerar na escolha de um sistema para o seu mercadinho e os benefícios de optar por uma solução em nuvem. 1. Avalie as necessidades do seu mercadinho Antes de mais nada, é importante entender o que o seu mercadinho realmente precisa. Considere o tamanho do estabelecimento, a quantidad...
Conheça os 2 tipos de Tara de balança

Conheça os 2 tipos de Tara de balança

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
Estabelecer uma tara de balança para os produtos que serão pesados é uma obrigação de todo varejista que comercializa produto “a granel”, por ser previsto por lei que o consumidor não deve pagar pelo peso da embalagem. Aqui no InfoVarejo já falamos sobre os tipos de balanças para o varejo e onde deve ser usado cada equipamento, você pode acessar as informações neste artigo. Nas próximas linhas você entenderá um pouco mais sobre como tarar as embalagens e realizar uma pesagem correta. No momento em que o gestor adquire um equipamento para pesar os produtos, as informações sobre como fazer o processo de tara vêm escritas no manual. Por isso é importante conhecer os tipos de tara de balança para saber como aplicar essas informações práticas. Tipos de tara de balança Existem duas for...
5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Um hábito comum entre os brasileiros é guardar o papel do cupom fiscal, a famosa “notinha”.  Porém, esse papel, que inicialmente parece ser inofensivo, possui algumas características que o diferenciam de um papel normal.  Papel térmico O papel do cupom fiscal não é como o papel normal, aquele que você usa para escrever ou imprimir algo. O cupom fiscal utiliza o papel térmico, um papel que não precisa de tinta.  O papel térmico possui um revestimento que muda de cor para preto quando exposto ao calor. Nenhuma fita de tinta, toner ou cartucho de tinta é necessário para registrar informações no papel térmico.  Mas você sabe qual componente é esse? BPA O componente utilizado para que esse processo aconteça é o BPA (Bisfenol A). É um componente extremamente tóxico para a saúde ...
14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade

14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
Hoje em dia é impossível pensar na operação de um estabelecimento do varejo sem pensar nos equipamentos de loja que auxiliam as operações. Seja na produção de produtos ou como ferramenta para automação de processos, os equipamentos de loja possuem grande importância para a produtividade da empresa e, primordialmente, para a conquista de bons resultados. Para você entender melhor, separamos os equipamentos em áreas fundamentais de um estabelecimento do varejo: PDV, salão, açougue, segurança e padaria. Quais os equipamentos de loja para PDV? 1. Computador: Esse equipamento tem a função de servir como ferramenta para a execução de programas, sistemas e aplicativos com o fim de auxiliar o varejista gerir e a operar a sua empresa. Contar com um computador que, sobretudo, funcione em s...
Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O papel térmico está presente no dia a dia de quase toda a população mundial. Papel térmico é o papel utilizado na impressão dos comprovantes de compras e pagamentos. Ele foi desenvolvido há mais de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão. Os benefícios eram o menor custo na produção e o maior detalhamento das compras, como a hora e a data. No Brasil, o papel térmico só se popularizou na década de 80. Os cupons fiscais utilizados atualmente não utilizam tinta na impressão. O processo de composição desse papel é bem simples. Basicamente, o papel é revestido por uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. A substância mais utilizada no desenvolvimento do papel térmico é o bisfenol A (BPA), por ser o mais barato do mercado. Parece algo comum e inofensivo. O gran...
Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Estoque, Gestão, Softwares, Tecnologia, Varejo
O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo. Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses. Mas afinal o que é inventário de estoque? Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui. Normalmente, também é chamado de balanço do estoque. A partir do inventário é possível encontrar e ana...
Entesouramento e as consequências para o varejo

Entesouramento e as consequências para o varejo

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Softwares, Tecnologia, Varejo
Sabe aquela tradição de guardar moedas em cofrinho? Muitas famílias guardam moedas durante o ano inteiro e no final do ano trocam esse dinheiro. Às vezes visando fazer uma viagem em família ou comprar os presentes de Natal. Essa prática, também conhecida como entesouramento, parece não gerar prejuízo a ninguém, não é mesmo? As moedas menores, de 5 e 10 centavos, muitas vezes, são esquecidas no fundo da bolsa. Isso quando não são jogadas nos armários ou em algum potinho na cozinha, afinal, “Por que andar carregando esse peso?”. O que não pensamos é que essas duas atitudes, que parecem tão ingênuas, podem trazer consequências em larga escala para o comércio, afetando diretamente a economia nacional. Ou seja, essa prática, de guardar moedas, tem nome e tem sido um problema em vários países...
Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
No dia a dia de um supermercado, ou qualquer outro estabelecimento comercial do setor varejista, alguns equipamentos são indispensáveis para a operação. Uma balança para varejo tem um papel importante, pois áreas como açougue, hortifrúti e padaria contam com uma grande quantidade de produtos pesados na loja. Deixar de pesar ou realizar a pesagem irregularmente pode gerar problemas para o varejista durante uma fiscalização do IPEM. Por isso, é importante conhecer a legislação que cerca o uso desses equipamentos em supermercados e saber qual o tipo de balança para varejo usar em cada área da loja.   Balança para varejo: conhecendo a legislação Algumas leis norteiam o uso de balanças em estabelecimentos comerciais do varejo. Muitas já são aprovadas e fiscalizadas por instituiçõ...