fbpx
E-commerce

Como o supermercadista pode aproveitar a tecnologia no supermercado

Escrito por Fernando Bravo | 20/10/2020
  • 12485 visualizações
  • 1652 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos anos acompanhamos o crescimento das vendas online de diversos segmentos. O supermercado não fica de fora dessa corrente e registra um crescimento significativo do e-commerce. 

como-o-supermercadista-pode-aproveitar-a-tecnologia-no-supermercado

 

Portanto, o empresário deve ter conhecimento sobre a tecnologia no supermercado, precisa entender as novidades tecnológicas que afetam e ajudam no dia a dia da loja e usar essas ferramentas para o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio.

A internet faz parte da vida de toda sociedade, ignorar esse fato, e sua influência nas relações de consumo, é abrir mão de uma ferramenta importante.

Para acompanhar os novos hábitos de compra dos consumidores e evitar a queda das vendas é preciso usar tecnologia no supermercado.

Mas como você pode aproveitar a tecnologia no supermercado?

As ferramentas de e-commerce, ou vendas online, podem ajudar o varejista a aumentar o faturamento da empresa, conseguir vendas que não seriam possíveis na loja física, aumentar a área de atuação e até mesmo melhorar as vendas na loja física – experiências e dados comprovam esse efeito.

Essas novidades agem, principalmente, em três setores de atuação online do supermercadista, vamos falar um pouco sobre cada um deles:

1. Relacionamento com os clientes

A internet e o e-commerce apresentam uma nova forma de relacionar com os consumidores, tendo como base os dados que estes oferecem no ambiente digital.

Existe uma diferença elementar entre uma compra online e na loja física: na compra online seu cliente sempre é identificado. Assim, é possível entender e conhecer os hábitos de compra dos consumidores de forma automatizada e em larga escala.

Entendendo o comportamento dos clientes, as ações comerciais do seu supermercado se tornam mais assertivas. No ambiente digital é possível segmentar anúncios e ofertas de acordo com o perfil de interesse e necessidade do usuário – seu cliente.

As informações necessárias para traçar o perfil do cliente são obtidas através dos dados cadastrais do cliente, histórico de compras realizadas e até mesmo integração com suas redes sociais.

 

 

2. Tecnologia no supermercado e a implantação de uma operação de e-commerce

As novidades tecnológicas também ajudam o supermercadista no momento de implementar e controlar os processos operacionais das vendas online.

Antigamente o controle das entregas, embalagens de produtos, separação e pedidos das vendas eram realizados de forma manual, o que se transformava em um processo demorado e passível a erros. 

Hoje em dia, há no mercado diversas ferramentas que auxiliam o varejista nesse momento, desde a separação dos produtos por meio de aplicativos de celulares até a identificação da entrega no momento que chega ao cliente.

Essa tecnologia no supermercado facilita a operação, evita perdas e reduz custos para implementar o processo de venda online no seu supermercado.

3. O e-commerce como elemento chave para a ampliação da área de atuação da loja

Outra oportunidade do e-commerce em supermercados é atingir clientes que não seriam captados apenas com a loja física.

Consumidores que antes não compravam em uma determinada loja, principalmente pela questão da localização, agora estão ao alcance do e-commerce de forma prática e cômoda. Ou seja, sua loja alcançará consumidores de “outras praças”.

Uma das principais preocupações do supermercadista ao implementar o e-commerce é a possibilidade de “canibalização” da loja física pela plataforma digital. 

No entanto, o que se tem observado é o contrário, pois depois de ter uma experiência de compra online e bem sucedida, o consumidor passa a conhecer a loja (a marca), aumentando as chances de dar a preferência em uma compra offline.

Além de que, com os dados dos clientes em mãos, será possível realizar campanhas e promoções para ativar esse consumidor na sua loja física.

Vender online é uma solução para acabar com a ociosidade do seu supermercado, aumentando produtividade e lucratividade. Veja esse artigo.

A tecnologia no supermercado cria novas demandas

Que o hábito de compra dos consumidores mudou, isso todos nós sabemos. O desafio é não ficar de fora desse movimento. A boa notícia é que atualmente, com a criação e melhoria de tecnologia no supermercado, já existem ferramentas acessíveis para promover o e-commerce da sua loja.

Só com a ampliação de vendas para o multiformato é que os supermercados vão conseguir atender e fidelizar os consumidores, aumentando vendas e melhorando o resultado do seu negócio.

Uma das principais tecnologias para supermercado é o sistema de gestão, essa ferramenta deve estar integrada aos outros processos, inclusive o e-commerce, e é essencial para que os dados digitais do seu supermercado sejam seguros e atualizados.

Quer saber mais sobre sistema de gestão para supermercados? Veja esse artigo.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos.

Ficou com alguma dúvida? Envie pelo Fórum InfoVarejo.

Publicidade