fbpx

Tecnologia

Automação comercial: tudo que você precisa saber

Automação comercial: tudo que você precisa saber

Software ERP, Tecnologia, Varejo
Você sabe o que é automação comercial? Consegue definir por que a automação comercial é tão importante para o dia a dia da sua empresa? Os processos diários do seu negócio, sejam eles operacionais ou gerenciais, cujas rotinas são a base para cada atividade da loja, geram uma enormidade de dados.  Por isso, a automação comercial é tão importante para os varejistas, pois é ela a responsável por automatizar e otimizar esses processos, gerando informações que podem aumentar a produtividade e o resultado da sua empresa. Mas afinal, o que é automação comercial? Podemos definir que automação comercial é a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia da loja.  Uma empresa automatizada utiliza software (sistemas) e hardware (equipamentos) ...
E-commerce para supermercados, conheça os principais desafios

E-commerce para supermercados, conheça os principais desafios

E-commerce, Gestão, Tecnologia, Transformação Digital
Se você é supermercadista, ou trabalha no ramo, percebeu o impacto que a pandemia causou.  Em tempos de crise, as pessoas geralmente recorrem a itens e necessidades essenciais, daí o aumento da demanda por alimentos e mantimentos.  Os números, em todo o mundo, tendem a seguir o mesmo padrão de crescimento ascendente. Ao longo de um mês, o Brasil registrou um aumento de 96% de novos consumidores nas plataformas de e-commerce de supermercados. A tendência dessa demanda já era aumentar, a pandemia só adiantou esse processo, muitas vezes pegando os supermercadistas desprevenidos.  Um fator que colaborou para esse aumento é a questão de auto-isolamento. Nem todo mundo pode ou quer ir a um supermercado físico na atual crise. E isso levou a uma explosão nas vendas de supermercado ...
8 estratégias para atrair e fidelizar clientes de e-commerce

8 estratégias para atrair e fidelizar clientes de e-commerce

E-commerce, Gestão, Tecnologia, Transformação Digital
Os clientes são o combustível que mantém seu negócio funcionando. Estratégias de atração e fidelização de clientes para e-commerce agora são mais essenciais do que nunca, devido aos hábitos de compra cada vez mais inconstantes do consumidor moderno.  Além disso, os consumidores não estão mais limitados a um único dispositivo. Portanto, mantê-los engajados tornou-se uma tarefa desafiadora. Os e-commerces que não acompanham as mudanças nos padrões do consumidor certamente ficarão para trás e perderão clientes preciosos, um após um. Sem mais delongas, vamos dar uma olhada em algumas estratégias que podem ajudá-lo a construir clientes leais de longo prazo para o seu e-commerce e ter um plano sólido para estratégias de atração e fidelização de clientes. 1. Atendimento ao cliente Alg...
Que tal levar a sua loja até o seu cliente? 

Que tal levar a sua loja até o seu cliente? 

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
Sexta-feira, 19h, seu expediente acabou. Você está sonhando com aquela cerveja geladinha e uma batatinha para beliscar ou, quem sabe uma taça de vinho com um queijo para petiscar, mas aí você abre a sua geladeira e... nada! O que fazer? Pegar o carro e ir até o supermercado mais perto ou deixar o desejo para outro dia? Triste dilema. Para muitos esse problema deixou de existir. A solução passou a estar a alguns passos de casa, onde é possível encontrar esses produtos e muitos outros num micro ponto comercial.  Micro pontos, micromarket, micro mercados. Existem muitas maneiras diferentes de chamar a nova tendência do varejo, que vem crescendo a passos largos esse ano.  As mais conhecidas vending machines, aquelas máquinas automáticas que vendem, principalmente, snacks e bebidas...
7 motivos para colocar seu supermercado na internet

7 motivos para colocar seu supermercado na internet

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
Neste artigo vamos falar sobre um assunto que está presente em várias conversas de varejistas, colocar seu supermercado na internet. Nosso objetivo é apresentar as principais razões para criar um espaço para seu supermercado no mundo digital. Aqui no InfoVarejo, já fizemos um artigo explicando como o varejista pode aproveitar a tecnologia em seu supermercado (você pode conferir neste link), hoje focaremos mais na internet. Caminhos para colocar seu supermercado na internet Podemos dizer que não é um caminho fácil. Engana-se o varejista que acredita que montar um e-commerce é apenas criar um site. Além de certificar que os processos atuais do seu supermercado estejam sendo executados com eficiência e controle, para implantar uma operação virtual de vendas, novos processos serão ...
Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital, Varejo
Você é varejista e pensa que as vendas online são apenas para grandes franquias? Neste artigo vamos mostrar as razões pela quais o e-commerce para pequenos supermercados funciona. O varejo é um dos setores que têm apresentado mais mudanças com as novas tecnologias nos últimos anos, a crescente participação do ecommerce e o impacto das mídias sociais nas lojas assustam os empresários. As razões para essas mudanças não estão apenas na evolução e maturidade das tecnologias, dos sites de e-commerce em todos os aspectos, desde a navegação ao pagamento, e da penetração de dispositivos móveis conectados a grande parte da população brasileira. A principal razão, com a qual o varejista deve se preocupar, está na mudança do hábito de consumo. Uma nova geração, os Millennials, que já nas...
Por que é cada vez mais importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes?

Por que é cada vez mais importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes?

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
“Bom dia, Dona Ana! Como vai a senhora? E seu filho, melhorou? O que vai levar hoje? O de sempre?”.  Me lembro de abordagens como essa, ainda criança, quando minha mãe me levava na mercearia do Seu Joaquim, um imigrante português muito simpático que vendia os melhores salames do Rio de Janeiro. Época em que a tecnologia ainda não tinha mostrado sua cara e o relacionamento do vendedor com o cliente ficava registrado na caderneta.   Pois é. Com a chegada da era dos bits e bytes tudo mudou e as relações entre marcas e clientes já não são mais as mesmas. A tão revolucionária internet veio para trazer informações a um clique e, consequentemente, aumentou a concorrência e digitalizou relacionamentos. Com isso, o varejo teve que se transformar e acabou se afastando do seu bem ma...
4 erros que devem ser evitados em um supermercado virtual

4 erros que devem ser evitados em um supermercado virtual

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
Implantar uma plataforma de vendas online em sua loja é uma forma de aumentar as vendas, aumentar o ticket médio dos seus clientes e reduzir a capacidade ociosa da sua operação.    Porém, como o varejo de alimentos é diferente de outros varejos, exige cuidados específicos e isso também vale para o ambiente digital, de forma que para implantar um supermercado virtual o empresário deve evitar alguns erros que comprometem toda a operação de e-commerce. Em posts anteriores falamos dos desafios encontrados pelo supermercadista no momento de decidir fazer com suas vendas aconteçam, também, em um supermercado virtual. Agora vamos falar sobre os principais erros que precisam, e devem, ser evitados para alcançar o sucesso nesse formato de venda.  Veja agora os 4 principais erro...
Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Transformação Digital, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente?   Mas por que o varejo de alimentos é diferente? Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle ...
Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

E-commerce, Tecnologia, Varejo
A pandemia da Covid-19 certamente chegará ao fim em algum momento, porém o mundo de 2019 não será vivenciado novamente. Engana-se quem acredita que apenas as relações pessoais serão alteradas. O mundo empresarial também sofrerá mutações que serão permanentes no cotidiano das empresas.   Talvez a mais notória mudança que o mundo pós pandemia irá se defrontar é com a tecnologia ocupando um protagonismo ainda maior. Não apenas por conta da reabertura de serviços que será realizada em etapas espaçadas, mas principalmente pela exigência de um mundo ainda mais conectado em que os espaços físicos das empresas serão substituídos por ambientes digitais. Para se ter uma ideia da mudança que já estava em curso até 2019, e que a Covid irá acelerar, segundo o IBGE, em 2018, cerca de 5...