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Tecnologia

Por que é cada vez mais importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes?

Por que é cada vez mais importante entender o comportamento de consumo dos seus clientes?

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
“Bom dia, Dona Ana! Como vai a senhora? E seu filho, melhorou? O que vai levar hoje? O de sempre?”.  Me lembro de abordagens como essa, ainda criança, quando minha mãe me levava na mercearia do Seu Joaquim, um imigrante português muito simpático que vendia os melhores salames do Rio de Janeiro. Época em que a tecnologia ainda não tinha mostrado sua cara e o relacionamento do vendedor com o cliente ficava registrado na caderneta.   Pois é. Com a chegada da era dos bits e bytes tudo mudou e as relações entre marcas e clientes já não são mais as mesmas. A tão revolucionária internet veio para trazer informações a um clique e, consequentemente, aumentou a concorrência e digitalizou relacionamentos. Com isso, o varejo teve que se transformar e acabou se afastando do seu bem ma...
4 erros que devem ser evitados em um supermercado virtual

4 erros que devem ser evitados em um supermercado virtual

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
Implantar uma plataforma de vendas online em sua loja é uma forma de aumentar as vendas, aumentar o ticket médio dos seus clientes e reduzir a capacidade ociosa da sua operação.    Porém, como o varejo de alimentos é diferente de outros varejos, exige cuidados específicos e isso também vale para o ambiente digital, de forma que para implantar um supermercado virtual o empresário deve evitar alguns erros que comprometem toda a operação de e-commerce. Em posts anteriores falamos dos desafios encontrados pelo supermercadista no momento de decidir fazer com suas vendas aconteçam, também, em um supermercado virtual. Agora vamos falar sobre os principais erros que precisam, e devem, ser evitados para alcançar o sucesso nesse formato de venda.  Veja agora os 4 principais erro...
Porque o varejo de alimentos é diferente

Porque o varejo de alimentos é diferente

Gestão, Transformação Digital, Varejo
O varejo de alimentos está presente em todo o mundo, desde pequenas mercearias de bairro até hipermercados. Há alguns anos trabalhando com o pequeno e médio varejo, percebi algumas características que o tornam um negócio diferenciado, pois ele acontece sob a influência direta do empreendedor, sempre à frente do negócio, tomando todas as decisões. O que torna esse varejo e seu empreendedor diferente?   Mas por que o varejo de alimentos é diferente? Vamos apresentar os 3 pontos principais que são características desse tipo de comércio. 1. Alto Giro Mesmo em uma mercearia ou pequeno supermercado, sempre há um cliente passando pelo caixa. Independente dos volumes, a mercadoria gira rápido. O que o alto giro influencia? Ele faz com que a operação exija diligência e controle ...
Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

Tecnologia ainda mais presente no mundo pós pandemia

E-commerce, Tecnologia, Varejo
A pandemia da Covid-19 certamente chegará ao fim em algum momento, porém o mundo de 2019 não será vivenciado novamente. Engana-se quem acredita que apenas as relações pessoais serão alteradas. O mundo empresarial também sofrerá mutações que serão permanentes no cotidiano das empresas.   Talvez a mais notória mudança que o mundo pós pandemia irá se defrontar é com a tecnologia ocupando um protagonismo ainda maior. Não apenas por conta da reabertura de serviços que será realizada em etapas espaçadas, mas principalmente pela exigência de um mundo ainda mais conectado em que os espaços físicos das empresas serão substituídos por ambientes digitais. Para se ter uma ideia da mudança que já estava em curso até 2019, e que a Covid irá acelerar, segundo o IBGE, em 2018, cerca de 5...
Modelo de vendas low touch: qual é o impacto disso para a minha loja?

Modelo de vendas low touch: qual é o impacto disso para a minha loja?

E-commerce, Tecnologia
Que o mundo mudou a gente não tem mais dúvida. E junto com essa mudança vieram novos desafios, oportunidades e nomenclaturas que não faziam parte da nossa rotina, como “vendas low touch”. Você sabe o que é isso? Do inglês “low” (baixo) e “touch” (toque), essa nova expressão significa algo com baixo nível de interação, ou com baixo nível de toque, sendo mais literal. Um modelo de vendas low touch presume escalar processos e reduzir custos.  O atual momento nos mostrou que nossa economia será formada por novos hábitos e comportamentos de massa, os quais, em sua grande maioria, serão pautados em interações reduzidas e em restrições rígidas de higiene. Surgem novas tecnologias que entregam muito mais dinamismo para novos canais de venda e relacionamento. É a era da low touch economy....
Efeitos da pandemia na sua forma de vender

Efeitos da pandemia na sua forma de vender

Softwares, Tecnologia
À medida que os surtos de COVID-19 se mantêm recorrentes, a rotina dos brasileiros muda constantemente, principalmente no que se refere aos hábitos de consumo.    Com os centros comerciais fechados e muitas cidades em lockdown, os consumidores saem muito menos de casa, mudando as compras para os canais online ou encontrando outras formas no modo presencial.  Novos comportamentos vivenciados pela crise Eventos perturbadores e inesperados, como a pandemia, catalisam as mudanças, acelerando-as e empurrando-as em determinada direção.  A Grande Recessão de 2008, por exemplo, levou muitos ao questionamento de propriedade e posse. Isso levou à aceitação em massa do consumo compartilhado, a colaboração. O resultado foi o domínio de empresas como Uber e Airbnb, fazendo do mundo ...
O Varejo nunca mais será o mesmo

O Varejo nunca mais será o mesmo

E-commerce, Tecnologia, Transformação Digital
Mesmo que pareça demasiadamente profético, o título deste artigo ainda não chega aos pés do título que o inspirou: “O Mundo nunca mais será o mesmo” - um compilado assinado pelo Google com dados e projeções acerca das transformações provocadas pela COVID-19 e as tendências socioeconômicas a partir dela.  E será mesmo? “O Mundo nunca mais será o mesmo”? O mundo já passava por uma revolução digital há mais de uma década, mas o varejo de alimentos sempre foi um dos maiores desafios nesta transformação.  Nos últimos anos, as maiores empresas de varejo alimentar do planeta já começaram a se movimentar na direção do Omnichannel, unindo os canais online e offline. Entretanto, até mesmo as companhias que se anteciparam nesta direção foram pegas de surpresa quando viram suas estruturas...
5 desafios ao montar um supermercado online

5 desafios ao montar um supermercado online

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Montar um supermercado online é uma forma de aumentar as vendas da sua loja.  O mundo está cada vez mais tecnológico e as compras pela internet já fazem parte do dia a dia de grande parte da população, que superou a insegurança nas transações online e agora percebe as vantagens em utilizar essas ferramentas. Vender online com consistência e lucratividade depende de uma série de processos desconhecidos para o varejista tradicional. Por isso, ingressar nesse negócio é um grande desafio para quem está acostumado ao formato de venda físico.  Veja, no artigo, os principais desafios nesse caminho. 1. Sincronia dos processos Ao comprar  pela internet, o consumidor terceiriza uma série de tarefas que ele faria se fosse à loja física. Uma vez que a compra é realizada virtualmente, de...
3 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

3 dicas para melhorar o cadastro de produtos da sua loja

Software ERP, Tecnologia
O cadastro de produtos é a base de todo o processo do varejista, principalmente os supermercados. Por meio do cadastro será possível ter informações que serão usadas em várias operações da sua loja, passando pelo controle de estoque, pelo processo de venda de uma mercadoria e chegando até a parte fiscal da loja, onde o cadastro de produto influencia na tributação das mercadorias. Entenda a influência do cadastro de produtos no controle de estoque. Veja esse artigo.  Um bom cadastro diminui as chances de ocorrência de erros. Por exemplo, cadastrar as informações fiscais de um produto de forma incorreta faz com que o custo calculado do produto esteja incorreto.  Um simples erro pode afetar diretamente a lucratividade da loja, sua loja pode estar vendendo um produto sem saber que ...
Amazon, a gigante do varejo online e físico

Amazon, a gigante do varejo online e físico

E-commerce, Tecnologia, Varejo
Há 25 anos, a Amazon.com entrou no ar e mudou a maneira como o mundo comprava livros. Hoje, a Amazon  vende de tudo, livros, música, roupas, utensílios domésticos e pisos.    Seu fundador, Jeff Bezos, escreveu o famoso plano de negócios da Amazon durante uma viagem com sua esposa. Após isso lançou a Amazon na garagem da sua casa, em 1994. Hoje, Bezos é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de mais de US $140 bilhões. Ele, pelo menos indiretamente, mudou completamente a maneira como compramos, lemos e consumimos entretenimento. A Amazon responde por cerca de metade de cada dólar gasto on-line nos EUA. Além disso, vende mais de 500 milhões de produtos em todo o mundo.  Mas a Amazon é maior do que você pensa.  A empresa é conhecida como a maior loja on...