A tecnologia transformou radicalmente a vida cotidiana. Agora, muitas atividades que costumavam ser feitas pessoalmente acontecem online, pense em tudo que é possível fazer digitalmente hoje: conversar, trabalhar, comprar, vender, pagar, etc.
Isso resultou em um mundo mais conectado e acessível, especialmente para a Geração Z, que cresceu imersa no ambiente digital.
Essa mudança de comportamento atingiu também as empresas. O varejista depende cada vez mais da tecnologia para o funcionamento da loja. Se antes era possível vender sem nenhum computador no estabelecimento, hoje já é necessário internet o tempo inteiro para comunicar com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e concluir as vendas, além de receber as vendas realizadas em cartão (TEF e POS).
O setor varejista continua a adotar novas tecnologias para aprimorar a eficiência e a experiência do cliente. Ferramentas como ERP em Nuvem, Gestão de Clientes (CRM) e estratégias omnicanais desempenham um papel vital na competitividade dos negócios.
A digitalização está mudando a natureza das funções dos funcionários no varejo. Hoje percebemos uma migração para funções que atuam em ferramentas digitais, desde do setor de compras, estoque, chão de loja e nos checkouts.
Para lidar com essa mudança, as habilidades esperadas da equipe de loja mudaram. É crucial que as empresas estejam atentas a essas mudanças e busquem candidatos com habilidades digitais, como conhecimento em ferramentas específicas da loja, facilidade em operar computadores e facilidade de utilizar a tecnologia de maneira geral.
A Geração Z possui familiaridade com o ambiente digital, o que a torna mais adaptável à transformação digital no varejo, mas investir em treinamento e desenvolvimento é fundamental para garantir que todos os funcionários estejam preparados para a era digital no varejo. Isso contribui para a adaptação e eficiência no uso das novas tecnologias, além de promover um ambiente de trabalho mais capacitado e engajado.
No cenário em constante evolução da transformação digital, é crucial lembrar que, apesar de todas as inovações tecnológicas, o elemento fundamental é o capital humano. São as pessoas que impulsionam e dão vida a uma Cultura Digital sólida.
Investir no desenvolvimento das habilidades digitais dos colaboradores é o alicerce para o sucesso na era da digitalização. Quando as pessoas são capacitadas, a tecnologia se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência e o êxito nos negócios. Portanto, nunca subestime o papel central que as pessoas desempenham na revolução digital.
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