O ano de 2021 começou com esperança. Afinal, tivemos as aprovações das primeiras vacinas no Brasil e o início das aplicações. Porém, pela grande quantidade de pessoas que precisam ser imunizadas para alcançarmos a imunidade coletiva, precisaremos manter todos os cuidados e mudanças que tivemos em 2020, principalmente quando falamos do ambiente corporativo.
E isso já está sendo mostrado por algumas grandes companhias. Por exemplo, tivemos, no último dia 15, o anúncio de que uma importante companhia de logística manterá o regime de home office até dezembro deste ano. Outro exemplo mais recente aconteceu no dia 28, quando uma conceituada empresa do ramo de bebidas anunciou que todos os funcionários corporativos estarão definitivamente em home office.
E essas mudanças também estão sendo notadas no varejo. Afinal, o setor passou por uma grande transformação no último ano, quando muitos trocaram o presencial pelo virtual. Como exemplo, utilizo as grandes varejistas, que precisaram evoluir o seu e-commerce e agilizar ainda mais os sistemas de entregas por conta do aumento de pedidos. Para os grandes marketplaces o desafio também foi grande, uma vez que seus novos clientes, os sellers, também demandaram grande dedicação e capacitação para garantir o seu padrão de qualidade e entrega.
Com isso, os funcionários e gerentes de cada estabelecimento, independentemente do seu tamanho, devem passar por treinamentos para essa nova realidade, que vai desde o controle do site, do estoque virtual até a nova maneira de atendimento em ferramentas de comunicação on-line, onde o cliente tira suas dúvidas com o vendedor por aplicativos como o WhatsApp.
E é nesse momento que as plataformas digitais de webinars, como a Eventials, devem ser estudadas e utilizadas pelas empresas. Para essa discussão, gostaria de iniciar falando do home office. Com os colaboradores em casa por tempo indeterminado ou de maneira definitiva, o treinamento online tornou-se um grande parceiro, já que ele contribui com a ação da empresa de evitar exposição e possíveis contatos com outras pessoas e engaja o colaborador.
Ainda falando dos profissionais, as plataformas estão facilitando e disponibilizando para eles o controle para aprender o conteúdo com maior facilidade, gerando a possibilidade de reassistir aquele assunto importante, que foi apresentado AO VIVO pela plataforma, quantas vezes a equipe e/ou funcionário julgar necessário como revisão e reforço do aprendizado daquele conteúdo apresentado. Algo totalmente diferente do formato tradicional, onde os treinamentos eram realizados em determinado dia e horário e, muitas vezes, os colaboradores ficavam sem o acesso posterior.
E, claro, não posso deixar de lado o aspecto econômico. O primeiro importante ponto de economia está associado ao deslocamento. Afinal, como o treinamento virtual, esse custo é zerado. Os detalhes e gastos em materiais também diminuem drasticamente, ficando, para a companhia, o gasto com possível manutenção na plataforma, quando necessário.
Finalizo este artigo lembrando da importância dos treinamentos. Afinal, o bem mais importante para todas as empresas são os seus colaboradores. Seja presencial ou online, é de extrema importância investir no treinamento e desenvolvimento de cada um deles com qualidade e cuidado, zelando pelo seu bem pessoal e pela felicidade profissional.
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