fbpx
Gestão

4 Vantagens de um sistema de gestão para sua loja

Escrito por Gabriel Junqueira | 19/10/2022
  • 6313 visualizações
  • 1435 compartilhamentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Nos dias de hoje ainda é possível encontrar varejistas que utilizam planilhas e tabelas para realizar o registro de dados e para gerir o seu negócio. Mesmo possuindo processos automatizados, é importante a adoção de um sistema de gestão para integrar os processos e controlá-los de forma ativa. As vantagens de um sistema de gestão farão com que seu negócio consiga melhores resultados.

Vantagens de um sistema de gestão para seu negócio

Em tempos de transformação digital e carência de mão de obra, contar com um sistema de gestão é fundamental para a a sobrevivência de qualquer negócio. Vamos apresentar as vantagens de um sistema de gestão, que tornam essencial a implantação dessa ferramenta em sua loja.

Quais as vantagens de um sistema de gestão?

1. CONTROLE DE ESTOQUE EFICIENTE

O estoque é o coração do varejo, controlar o estoque de forma eficiente é a fundamental para o sucesso em todos processos. Você sabe os produtos que estão encalhados no estoque? E quais produtos vendem mais e estão acabando? Saber essas informações é o básico hoje em dia para manter sua loja operando.

Estoque é dinheiro.

Um sistema de gestão permite o controle de estoque de forma eficiente precisa integrar os processos da sua loja, do recebimento do produto à venda. O resultado é redução de erros que geram prejuízos e informação na mão para melhor tomada de decisão.

2. ACOMPANHAMENTO DA OPERAÇÃO EM TEMPO REAL

Em tempos de concorrência acirrada, ter informações do negócio na palma da mão pode ser um diferencial.

Quanto a loja vendeu hoje? Como estão as vendas do mês em comparação com o mês anterior? Qual a rentabilidade das vendas até hoje? Quais são as contas a pagar previstas para essa semana?

O sistema de gestão bem implantado dá o acesso aos resultados das operações a qualquer momento, de um dispositivo conectado à internet (como celular ou computador). Aqui entra a importância de um sistema de gestão em nuvem! Não cometa o erro em plena década de 2020 adquirir um sistema local.

O acompanhamento sistemático favorece a tomada de decisões da empresa, se o resultado está ruim, não é preciso esperar tabelas e planilhas para tomar uma decisão. Por outro lado, uma oportunidade pode aparecer e por não ter acesso aos dados da empresa, você acaba perdendo, utilizando um software de gestão em nuvem esse problema acaba.

O poder de acompanhar tudo que acontece na loja é um diferencial para o varejista.

3. CONTROLE FINANCEIRO

O planejamento financeiro é essencial para o funcionamento da empresa, controlar os gastos e a receita da loja é fundamental.

O sistema de gestão faz com que o gestor tenha maior controle sobre o planejamento e sobre as movimentações financeiras da loja. Planilhas e tabelas possuem recursos limitados, são propícias a erros e não são integradas com todos softwares, o sistema de gestão cruza todas informações dos processos e entrega em tempo real, por meio de projeções financeiras reais.

Relatórios completos sobre contas a pagar e a receber são informações que servem de base para o seu controle financeiro. Um sistema de gestão é fundamental também para a redução de custos da sua loja, com ele ficará simples de identificar custos desnecessários.

No varejo temos uma complexidade inerente ao negócio: a gestão de capital de giro. É comum no varejo trabalharmos com prazo, tanto no compras, quanto na venda (cartão de crédito e fiado). Essa dinâmica traz uma complexidade grande para conciliar e consolidar o financeiro da loja. Portanto, contar com um bom sistema de gestão é condição sine qua non para o controle financeiro.

4. MELHORIA PARA SEU CLIENTE

O consumidor da sua loja também será afetado com o uso de um sistema de gestão.

A agilidade e a eficiência dos processos operacionais da sua empresa, proporcionadas por um sistema de gestão afeta diretamente a relação da sua loja com o seu cliente. Processos rápidos, reduzem o tempo de fila dos clientes em seu PDV, por exemplo.

Essa redução é gerada pela integração entre o PDV e os outros processos como controle de estoque e financeiro.

Um sistema de gestão possibilita também maior segurança das informações, gerenciamento a distância, isso gera maior conforto para os clientes e aumento da produtividade entre os colaboradores, isso tudo será traduzido em um número maior de vendas.

AS VANTAGENS DE UM SISTEMA DE GESTÃO VALEM A PENA?

Não é mais uma questão de valer a pena ou não. É uma questão de sobrevivência. O concorrência no varejo brasileiro nunca foi tão grande, além de grandes redes, o varejista precisa lidar com a concorrência do comércio eletrônico. O caminho é um só: profissionalização. Em tempos de transformação digital isso passa pela implantação de um bom sistema de gestão.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.

Patrocinado: