Vender fiado ainda é a realidade de muitos estabelecimentos do varejo, principalmente supermercados de bairros e de cidades pequenas. Entretanto, oferecer essa opção de venda é assumir um risco, de forma que muitos varejistas se perguntam: como vender fiado corretamente no varejo?
Antes de esclarecermos como o varejista deve vender fiado, é preciso entender sobre esse tipo de venda.
Descubra:
Em tempos onde as grandes redes de supermercados chegam em todos os locais, essa alternativa se transforma em um diferencial para os pequenos negócios, que devido à proximidade com o cliente conseguem vender dessa forma.
Podemos dizer que o fiado está na cultura brasileira e, apesar da aparição de novas formas de pagamento, ainda é uma prática muito buscada por clientes. Dessa forma, vender fiado ajuda a fidelizar clientes, fazendo com que estes construam uma rotina de compras em sua loja.
Muitos comerciantes vendem fiado, pois se optarem em não vender perdem vendas e clientes para seu concorrente direto que vende fiado ou até mesmo para os grandes supermercados.
Entretanto, a visão de negócio da empresa é que vai definir se é bom ou não vender fiado. Adotando essa forma será preciso que o varejista implante uma série de processos em seu setor de vendas, para que cada venda seja realizada com segurança e a empresa receba o pagamento do cliente.
Muitos varejistas utilizam cadernetas ou outras formas manuais para o gerenciamento de vendas fiado. Entretanto é um erro que representa sérios riscos para o recebimento das vendas, é comum escutar casos de perdas ou sinistros em uma loja, imagine o tamanho do prejuízo de perder a caderneta do fiado.
Portanto é preciso que aconteça um controle dessas vendas, da mesma forma que é realizado a conciliação das vendas de cartão. Esse controle começa por um software de gestão, onde o varejista conseguirá administrar as contas a receber e implantar um processo que forneça segurança na hora de vender fiado.
Além do software, é preciso que seja aplicado uma forma de gerar algum comprovante para o cliente e para a loja, assim será possível ter um documento para comprovação da venda e para uma possível reivindicação do valor devido.
O primeiro passo para vender fiado de maneira correta é realizar cadastro completo de cada pessoa, identificar o limite de crédito e a forma como será realizada a venda no sistema do caixa (PDV).
Adotando essa prática, quando o operador escolher a opção venda fiado, ao final da venda será emitido um recibo com a descrição dos itens comprados e o valor que deverá ser pago pelo cliente. Para a execução dessa atividade, é necessário que o software de gestão tenha essa funcionalidade.
Esse recibo deve conter um campo para que o cliente realize a autenticação, assinando o documento. Dessa forma, esse comprovante se transforma em um título de crédito e poderá ser usado pelo varejista como prova do débito.
É importante ressaltar que esse recibo não deve ser confundido com a nota fiscal.
A senha é uma forma de garantir a identificação do cliente para conseguir vender fiado em supermercado. No momento do cadastro do cliente é fornecida a senha que será usada, mediante a assinatura de um contrato que garante que o consumidor se responsabilize pelo uso dessa identificação.
Além da automatização do processo, a vantagem exclusiva dessa forma de identificação é a praticidade, pois elimina-se a necessidade da impressão do recibo.
Se a sua loja conta com o TEF (ver artigo sobre) e conta com o PINPAD, você pode utilizá-lo para essa atividade, sendo o equipamento responsável por coletar a senha do seu cliente. Usando um PINPAD sua loja ganha em oferecer uma experiência fluida, além de deixar seu PDV com uma aparência moderna.
A opção para as lojas que ainda não contam com PINPAD é a digitação da senha no teclado do operador do PDV. Porém a execução pode não proporcionar uma boa experiência para o cliente, pode gerar danos ao equipamento e tornar o processo mais lento.
A última forma de realizar a identificação do cliente no ponto de venda é por meio de um cartão magnético. Esse cartão deve apresentar uma identificação, seja por chip ou código, que permita a identificação do cliente no PDV.
Usando essa forma não será necessário que o operador do PDV conheça todos os clientes, pois a identificação será feita apenas pelo uso do cartão.
A experiência para o cliente também é agradável pois ele só precisará apresentar o cartão no caixa da loja, além disso para o supermercadista é benéfico, pois permite a presença da sua marca na carteira do cliente, sendo uma ferramenta para fixação da marca e fidelização.
Uma outra rotina muito utilizada no mercado para vender fiado é o convênio com empresas parceiras. Nesse processo a empresa parceira determina os colaboradores que estarão aptos a comprarem em sua loja e é realizado um cadastro com um limite de crédito para cada indivíduo, porém vinculado à empresa.
Ao final do mês é emitida uma nota com o consumo geral de todos os funcionários da empresa, que deverá assumir o débito.
Vender fiado usando convênios com empresas parceiras é sempre uma boa opção, pois incentiva o consumo das pessoas em sua loja com um risco reduzido de prejuízo, pois a empresa assumirá a dívida.
Diferente das velhas formas de controlar as vendas fiado, a automação é a solução para um controle e segurança para os estabelecimentos que ainda vendem fiado. Entretanto não é possível realizar esse processo sem que o varejista tenha um bom software de gestão, que forneça as funcionalidades necessárias.
A emissão do comprovante como garantia, o cartão fidelidade, as senhas como controle dos clientes, a utilização do PINPAD e além de tudo isso, e o controle financeiro dos recebíveis passam pela correta utilização do software e asseguram que o varejista não sairá no prejuízo ao vender fiado.
Assim como controlar as transações realizadas com cartões é um desafio para o varejista, controlar o que é vendido fiado também é. Portanto é preciso contar com um bom software e contar com processos bem estruturados.
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