A tecnologia transforma o mundo, consequentemente o varejo e o seu supermercado. Note que uma inovação tecnológica nos surpreende quando percebemos o quanto ela transforma e influencia nossas rotinas diárias.
Descubra:
Um bom exemplo é o recente lançamento do supermercado sem checkouts, chamado Amazon GO. O sucesso do anúncio e o motivo pelo qual rapidamente se espalhou na internet, é o fato de ser algo próximo a realidade de todos nós, dessa forma é fácil nos imaginarmos nessa situação.
Todos nós vamos a supermercados, e ao ver a experiência do Amazon Go, ficamos interessados e curiosos, enxergando como será nossa vida daqui a algum tempo.
O Amazon GO já existe, seu endereço é 7th Ave em Seattle, no estado de Washington nos Estados Unidos.
Se você ainda não conhecia, aproveite e veja o vídeo abaixo:
Agora, como seria uma experiência de compras em um supermercado realmente no futuro? Se implementássemos todas as tecnologias disponíveis em um supermercado digital, como seria?
O resultado disso está no vídeo abaixo. Esse ensaio foi apresentado na Linkontro Nielsen 2016, congresso que ocorre anualmente na Itália, traz às indústrias (grandes marcas como Coca Cola, Unilever, P&G) a oportunidade de discutir sobre o futuro do varejo.
O vídeo foi mostrado no I Congresso InfoVarejo, na palestra do consultor Alberto Serrentino.
Impressionante, não?
Temos uma variedade de aplicações de tecnologias existentes nesse vídeo. É interessante notar que todas essas ferramentas já existem, tanto a realidade aumentada 3D, quanto o reconhecimento de voz e inteligência artificial.
Principalmente a tecnologia de reconhecimento de voz, que começou a ser vislumbrada na década de 1930, com as primeiras aplicações nos anos 50, e agora, com o advento de smartphones e inteligência artificial (AI), já faz parte do dia a dia de milhões de pessoas através de comandos de voz de carros, celulares (Siri, Google Now) e softwares.
Confesso que ao assistir esse vídeo dá até um frio na barriga! Nós que vivemos no varejo, onde nos encaixaremos nesse futuro? Será que as lojas físicas terão espaço?
Bom, essa é uma discussão recorrente no mundo varejista. O que temos aprendido é que:
O que faz consumidor ir à loja não é apenas a necessidade, mas a experiência. O consumidor gosta de ver, pegar, sentir e cheirar o produto – isso é particularmente notável no varejo de alimentos (supermercados). Por isso, mais do que nunca, atente-se à experiência e atendimento do seu cliente. Implemente nesse processo ferramentas digitais para potencializar a experiência e fidelidade do seu cliente.
Veja o exemplo da Amazon Go, mesmo com toda força econômica da Amazon (atual maior varejista dos EUA), ela começou com apenas uma loja – e estão em fase de testes. Isso não é motivo para ficar parado, o e-commerce já existe há mais de 20 anos, e mesmo que o mundo mude de forma gradual, manchetes como essa são cada vez mais normais:
Esse é o mote do consultor Alberto Serrentino, que esteve conosco no I Congresso InfoVarejo. Não adianta querer entrar no mundo digital se sua loja, digamos, não controla estoque. É na execução que 90% das estratégias falham, portanto, fazer o básico bem feito é fundamental para pavimentar o crescimento sustentável.
E é justamente, por acreditar nisso que o InfoVarejo existe! Compartilhamos conhecimento para melhorar e simplificar a operação do varejo, focamos na prática! Sabemos dos desafios do dia a dia da loja, e estamos aqui para te ajudar!
Deixe seu comentário ou me envie um e-mail para gabriel@infovarejo.com.br