O cenário atual, com constantes mudanças tributárias, exige um acompanhamento periódico, quase que diário, da legislação. Entretanto, são tantas as atividades no dia a dia do varejista, que torna quase impossível dedicar tempo a essa rotina.
É claro que o contador é de grande ajuda, mas uma necessidade específica está por conta da própria empresa: a classificação tributária no Cadastro de Produtos.
Se levarmos em consideração a grande quantidade de produtos, especialmente do supermercadista, a exigência de um controle minucioso da tributação de cada item implica em investimento na capacitação dos colaboradores para se obter uma gestão saudável e amparada legalmente. Não há uma boa base para a gestão de um varejo, senão com um cadastro de produtos corretamente classificado.
Dentre todas as particularidades de cada produto, neste artigo tratamos dos dados tributários, aqueles que influenciam diretamente o custo da mercadoria, o seu preço de venda e, consequentemente, os impostos a serem pagos.
São muitos os tributos, porém alguns estão ligados diretamente ao produto. O PIS, COFINS e ICMS influenciam o resultado do seu negócio, razão pela qual a importância de se classificar corretamente todos os itens para o cálculo correto dos impostos.
Com a NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e o SPED, o fisco tem em mãos um mundo de informações e nem precisa ir até o seu estabelecimento para constatar a existência de algum passivo tributário. Constamos que muitas empresas pagam errado o imposto e, por incrível que pareça, alguns pagam a maior. A questão é: como posso estar tranquilo que estou pagando corretamente os impostos?
O único caminho é manter o seu cadastro de produtos atualizado.
Acompanhar as novidades e mudanças, não acreditar que um cadastro correto irá se manter se não houver acompanhamento. Sabemos que é um trabalho exaustivo, cuja execução deve ser avaliada pela empresa.
Qual é o melhor caminho: qualificar os funcionários da empresa e realizar internamente ou ter ajuda de empresas especializadas?
Constatamos que o custo de empresas compensa, em muito, quando comparados à necessidade de manter equipe de colaboradores constantemente “antenadas” nas constantes alterações legais.
Quer saber como melhorar o cadastro de produtos da sua loja? Veja essas 3 dicas.
Manter atualizado e correto um cadastro de produtos não é fácil, portanto muitos gestores resistem em enfrentar o problema. Além de que o Fisco tem 5 anos para identificar erros e aplicar autuações.
No entanto, nesse desafio reside uma boa oportunidade. Com uma atualização automatizada sempre que houver alterações, você elimina o risco pela raiz. Ou seja, além de produtividade e redução de custo, sua empresa estará segura.
O cadastro de produtos tem uma grande influência no controle de estoque. Quer saber mais? Veja esse artigo.
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