A temporada de festas pode trazer um grande aumento nas vendas no varejo. Mas esse aumento de receita também pode trazer desafios. Proprietários de pequenas empresas precisam gerenciar o aumento do volume de vendas, lidar com mais clientes e lidar com o aumento das horas de trabalho e despesas trabalhistas. Com mais vendas, vêm mais clientes precisando de assistência, mais tickets de suporte, mais pedidos de remessa e mais trocas e devoluções.
Isso pode deixar as pequenas empresas com falta de pessoal, estoque baixo e sentindo que estão perdendo uma grande oportunidade. Vamos explorar algumas maneiras de se preparar para aproveitar ao máximo a temporada de compras de fim de ano.
Descubra:
Ter uma ideia de como as vendas de fim de ano impactarão seu negócio é um bom primeiro passo. Você pode usar dados de anos anteriores para fazer uma estimativa informada e projetar como serão suas vendas (em vez de apenas chutar).
Você precisará de um sistema para registrar seus dados de vendas. Algumas dessas funções podem estar no software de ponto de venda e contabilidade para que as vendas e o estoque sejam atualizados automaticamente quando você faz uma venda.
Esses dados podem ajudar você a tomar decisões informadas sobre necessidades de pessoal e inventário. Você pode analisar dados de anos anteriores e calcular seu crescimento ano a ano para projetar como os próximos feriados serão comparados ao ano passado.
Sua projeção de vendas deve ajudar você a planejar quantos funcionários sazonais você precisará contratar e quanto você precisará aumentar seu estoque . Você pode olhar as vendas de feriados anteriores para prever quais itens serão os mais populares.
Você também pode usar suas projeções de vendas para estimar quantas horas adicionais de trabalho você precisará para gerenciar os pedidos adicionais de feriados. Veja quantas horas você normalmente gasta para lidar com vendas e, em seguida, use sua projeção de vendas de feriados para estimar quantas horas adicionais você precisará para os feriados. Isso deve lhe dar uma noção de quantas mãos extras você precisa contratar.
Pedir estoque extra e contratar mais pessoas pode atrapalhar seu fluxo de caixa. Por exemplo, estocar estoque para a Black Friday pode deixá-lo com pouco dinheiro. Você pode fazer uma análise de fluxo de caixa para prever se ficará sem dinheiro durante os feriados. Se estiver, você pode procurar opções de financiamento de curto prazo, como empréstimos a prazo para pequenas empresas ou linhas de crédito para pequenas empresas.
A temporada de compras de fim de ano começa com alguns dias dedicados a grandes liquidações — Black Friday e Cyber Monday. Mas você não precisa ficar preso aos três grandes dias se não quiser.
Ter uma liquidação é uma ótima maneira de atrair compradores de fim de ano. Não deixe de pensar em que tipo de promoção de fim de ano será importante para seu público-alvo. Pode ser um desconto percentual, um pacote especial, uma oferta compre um e leve outro ou um presente de fim de ano grátis com compras de um determinado valor. Se você está procurando atrair novos clientes e aumentar sua base de clientes nesta temporada de fim de ano, considere oferecer incentivos de indicação, como um vale-presente ou desconto.
Você pode personalizar sua venda para destacá-la. Considere uma promoção com tema de feriado, como “12 Dias de Natal” ou uma “Contagem Regressiva de Ano Novo”, onde cada dia oferece uma nova oferta. Você também pode recompensar seus clientes mais fiéis oferecendo a eles acesso antecipado ou descontos adicionais. Uma venda bem planejada pode impulsionar as vendas de e-commerce, o tráfego de pedestres na loja e muito mais.
Uma ótima maneira de atrair clientes é fazer sua loja parecer festiva ou sediar um evento especial. Uma atmosfera divertida pode melhorar a experiência do cliente. Você pode fazer coisas como sediar workshops, oferecer serviços de embrulho para presente ou permitir que um artista local monte uma loja pop-up em sua loja. Se você trabalha com e-commerce, pode criar um guia com diferentes ideias de presentes disponíveis em sua loja online. Você também pode criar landing pages de feriados para promover ofertas de feriados.
Sem uma campanha de marketing de feriados, os clientes em potencial não saberão sobre nenhuma das ofertas e eventos que você está oferecendo. Aqui estão algumas estratégias de marketing diferentes que você pode tentar:
Marketing de mídia social. Promova suas ofertas de feriados, compartilhe conteúdo festivo e interaja diretamente com os clientes por meio do marketing de mídia social . Você pode criar suas próprias hashtags, trabalhar com influenciadores e até mesmo fazer promoções especiais, como brindes, para aumentar o engajamento.
Marketing por e-mail. O marketing por e-mail é uma ferramenta poderosa. Crie uma campanha de e-mail para informar os clientes em sua lista de e-mail sobre vendas de fim de ano, eventos e ofertas exclusivas. Empresas de e-commerce podem criar um senso de urgência incluindo limites de tempo como “Só hoje, ganhe 10% de desconto!” Isso pode ajudar a melhorar as taxas de conversão e impulsionar as vendas.
Marketing local. O marketing local pode ser impactante para pequenas empresas. Considere colocar um anúncio no jornal local ou no rádio. Isso pode ajudar a direcionar tráfego de pedestres para sua loja — especialmente os clientes que preferem comprar localmente.
Embora a temporada de férias possa ser agitada, alguns dias serão mais movimentados do que outros. Aproveite as calmarias usando o tempo de inatividade para as tarefas que precisam ser feitas. Elas podem incluir:
Tirar essas tarefas do caminho ajudará você a acompanhar tudo o que precisa ser feito e evitar ficar sobrecarregado.
As férias não precisam ser uma dor de cabeça se você planejar com antecedência. Use seus dados para prever a atividade de vendas e ajustar suas contratações e estoque de acordo. Certifique-se de considerar o aumento de quaisquer campanhas, eventos ou vendas de férias. Não tente fazer tudo de uma vez, escolha algumas coisas que funcionem para o seu negócio. Você pode tentar coisas novas a cada temporada de férias conforme seu negócio cresce.
Agora que já vimos algumas das ideias mais avançadas para aumentar as vendas de fim de ano, vamos ver algumas estratégias específicas. As melhores maneiras de aumentar as vendas durante a temporada de fim de ano combinam planejamento estratégico, engajamento do cliente e marketing criativo. Aqui estão algumas coisas para tentar:
Use dados históricos e padrões de compra do cliente para personalizar promoções. O marketing personalizado pode criar uma melhor experiência do cliente e melhorar as taxas de conversão.
Maximize as vendas estando presente onde seus clientes estão. Isso pode significar expandir para mercados online, promover seu negócio em mídias sociais ou até mesmo hospedar eventos virtuais. A venda multicanal permite que você alcance diferentes segmentos do seu público e capture vendas de múltiplos pontos de contato.
Carrinhos abandonados podem ser um grande problema durante os feriados. Certifique-se de que seu processo de checkout seja simples, rápido e otimizado para dispositivos móveis. Ofereça várias opções de pagamento e considere oferecer frete grátis, se possível, pois esse é um grande motivador de compras.
Incentive os clientes a compartilhar suas compras de fim de ano ou ideias de presentes nas mídias sociais. Você pode criar uma hashtag de fim de ano e realizar um concurso, onde os participantes têm a chance de ganhar um prêmio especial. Isso pode aumentar o engajamento, espalhar a conscientização e ajudar a aumentar seus seguidores.
Ofereça produtos complementares durante o checkout para aumentar o valor médio do pedido. Por exemplo, sugira acessórios correspondentes para as festividades ou serviços de embrulho para presente por uma pequena taxa.
Nem todo mundo compra cedo, e muitos procuram por ofertas pós-fim de ano. Considere estender suas liquidações além do Natal para capturar compradores atrasados ou aqueles que procuram pechinchas de Ano Novo.
Essas estratégias, quando combinadas, podem ajudar a impulsionar as vendas explorando o comportamento do cliente, aumentando a visibilidade e oferecendo ofertas oportunas e atraentes.
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