A princípio, trabalhar no supermercado pode ser uma jornada muito desafiadora. Com o intuito de facilitar essa tarefa, falaremos sobre como capacitar seus funcionários para que esse trabalho seja feito da maneira mais adequada.
É importante ressaltar que para ter o que se chama de sucesso no mercado corporativo, manter sempre seus funcionários treinados e capacitados é uma ação crucial.
Descubra:
Inicialmente, você pode estar se perguntando “por que devo capacitar minha equipe a todo momento?”
Bem, a resposta é muito simples! Na realidade, uma equipe bem capacitada e instruída pode atender os seus clientes com excelência e, com isso, fazer com que eles se tornem fiéis ao seu estabelecimento.
Entretanto, lembre-se, é importante capacitar não só os funcionários de piso da loja que fazem a presença externa do supermercado. Mas, também os do ambiente interno, como o setor administrativo. Afinal, todos fazem parte da empresa e precisam estar a par de tudo sobre ela.
Caso esteja se perguntando por qual parte da sua equipe você deve começar, abordaremos os detalhes no próximo tópico.
Normalmente, os gestores estão à frente de diversos setores da empresa, são eles que têm o controle e sabem de tudo o que acontece, até mesmo antes dos donos.
Em outras palavras, eles precisam estar mais presentes com a sua equipe no dia a dia, demonstrar força e confiança, além de serem capazes de possuir uma visão analítica e organizada. Além disso, também é necessário ter inteligência emocional, para resolver conflitos e passar por momentos de crise, sempre apoiando a sua equipe como um todo.
Nesse sentido, existem diversos cursos que podem ser utilizados para que eles aprendam como agir em determinado tipo de situação. Como, por exemplo:
Cursos de gestão e liderança; gestão de pessoas; gestão de conflitos; gestão financeira; planos de negócio; relações interpessoais no trabalho, entre outros.
Esses são alguns exemplos de cursos que podem auxiliar no desenvolvimento de um gestor e/ou gerente.
Lembre-se que ele, muitas vezes em conjunto com o responsável de recursos humanos, é quem seleciona futuros colaboradores que irão trabalhar no supermercado, fazendo parte do seu time. Sendo assim, os conhecimentos adquiridos ajudam-no nessa tomada de decisão.
Da mesma forma que os gestores precisam estar atualizados, os colaboradores também possuem a necessidade de serem muito bem capacitados.
Nessa linha de raciocínio, o atendimento é a parte da empresa que tem um contato direto com o cliente, por isso, é o processo que mais impacta na experiência do cliente. Portanto, é ele o setor responsável por fidelizar seus clientes.
Ou seja, aplicar treinamentos como, por exemplo: técnicas de vendas com foco no cliente; atendimento ao cliente; excelência no atendimento; relacionamento com o cliente, entre outros. São de suma importância visando um bom atendimento.
Afinal, esses cursos apresentam técnicas de atendimento, postura e comunicação para que o colaborador entregue um atendimento de qualidade durante a sua jornada de trabalho no supermercado.
Ter um atendimento capacitado faz toda a diferença na hora que o seu cliente for avaliar seu estabelecimento. Até mesmo para que ele sinta satisfação e confiança, lembrando do seu estabelecimento ao precisar fazer indicações a familiares e amigos.
A princípio, passar treinamento para esse setor é uma das boas práticas que uma empresa deve ter para se destacar da concorrência. Pois, com o setor de recursos humanos capacitado, ele consegue dar um maior suporte aos colaboradores com treinamentos personalizados, melhorando assim a produtividade como um todo, ajudando-os a ficarem mais engajados e felizes no dia-a-dia de trabalho.
Geralmente, o profissional de RH ou Gestor de Pessoas, como é chamado atualmente, entende de pessoas, sendo a sua principal qualificação de liderança e também sobre o trabalho em equipe. Mas, os seus conhecimentos técnicos devem estar em constante desenvolvimento com as suas habilidades inatas aprendidas no decorrer da vida.
Contudo, também deve-se atentar na diferença entre Treinamento e Desenvolvimento do seu RH. O treinamento serve para preparar o profissional para exercer uma atividade específica, já o desenvolvimento serve para medir a evolução do mesmo ao longo do tempo. É imprescindível que você se atente a essas duas maneiras de capacitação do seu profissional de RH, pois só assim ele estará preparado para instruir todos os colaboradores do seu supermercado.
Até aqui você leu e conseguiu compreender o quão importante é preparar os seus colaboradores dos diversos níveis hierárquicos para a sua atual função. Porém, nessa altura do campeonato, já deve existir um mapa com as características de cada um, para que o treinamento seja efetivo e personalizado de acordo com as competências exigidas para o cargo.
Dessa forma, fique com os exemplos abaixo para se inspirar e escolher o melhor método para a sua equipe.
O mais tradicional ainda é eficiente. Esse treinamento pode ser realizado por um profissional interno da empresa e/ou até mesmo por um especialista externo. O modelo lembra a metodologia de ensino de escolas e faculdades, onde precisa ter um tutor responsável quase 100% presente.
A sua desvantagem é essa, dependendo do tamanho da equipe e suas escalas, fica complicado de conseguir que todos estejam presentes no momento do treinamento.
Mas, as suas vantagens ultrapassam as expectativas. Tais como:
77% das empresas dizem já ter testado a implementação de um programa de coach em suas dependências. Nesse método, o coach treinará os colaboradores para trabalhar metas que vão além do seu desenvolvimento profissional, mas também no motivacional e humano.
Normalmente, são programas contínuos e individuais, indicado para empresas de todos os portes.
Por fim, a gamificação. Atualmente esse tipo de treinamento vem se tornando tendência em empresas modernas. O propósito da gamificação é trazer para os colaboradores assuntos relevantes da cultura organizacional em formato de jogos, fazendo com que o engajamento aumente e melhore o clima organizacional.
É preciso ter criatividade, mas o resultado final é o reforço das emoções positivas, competitividade saudável entre os colaboradores em busca de priorizar as metas e a criação de um senso de progressão no trabalho.
Caro empresário, chegamos ao fim deste artigo. Espero que o conteúdo lido até aqui tenha sido proveitoso e que você consiga aplicá-lo na sua empresa.
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