Hoje, há uma promessa significativa no mercado de comércio eletrônico para supermercados.
As vendas de mantimentos on-line aumentam continuamente.
Apesar dessas tendências impressionantes, ainda há espaço para os supermercadistas crescerem no comércio eletrônico. Os varejistas têm um longo caminho a percorrer para atrair novos clientes omnichannel, aumentar a adesão ao comércio eletrônico e aumentar o uso ao longo do tempo.
Para aproveitar ao máximo a jornada, os varejistas devem pesquisar como evoluir sua oferta digital para atender às necessidades das expectativas atuais que os clientes exigem.
Descubra:
Embora alguns varejistas já tenham contratado tecnologias como aplicativos de compras móveis para aumentar suas vendas de supermercado, a integração é essencial.
Processos insuficientes ou desatualizados, sistemas difíceis de usar, que não se comunicam, e comunicação inconsistente podem criar ineficiências que resultam em perdas de receita.
Uma abordagem integradora harmonizará áreas que geralmente são elos fracos. Essas áreas incluem diferentes conjuntos de dados (como produtos, compradores e associados), sistemas internos e de terceiros (como lealdade, cupons e plataformas de inventário), processos ou fluxos de trabalho de uma empresa e todos os indivíduos envolvidos na jornada do cliente, desde o início até a entrega.
Uma das principais integrações é o estoque. Sem os dados corretos e atualizados você pode acabar tendo prejuízos.
Por exemplo, o consumidor pode pedir um produto que consta na plataforma, mas que não tenha mais no seu supermercado. Nessa situação você tem duas opções, entregar um similar pelo mesmo preço, o que pode gerar prejuízos financeiros, ou entrar em contato com o cliente, o que pode acarretar perda do mesmo.
Por isso, o estoque precisa estar sempre atualizado, de forma a passar dados corretos para a plataforma.
O rastreamento e a medição dos principais dados dos clientes podem levar a uma mina de ouro de informações, o que pode fornecer uma vantagem competitiva significativa para os varejistas de supermercado.
Para usar os dados para obter uma visão mais holística dos clientes, primeiro o varejista deve procurar uma plataforma digital que facilite as transações de comércio eletrônico e permita que os varejistas mantenham os dados.
Em seguida, o varejista deve usar bem os dados transacionais, registrando todos os atributos de dados únicos para obter informações práticas sobre o ciclo de atendimento de pedidos.
Em seguida, você deve aproveitar esses insights para evoluir continuamente e melhorar a última etapa da experiência de um cliente.
Para garantir que as pessoas, processos e produtos estejam trabalhando para criar a melhor experiência possível para o cliente, é essencial orquestrar todos os componentes de uma complexa operação de comércio eletrônico de supermercado.
É importante obter adesão e cooperação de todos os níveis de uma organização, do TI, Operações e Logística aos gerentes de linha de frente, associados, PDV’s e outras posições importantes.
Qualquer pessoa envolvida na coleta, embalagem, processamento e entrega de última hora deve ser inserida no processo. Isso exige muito trabalho, mas uma abordagem estratégica pode causar um grande impacto na lealdade do cliente.
Investir em funcionários da loja é potencialmente a maneira mais eficaz de conquistar os consumidores.
No mundo cada vez mais digital de hoje, os dados indicam que ainda há um papel no toque humano. Isso é especialmente verdadeiro para serviços de atendimento híbridos, como o pick up in store.
Capacite os funcionários!
Comunique com os funcionários como se fossem clientes – Converse com eles diariamente ou semanalmente através de um meio que funcione melhor. Forneça informações claras e completas sobre as metas do programa, de vendas, o papel e a responsabilidade de cada funcionário em obter o sucesso.
Disponibilize as ferramentas certas – Isso pode incluir equipar a equipe com dispositivos móveis para realizar pesquisas de inventário ou concluir rapidamente transações de clientes.
Forneça treinamento adequado e contínuo – Ao atualizar os processos de vendas na loja, forneça treinamento e suporte adequados desde o início.
A adoção de soluções digitais baseadas em IA oferece aos funcionários os meios para colaborar de maneira mais rápida e significativa com outras partes interessadas e consumidores.
Quando se trata do jogo de comércio eletrônico, não há substituto para uma estratégia deliberada e proativa. A implementação de processos focados na jornada do consumidor de ponta a ponta é a maneira de dominar a experiência de e-commerce de varejo de supermercado.
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