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Compras

Cotação de preços, as duas pontas

Escrito por Maria Melo | 12/07/2023
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Tempo de leitura: 2 minutos

Quando pensamos em Cotação de Preços, associamos rapidamente ao melhor preço de compra e consequentemente redução de custos e maior rentabilidade, não é mesmo?

Cotação de preços

Realmente estes são os principais benefícios quando realizamos uma Cotação, entretanto este processo confere outros benefícios, não menos importantes que os citados acima.

Você já parou para pensar no tempo em que o seu comprador dedica no preenchimento de uma cotação? Seja por planilha ou papel, acredite, ainda tem cotação por telefone e preenchimento manual.

Outro ponto é a avaliação do ganhador de uma cotação em um processo manual, por exemplo, quando o comprador realiza a cotação em 10 fornecedores, com 300 itens em cada e precisa agora avaliar o melhor custo x benefício, garantindo preço, prazo e entrega. 

Realmente, gerir uma cotação manual exige muito tempo e dedicação para analisar os orçamentos. Muitas vezes, o comprador digita tudo em uma única planilha para encontrar o ganhador.

Neste contexto, a adoção de um sistema de cotação de preços online integrado ao ERP confere ao processo de cotação, agilidade e segurança. Neste formato o cliente envia para “n” fornecedores uma demanda de orçamento e o mesmo preenche a cotação diretamente no sistema de Cotação de Preço do cliente.

Alguns recursos dos sistemas de cotação:

  • Automatização do envio do convite para participar da cotação para diversos fornecedores;
  • Determinação no sistema de uma data inicial e final para preenchimento da cotação;
  • Fechamento da cotação apresentando o melhor fornecedor/ganhador.

Utilizando um sistema de cotação o comprador pode direcionar seus esforços para buscar novos fornecedores, conhecer outros produtos e negociar melhores condições comerciais, por exemplo.

Neste entendimento estamos falando da visão do comprador, mas como fica o vendedor em um processo de cotação?

Em uma pesquisa realizada recentemente por nosso time, com mais de 100 atacadistas/distribuidores, identificamos que o vendedor dispensa muito tempo no preenchimento das cotações, e que ainda recebe demanda de cotação por fax, e-mail, planilha e cliente no balcão com pedaços de folha de pão com os itens a serem cotados.

Os vendedores, quando o comprador não utiliza um sistema de cotação, às vezes demoram horas no preenchimento de um orçamento, que muitas vezes não converterá em venda. 

Muitos compradores enviam planilhas com todos os itens a serem cotados e contendo muitas vezes itens que não são fornecidos por aquele fornecedor ou com códigos internos e/ou EAN antigos, o que dificulta e demanda ainda mais tempo por parte do vendedor.

Foi unânime, nesta pesquisa, a importância da adoção de um sistema de cotação integrado, visando agilizar o processo de ponta a ponta, bem como garantir o melhor preço, prazo e entrega.

Imagina o tempo que o vendedor terá para vender mais automatizando este processo?

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