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Gestão

Rebaixamento de preço: importância para seu supermercado

Rebaixamento de preço: importância para seu supermercado

Gestão, Varejo, Vendas
O processo de rebaixamento de preço consiste em reduzir o preço de venda do produto, a partir de um acordo com o fornecedor, no qual o supermercado terá um crédito por mercadoria vendida. Na prática, o fornecedor está reduzindo o preço de um produto que já foi comprado pelo supermercado. Para o supermercadista, essa atividade é importante para evitar perdas de produtos e para acompanhar o movimento do mercado, sendo uma estratégia para combater promoções de concorrentes. No dia a dia da operação de um supermercado acontecem duas situações em que se torna necessário realizar o rebaixamento de preço. Quais são as principais situações em que acontece o rebaixamento de preço? 1. Rebaixamento de preço de produtos com vencimento próximo Nessa situação, ao perceber que um lote de mercador...
Nova norma de rotulagem nutricional: entenda o que muda e como se adequar!

Nova norma de rotulagem nutricional: entenda o que muda e como se adequar!

Gestão, Legislação, Obrigações Acessórias, Varejo
Medida começa a valer no Brasil em outubro de 2022 e estabelece mudanças no design das embalagens e da tabela nutricional dos alimentos. A nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece mudanças na embalagem frontal e na tabela nutricional dos alimentos a partir de outubro de 2022. Mesmo com o período para adaptação, a medida é um grande desafio para os fabricantes brasileiros e dos países vizinhos da América Latina, onde as regras já começaram a valer, como no Chile e Peru. Na Argentina, por exemplo, a norma foi aprovada no dia 27 de outubro de 2021 e tem um prazo de 180 dias para entrar em vigor. A medida foi criada visando melhorar a legibilidade das informações nutricionais dos rótulo...
Plano de Contas Gerencial e Contábil

Plano de Contas Gerencial e Contábil

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Um bom plano de contas gerencial deve padronizar os lançamentos e atender às necessidades de informações para a administração da empresa. Além disso, ele deve atender às normas legais, inclusive referentes às regras do Imposto de Renda.  Dessa forma, um Plano de Contas ideal deve ser personalizado conforme as necessidades específicas da cada empresa. Isso se deve ao fato de, talvez, um modelo genérico de Plano de Contas não atender. Achou complexo? Não tem problema, neste artigo você entenderá o que é Plano de Contas Gerencial e Plano de Contas Contábil. Plano de Contas Contábil Plano de Contas Contábil é um conjunto de contas utilizado nos lançamentos da sua empresa. Isto é, ele classifica, em detalhe, todas as operações de uma empresa. Em síntese, um plano de contas contábil prop...
Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Cadastro de produtos e sua influência no controle de estoque

Estoque, Gestão, Varejo
O cadastro de produtos pode ser considerado como a base para uma operação eficiente de qualquer varejista, principalmente o supermercadista, que lida com o grande número de mercadorias e um alto giro. Realizar um controle de estoque eficiente será fundamental para você conseguir o sucesso do seu varejo, afinal o principal objetivo do seu negócio é a venda dos produtos em sua loja. Manter o cadastro de produtos atualizado e correto é um desafio para todos os varejistas, são vários campos de preenchimento multiplicados por milhares de produtos. No entanto, esse cadastro será a base para análise de vendas, definição de compras da sua empresa, controle de promoções e outros processos diários de seu supermercado. Listamos, a seguir 4 importantes informações que você deve sab...
BPA e o varejo, como essa substância tóxica está presente na sua loja?

BPA e o varejo, como essa substância tóxica está presente na sua loja?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
De acordo com vários estudos, o bisfenol A (BPA) e seu substituto químico bisfenol S (BPS) foram confirmados como prejudiciais à sua saúde. O BPA é um desregulador endócrino. O sistema endócrino produz e secreta hormônios que regulam a atividade das células e organismos do corpo, e o BPA/BPS podem interferir nessas células e organismos, causando tumores cancerígenos, defeitos congênitos e outros distúrbios do desenvolvimento. Por mais que algumas empresas não se importem com isso, essas pesquisas já comprovaram que os riscos à saúde do uso de BPA e BPS superam em muito os benefícios para a economia das empresas.  Mas você sabe onde o BPA está presente na sua loja? Embalagens  Você já viu o termo BPA Free em alguma embalagem na sua loja? Em utensílios para crianças é mais com...
Meta para 2022: Como tornar minha loja mais sustentável?

Meta para 2022: Como tornar minha loja mais sustentável?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Se você tem uma pequena empresa, pode pensar que seu impacto ambiental é irrelevante. Mas as pessoas que compram seus produtos não veem dessa forma.  Com as crises ambientais agravadas, os consumidores estão começando a escolher o verde. Empresas de todas as formas e tamanhos precisam analisar continuamente o sentimento do consumidor porque, à medida que as pessoas aprendem mais sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, mudam seus hábitos de compra.  Em uma pesquisa, 57% dos consumidores disseram que as mudanças climáticas os levaram a reavaliar seus hábitos de compra, e quase 71% disseram que estabelecem metas anuais para comprar produtos mais sustentáveis. Mas como ser mais sustentável? Conte com embalagens sustentáveis Para empresas que vendem produtos no varejo físico...
5 motivos para substituir seu cupom fiscal pelo envio eletrônico

5 motivos para substituir seu cupom fiscal pelo envio eletrônico

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Durante a pandemia de COVID-19 as pessoas precisaram tomar alguns cuidados no varejo para evitar a contaminação. Com isso, muitas pessoas deixaram de pegar o cupom fiscal, já que esse, passado de mão em mão, poderia ser um transmissor.  O ponto é que o Cupom Fiscal é importante para o varejista e para o cliente. Então, como disponibilizar o cupom fiscal garantindo a segurança do seu consumidor? É simples, hoje em dia você já consegue encontrar formas inovadoras para viabilizar o cupom fiscal, como o Cupom Verde.  Mas existem outros motivos para você aderir ao envio eletrônico do cupom fiscal! 1- Custo Financeiro O primeiro motivo é o dinheiro que você economiza com o Cupom Digital. Os custos que envolvem o papel térmico utilizado na emissão dos cupons podem chegar a R$9....
Quais os benefícios em não imprimir o cupom fiscal em papel térmico?

Quais os benefícios em não imprimir o cupom fiscal em papel térmico?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
O papel térmico, utilizado na impressão de cupom fiscal, é revestido com um composto chamado Bisfenol A, também conhecido como BPA, um produto químico sintético.  Apesar de, inicialmente, parecer inofensivo, a aplicação de BPA em vários produtos começou a levantar algumas preocupações em relação aos riscos para a saúde humana e do meio ambiente.  Com o tempo, descobriu-se que vestígios de BPA podem penetrar em quase tudo com que ele possa entrar em contato. Além disso, a exposição excessiva ao BPA pode trazer efeitos adversos ao corpo, especificamente ao cérebro e à produção de hormônios. Ou seja, não utilizar o cupom fiscal em papel térmico traz benefícios à saúde humana, mas também em outros aspectos para o varejista, quais são eles? Meio Ambiente  Uma vez colocados no lix...
Qual o real custo do papel térmico para sua loja?

Qual o real custo do papel térmico para sua loja?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Quando você compra uma impressora de térmica, o preço de compra da ferramenta é apenas uma pequena fração do que você está gastará a longo prazo. Os custos que envolvem o papel térmico utilizado na emissão dos cupons podem ser muito altos se você não tomar cuidado.  É um custo relevante, chega a R$100 por PDV ao mês. Ou seja, uma loja com 8 PDVs, gasta ao ano R$9.600,00. Impressora Térmica A impressora térmica pode dar problemas na impressão, como a impressão muito clara, apagada, borrada, ou com o código de barras com problemas. Nessa situação o PDV vai precisar pausar a operação, identificar e corrigir o erro e fazer uma nova impressão.  Além do custo imediato, o consumidor pode ficar insatisfeito e não voltar na loja, que nos leva ao próximo ponto. Atendimento ao Cliente...
Como reduzir o custo e consumo de papel térmico na loja?

Como reduzir o custo e consumo de papel térmico na loja?

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Os recibos de papel podem parecer insignificantes, mas têm impactos ambientais desnecessários e expõem funcionários e clientes a toxinas.  O uso de recibos consome mais de 38 mil toneladas de CO2, 35 bilhões de litros de água, 35 mil barris de petróleo e 400 mil árvores por ano no Brasil. Além disso, a extração e o uso desses recursos prejudicam o clima, e devemos lembrar da importância em  substituir itens obsoletos por soluções inovadoras.   Os recibos em papel térmico também representam riscos para a saúde, já que cerca de 90% dos recibos de papel são revestidos com Bisfenol-A (BPA) ou Bisfenol-S (BPS), que são desreguladores endócrinos e atuam como reveladores de cor para fazer o texto aparecer nos recibos.  Quando tocamos os recibos, o revestimento químico é absorvido ...