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Gestão

4 dicas para evitar loja parada

4 dicas para evitar loja parada

Gestão, Varejo
O pior pesadelo para qualquer varejista é imaginar sua loja parada. Evitar que o funcionamento do estabelecimento seja interrompido precisa ser uma preocupação primordial do gestor, de forma que ele implante em sua empresa alguns processos e atividades que assegurem exercício do principal objetivo do varejo: a venda. Vamos apresentar 4 dicas que serão a base para processos que ajudam o varejista a evitar o risco da loja parada e consequentemente a interrupção das vendas. 1. Mantenha a loja em dia com as obrigações fiscais e legais A primeira dica para evitar loja parada em momentos em que ela poderia estar operando e vendendo produtos é atender todas as obrigações que cercam o cotidiano de uma empresa do varejo. Isso quer dizer que é preciso estar em dia com as regulamentações fisca...
Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Como reduzir custos evitando a rotatividade de funcionários no varejo?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A rotatividade de funcionários representa um alto custo para o varejista que envolve gastos com seleção e treinamentos, além dos custos invisíveis que são difíceis de serem mensurados como o conhecimento, cultura da empresa, a progressão de processos internos e o relacionamento com os clientes. Como fazer para minimizar os custos com a rotatividade de funcionários? 1. Recrutamento Você já viu aqueles processos em que muitos candidatos são recrutados para apenas uma vaga? Sabe qual é o segredo? É que, geralmente, quanto menos opções para escolher, pior é a escolha. Quando temos muitas opções, temos vários parâmetros de comparação, aumentando a chance de assertividade, por isso invista nessa etapa, busque diversas fontes para divulgação de vagas, como associação de lojistas, redes so...
Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Entrevista por competências: o que é e como ela pode ajudar na sua loja?

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Você tem dificuldade de preencher um cargo que está vazio em sua empresa? O resultado dos processos seletivos para a contratação de novos talentos nem sempre te agrada? Se as respostas dessas perguntas forem positivas, está na hora de conhecer a entrevista por competências e acabar com essa dor de cabeça para a gestão de pessoas do seu negócio. Hoje nosso texto é para você, recrutador ou líder, que conduz processos seletivos em sua empresa, pois sabemos da dificuldade que é encontrar a pessoa ideal para cada cargo. Sempre digo que não existe perfil certo ou errado e sim o perfil ideal para cada ocupação e para encontrarmos esse talento temos um longo caminho de análises e seleção, normalmente, o recurso mais utilizado por estabelecimentos é a entrevista. A entrevista de emprego é uma d...
Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Como o Marketing de Relacionamento pode aumentar suas vendas

Gestão, Varejo, Vendas
O marketing de relacionamento é uma estratégia destinada a promover a fidelidade, a interação e o envolvimento a longo prazo do cliente. Ele é projetado para desenvolver conexões fortes com os clientes, fornecendo-lhes informações adequadas às suas necessidades e interesses, além de promover uma comunicação mais aberta. Mas primeiro, o que é o marketing de relacionamento? O Marketing de Relacionamento são ações que as empresas usam para se aproximar mais de seu público, para fortalecer a fidelização e a retenção, saber das necessidades que cada grupo de cliente tem, suas expectativas e o que eles esperam desde o momento que compram o primeiro produto em um estabelecimento. Essa estratégia de marketing faz com que as empresas tornem-se mais parceiras de seus públicos, com que o clien...
5 dicas de gestão de estoque para pequenas empresas

5 dicas de gestão de estoque para pequenas empresas

Estoque, Gestão, Varejo
Engana-se o varejista que pensa que o controle de estoque é uma atividade exclusiva para grandes organizações do varejo. A gestão de estoque para pequenas empresas é essencial, sendo ainda mais importante, pois esse setor deve ser o diferencial do negócio, não permitindo perdas e prejuízos. Não investir neste controle pode levar o microempreendedor a sofrer com prejuízos e falhas operacionais, que podem colocar em risco o funcionamento da loja. A gestão de estoque para pequenas empresas deve ser ativa e eficiente, favorecendo bom andamento de todos os processos dependentes do controle de estoque. Quais as dicas para a gestão de estoque em pequenas empresas? Para ajudar o varejista, preparamos 5 dicas para tornar a gestão de estoque eficiente, garantindo que a empresa tenha eficiênci...
3 passos para implantar uma gestão de clientes no varejo

3 passos para implantar uma gestão de clientes no varejo

Gestão, Varejo, Vendas
Você conhece as vantagens da gestão de clientes no varejo? Sabe como começar com esse processo em sua loja? Nesse artigo vamos falar um pouco, dessa forma de construir um relacionamento de sucesso com a pessoa que consome os produtos na sua empresa. Qual a relação entre gestão de clientes e o churn de consumidores? A retenção de clientes é um processo fundamental para qualquer negócio, de forma que essa é a principal forma de reduzir o churn de clientes. O termo é usado em grande parte do mercado para caracterizar a perda de clientes, ou seja, quando um consumidor que já tinha o hábito de comprar em sua loja, passa a realizar as compras em outra empresa. Você já parou para pensar na quantidade de venda que sua loja perde por não investir em uma tática para reduzir o churn de client...
10 mandamentos do varejo

10 mandamentos do varejo

Gestão, Varejo
Em momentos de crise, a sobrevivência do negócio pode estar ligada à percepção do empresário sobre o mercado. Para conseguir uma estabilidade em tempos de mercado recessivo, o supermercadista precisa estar preparado e a gestão da empresa precisa ser algo constante. 15 Por isso preparamos os 10 mandamentos do varejo para guiar a operação e a gerência da organização. A pergunta que muitos gestores de supermercados fazem é: como sair da crise e gerar valor ao negócio? A resposta normalmente está na melhoria de processos internos e estruturação da gestão. Entretanto, para ajudar a responder essa pergunta, preparamos os 10 mandamentos do varejo para facilitar a gestão do seu supermercado. 1. Adorarás o caixa sobre todas as coisas Para alcançar o sucesso e a estabilidade do negócio, o su...
4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

4 práticas para melhorar o recebimento de produtos na sua loja

Estoque, Gestão, Varejo, Vídeos
Está com problemas durante o processo de recebimento de produtos em sua empresa? Divergências entre a quantidade informada na nota e a quantidade entregue? Ou chegaram várias entregas ao mesmo tempo? Listamos algumas dicas simples que vão te ajudar a eliminar esses problemas em sua loja. No varejo, o processo de compra de mercadorias começa com a definição dos produtos e as respectivas quantidades conforme o giro e a necessidade de estoque. O processo de cotação de preços, a análise da melhor oferta e a formalização do pedido de compra encerra a segunda fase. Por fim, o fornecedor emite a nota fiscal e providencia o envio das mercadorias. O próximo passo é o recebimento dos produtos, o que, em teoria, seria um processo simples. No entanto, podem ocorrer falhas e fraudes, que transform...
Varejo sustentável: melhor para o planeta e para sua loja

Varejo sustentável: melhor para o planeta e para sua loja

Gestão, Softwares, Sustentabilidade
O varejo sustentável passou recentemente de um “se” para um “quando” e “como”. Cada vez mais os consumidores esperam que as marcas defendam o que acreditam ser certo e a sustentabilidade é uma prioridade. Clientes e investidores querem apoiar uma marca que coloca a humanidade e o meio ambiente em primeiro lugar. Essa mudança não aconteceu da noite para o dia, surgiu ao lado de mudanças geracionais. Por exemplo, à medida que a Geração Z ganha mais poder de compra e os millennials solidificam sua posição como líderes no mercado, a sustentabilidade e as práticas éticas estão se tornando essenciais para a estratégia das empresas. As novas gerações de consumidores são muito apaixonadas por esses tópicos e estão dispostas a pagar mais por práticas mais ecológicas. Como a Geração Z e i...
Como identificar a ruptura de estoque?

Como identificar a ruptura de estoque?

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
O varejo, de modo geral, sofre constantemente com a questão de ruptura na área de venda. Muitas dessas faltas de produtos têm as mesmas origens. No varejo de supermercados, muitas rupturas das prateleiras estão nos depósitos das próprias lojas e alguns sistemas de gestão permitem tirar um relatório dos produtos com estoque na loja e sem vendas. Usando este relatório já conseguimos acabar com boa parte desse problema. Como evitar a ruptura? Quando encontramos alguma dificuldade para manter o MIX por parte do setor de compras, sugerimos uma ação simples: o uso de uma “agenda de fornecedores”, onde relacionamos cada fornecedor e o alocamos em um dia da semana para atendimento. Essa ação simples nos ajuda a acompanhar quais fornecedores estamos atendendo, e caso ele não compareça na emp...