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Gestão

Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Fechamento de caixa: você recebe todas as suas vendas?

Gestão, Varejo, Vendas
Você sabe como realizar o processo de fechamento de caixa da sua loja? O caixa é o local sagrado do varejo. Por isso, tenha olhos atentos ao ponto de venda (PDV), que é por onde entra a receita. Estar atualizado quanto a legislação, equipamentos e software é importante, mas não abra mão dos processos. Muitas vezes os processos são negligenciados, pois, dependem de disciplina e interação das pessoas para acontecer. O “sufoco” do dia a dia nunca pode ser desculpa para deixar de lado os procedimentos e normas, já que falhas nos processos significam prejuízo irrecuperável. É importante reforçar que todas as operações do caixa, por se tratar diretamente de receitas, seja em dinheiro vivo, cartões, vales ou fiado devem ser realizadas com concentração e diligência.  Os operadores de ...
Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Inovação e Transformação no varejo, quais são as tendências?  

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Como sempre, com um novo ano, surgem novas tendências no mundo do varejo e do comércio eletrônico. Nos últimos anos, temos sido bombardeados com todos os tipos de cenários futuristas sobre o que está por vir no varejo e o que a inovação no varejo pode significar.  São amplos os projetos de automação, transformação digital e inovação no varejo. Os varejistas lidam com alta competição, pressão de preços, um consumidor conectado com grandes expectativas e o impacto do comércio eletrônico, pelo qual alguns dos gigantes globais - também da China - já iniciam operações no Brasil (e o comércio eletrônico não tem fronteiras). A inovação no varejo está ocorrendo em várias frentes e com diferentes ferramentas e tecnologias. Inteligência artificial (AI), Bigdata, IoT (internet das coisas...
Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Os Supermercados e seus concorrentes na Transformação Digital

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
A transformação digital está em andamento, basta olhar para as evoluções do setor varejista. Potencializada pela pandemia do Covid-19, a necessidade de digitalizar não começou agora. Há mais de 10 anos, já se falava em vender online, automatizar as operações e fidelizar clientes.  Inovação, mudanças nos modelos de negócios, abordagens ecossistêmicas, utilização de dados na tomada de decisão, foco no propósito, diferentes formas de engajar os consumidores, são ações que fazem parte do exercício contínuo de reinvenção.   Antes da transformação digital o cenário de concorrentes era estático, ou seja, estava claro quem eram seus concorrentes e seus parceiros. No cenário de transformação, isso passa a ser dinâmico, os personagens tomam papéis distintos e flexíveis. A concor...
Controle de estoque em 3 etapas básicas

Controle de estoque em 3 etapas básicas

Estoque, Gestão, Varejo
Você já deve ter ouvido alguém dizer que “não adianta, controle de estoque bem feito é impossível”.  De fato, é bem difícil, pois o estoque está sujeito a inúmeras situações, desde o próprio processo operacional de recebimento de mercadorias, venda e devolução, até situações atípicas (ou nem tanto assim) como furtos e perdas. O que tem de ser mudado é a perspectiva dessa visão. Essa afirmação se torna verdadeira ao adicionarmos uma palavra: “controlar o estoque sem trabalho/automaticamente é impossível”. Controlar estoque é possível, desde que sua loja institucionalize determinados processos operacionais com disciplina. Basicamente o controle de estoque pode ser divido em três partes: começo, meio e fim.  1. Começo A entrada de produtos corresponde ao processo básico do i...
Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia 

Tech for Good: uma visão positiva de futuro no pós pandemia 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O mundo pós pandemia não será o mesmo, e precisaremos de preparo para nos integrarmos a este novo contexto composto por outras demandas da sociedade.  A tecnologia ganha ainda maior importância, especialmente com o fenômeno conhecido pelos estudiosos como Tech for Good - em outras palavras, a preocupação com o futuro, com foco em mudanças positivas.    A tecnologia assumiu um papel de destaque nestes meses permeados por muita incerteza. Por isso, creio que a união dela com a empatia e a inovação são benéficas para todos. Cito a participação do Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, no Web Summit de 2019. Em seu momento de fala, Blair afirmou categoricamente: “Precisamos utilizar a tecnologia para um mundo melhor”. Concordo com o pensamento de Blair. Afinal, a...
Um mundo de consumo mais conectado

Um mundo de consumo mais conectado

Gestão, Tecnologia, Varejo, Vendas
É muito provável que, após termos a população vacinada contra o vírus da Covid-19, a nossa antiga rotina, aos poucos, comece a voltar ao normal. Será possível retornar aos eventos presenciais, reunir as equipes de trabalho novamente, encontrar os amigos em grupos para um jantar e, até mesmo, frequentar lugares como o cinema para assistir aquele lançamento tão aguardado.    No entanto, a maneira de consumo, seja para realizar as compras do mês, adquirir um utensílio doméstico ou, até mesmo, peças de vestuário, não será mais a mesma. Até porque, se antes da pandemia já estávamos nos acostumando com o consumo pela internet, o isolamento social sacramentou que precisamos nos adaptar aos tempos híbridos: online e presencial. O sistema de delivery tornou-se, praticamente, a úni...
Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Como abordar a Transformação Digital focada no Consumidor no seu negócio

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
Antes de começar, escrevi esse artigo pensando nos supermercados, mas o conceito que trataremos é universal, portanto, aplica-se a qualquer negócio. Mesmo não sendo um supermercadista ou varejista, te garanto que o conteúdo vai te ajudar a entender melhor o tema. A centralidade do consumidor é um conceito essencial para os supermercadistas que querem entender a transformação digital do varejo. O conceito é a base para todas as ações e planos que serão traçados na loja. Todo supermercado existe para atender o consumidor final. No final das contas, o cliente é o chefe. Aliás, isso nos lembra de uma frase famosa de ninguém menos do que o maior supermercadista de todos os tempos: Sam Walton. Se o dono da maior rede de supermercados do mundo, com mais de 2 milhões de funcionári...
Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Omnicanalidade nos supermercados, como aplicar na sua loja

Gestão, Transformação Digital, Vendas
Se você tivesse afirmado há trinta anos que as compras no varejo seriam realizadas pelos celulares, plataformas sociais, tablets, ririam de você. Hoje, é exatamente o que está acontecendo. O varejo está tudo menos morto. E sim, as pessoas ainda compram na loja. Mas isso não significa que as pessoas compram apenas na loja.   Mesmo quando estão dentro do seu supermercado, físico, elas ainda vão utilizar os celulares para pesquisar produtos e preços e melhorar sua experiência de compra. Para que isso aconteça é necessário conhecer e investir no conceito do omnichannel.  O que é varejo omnichannel? O varejo omnichannel não exige que você esteja em todos os lugares, mas sim onde seus clientes estão. Essa distinção é o que separa as empresas de melhor desempenho das demais. O vare...
5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

5 melhores práticas para gerar negócios via WhatsApp

Gestão, Varejo, Vendas
O aplicativo WhatsApp surgiu há pouco tempo, mas já revolucionou a forma como as empresas se relacionam com os clientes. É possível gerar negócios e até fidelizar a clientela por meio do uso do app. Para iniciar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos frequentadores da sua loja sobre a existência dessa modalidade de atendimento. É importante saber que as pessoas usam o app para diversas tarefas diárias, inclusive para checar o horário de funcionamento, a existência de uma promoção ou mesmo se um determinado produto está disponível em estoque. Nem toda interação será focada em venda efetiva. Contudo, aproveite esse contato inicial para suprir e superar as expectativas do consumidor e terá grandes chances de fidelização do cliente a partir do WhatsA...
Economia da Experiência e o Varejo

Economia da Experiência e o Varejo

Gestão, Transformação Digital, Vendas
O surgimento da “economia da experiência” é uma grande mudança, mas qual é exatamente essa economia? Estamos vivendo no meio de uma transformação no varejo? Algumas pessoas pensam assim. E o que isso significa para os varejistas?   Simplificando, muitos dos compradores de hoje têm maior probabilidade de gastar dinheiro com experiências sobre coisas.  E essa tendência vai continuar nos próximos anos. Embora os Millennials estejam liderando o processo, outras gerações estão seguindo essa tendência.  Um estudo da McKinsey descobriu que os gastos dos consumidores nos EUA mudaram rapidamente nos últimos anos. Os compradores de hoje dedicam, em média, 4 vezes mais dinheiro a experiências sobre mercadorias. O que as pessoas estão comprando? Estamos gastando mais em ingress...