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Gestão

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, NF-e, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente. O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor: Ciência da Emissão; Confirmação da Operação; Registro de Operação não Realizada; Desconhecimento da Operação. 1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Es...
O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

Estoque, Gestão, Varejo
O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo. É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos. Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque. Partindo do básico, o que são perdas? Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente ...
Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Gestão, Transformação Digital, Vendas
A última guerra intergeracional, entre as gerações Alfa, Geração Z e Millennials, já está aqui e provavelmente você já viu muitas coisas sobre nas suas redes sociais. Os Zoomers (também conhecidos como Gen Z) olharam para sua rede social favorita, TikTok , para declarar guerra aos millennials, ou mais precisamente, à cultura millennial, considerada cringe. Atualmente, é muito comum tratar Alfa, Geração Z e Millennials como sendo da mesma geração. Este é, no entanto, um equívoco. Vamos te mostrar o porquê ao longo desse artigo. Antes de tudo, por que é importante entendermos as gerações?  Por causa do seu comportamento de compra, por ditarem tendências e, obviamente, serão seus consumidores em breve. Além de, com a velocidade das informações pelas redes sociais, influenciarem o...
Pilares da Prevenção de Perdas

Pilares da Prevenção de Perdas

Estoque, Gestão, InfoVarejo, Varejo
Você sabe quais os pilares da prevenção de perdas? Além disso, entende o que são as perdas? E o impacto das perdas no varejo? Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), as perdas representam 2,05% do faturamento líquido dos supermercados nacionais. Sabe o que isso significa? Significa que se você não aderir processos agora, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior. A prevenção de perdas envolve normas e procedimentos cujo objetivo é diminuir as perdas do varejo. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos.  Neste artigo, você verá o que são as perdas e quais são os pilares da prevenção de perdas.  O que são as perdas no varejo? Perda é tudo o que uma e...
O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Estoque, Gestão, Varejo
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo?   Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas. Mas afinal, o que são as rupturas? A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola.  Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra...
10 dicas essenciais de gestão empresarial

10 dicas essenciais de gestão empresarial

Gestão, Varejo
No momento atual, em que buscamos nos recuperar de uma crise financeira, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor. Este post tem o objetivo listar algumas dicas que são essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira! Como fazer a gestão empresarial em pequenas empresas? Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram emp...
Varejo no Brasil, desafios e tendências

Varejo no Brasil, desafios e tendências

Gestão, Tecnologia
A situação econômica atual do varejo no Brasil apresenta um cenário desafiador, mas também com oportunidades de crescimento. Nos últimos anos, o país passou por uma série de oscilações econômicas que impactaram diretamente o setor varejista.  A recessão econômica, o aumento do desemprego e a instabilidade política afetaram o poder de compra dos consumidores, resultando em uma redução do consumo e, consequentemente, na queda das vendas do varejo. No entanto, há indícios de recuperação gradual. Com a retomada da economia e a melhora do ambiente de negócios, o varejo vem apresentando sinais de crescimento. A queda da taxa de juros, a redução da inflação e as políticas de estímulo ao consumo têm contribuído para impulsionar as vendas do setor. Em pesquisa realizada pela Reuters, s...
Prevenção de perdas, o que é?

Prevenção de perdas, o que é?

Estoque, Gestão, InfoVarejo, Varejo
Prevenção de perdas, uma área que pode levar sua loja à falência, mas que quase nenhum empresário dirige o devido olhar e atenção. Você, varejista, precisa falar mais sobre prevenção de perdas, talvez você não faça ideia do valor financeiro que está sendo perdido, por não analisar e fazer processos nessa área. As perdas do varejo são tão grandes e afetam tanto a economia que profissionais do setor varejista criaram uma associação nacional, onde os mesmos buscam encontrar saídas de modo a evitar o prejuízo. A ABRAPE, Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, é uma associação criada a fim de tornar a prevenção de perdas uma área estratégica e que contribua, de forma sustentável, para o aumento da rentabilidade dos negócios. A razão do crescimento e conscientização da importância ...
Como escolher um sistema para padarias?

Como escolher um sistema para padarias?

Gestão, Padaria, Software ERP, Varejo
Você está perdendo o controle de onde vem o seu lucro e onde estão suas perdas e prejuízos? Se você está tendo dificuldades com essas questões, pode ser hora de obter um sistema para padarias. Com o aumento dos custos e da concorrência, a indústria da panificação foi obrigada a profissionalizar sua gestão. Se você é dono e/ou gestor de uma, ou mais padarias, ou se está planejando ser, há certas coisas sobre os sistemas para padarias que você deve saber. Afinal, pode ser a diferença entre o seu sucesso ou fracasso. O que é um sistema de gestão para padaria? O ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, desde o gerenciamento da produção até as vendas, pode...
Como calcular o preço de venda dos produtos?

Como calcular o preço de venda dos produtos?

Gestão, Varejo, Vendas
Como calcular preço de venda de um produto? Na certa essa é uma pergunta que muitos varejistas se fazem na hora de realizar a precificação de um item novo ou do mix de produtos que estará exposto nas prateleiras do seu negócio. Engana-se o varejista que acredita que esse processo deve ser feito com base apenas no valor cobrado pela concorrência ou estipulado pelo mercado. São muitos detalhes que precisam ser observados e algumas contas que devem ser feitas para ser possível calcular o preço de venda corretamente. Neste artigo vamos falar sobre esses detalhes. Qual a importância de saber como calcular o preço de venda? Saber como calcular o preço de venda das mercadorias da loja é um dos processos fundamentais para todos os varejistas. Essa atividade é essencial para a construção de ...