fbpx

Gestão

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Gestão, Varejo, Vendas
Durante o funcionamento da loja, um processo de devolução de venda de mercadorias é comum, por isso o varejista precisa treinar sua equipe para realizar essa atividade de forma correta e eficiente, evitando problemas fiscais e problemas nos processos internos da loja, como o controle de estoque e a gestão financeira. Como é realizada a devolução de venda na loja? Normalmente, quando o cliente chega ao supermercado com a intenção de devolver um produto comprado, ele é direcionado ao balcão de apoio, onde normalmente fica o guarda-volume da loja. Neste local são realizados todos os procedimentos necessários, como a apresentação do produto, a conferência do estado do produto que será devolvido, o preenchimento dos dados completos do cliente e o fornecimento de uma nota (contra vale), ou ...
O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

O que é a manifestação do destinatário de uma NF-e?

Gestão, Legislação, NF-e, Varejo
A manifestação é um procedimento que visa trazer maior segurança às operações mercantis, já que ela valida fiscalmente a transação, evitando o uso indevido do CNPJ e IE (Inscrição Estadual) do destinatário, aquele a quem a nota está destinada, ou seja, o cliente. O processo é composto por 4 eventos, que informam ao fisco que o destinatário da NF-e confirma ou não as informações prestadas pelo emissor da NF-e, ou seja, o fornecedor: Ciência da Emissão; Confirmação da Operação; Registro de Operação não Realizada; Desconhecimento da Operação. 1. O evento Ciência da Emissão A "Ciência da Emissão" tem o objetivo de solicitar a obtenção do arquivo XML referente a uma NF-e. Somente após o registro desse evento é que o destinatário da NF-e pode efetuar o download do XML. Es...
O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

Estoque, Gestão, Varejo
O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo. É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos. Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque. Partindo do básico, o que são perdas? Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente ...
Pilares da Prevenção de Perdas

Pilares da Prevenção de Perdas

Estoque, Gestão, InfoVarejo, Varejo
Você sabe quais os pilares da prevenção de perdas? Além disso, entende o que são as perdas? E o impacto das perdas no varejo? Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), as perdas representam 2,05% do faturamento líquido dos supermercados nacionais. Sabe o que isso significa? Significa que se você não aderir processos agora, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior. A prevenção de perdas envolve normas e procedimentos cujo objetivo é diminuir as perdas do varejo. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos.  Neste artigo, você verá o que são as perdas e quais são os pilares da prevenção de perdas.  O que são as perdas no varejo? Perda é tudo o que uma e...
Varejo no Brasil, desafios e tendências

Varejo no Brasil, desafios e tendências

Gestão, Tecnologia
A situação econômica atual do varejo no Brasil apresenta um cenário desafiador, mas também com oportunidades de crescimento. Nos últimos anos, o país passou por uma série de oscilações econômicas que impactaram diretamente o setor varejista.  A recessão econômica, o aumento do desemprego e a instabilidade política afetaram o poder de compra dos consumidores, resultando em uma redução do consumo e, consequentemente, na queda das vendas do varejo. No entanto, há indícios de recuperação gradual. Com a retomada da economia e a melhora do ambiente de negócios, o varejo vem apresentando sinais de crescimento. A queda da taxa de juros, a redução da inflação e as políticas de estímulo ao consumo têm contribuído para impulsionar as vendas do setor. Em pesquisa realizada pela Reuters, s...
Como escolher um sistema para padarias?

Como escolher um sistema para padarias?

Gestão, Padaria, Software ERP, Varejo
Você está perdendo o controle de onde vem o seu lucro e onde estão suas perdas e prejuízos? Se você está tendo dificuldades com essas questões, pode ser hora de obter um sistema para padarias. Com o aumento dos custos e da concorrência, a indústria da panificação foi obrigada a profissionalizar sua gestão. Se você é dono e/ou gestor de uma, ou mais padarias, ou se está planejando ser, há certas coisas sobre os sistemas para padarias que você deve saber. Afinal, pode ser a diferença entre o seu sucesso ou fracasso. O que é um sistema de gestão para padaria? O ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, desde o gerenciamento da produção até as vendas, pode...
8 principais relatórios gerenciais para supermercado

8 principais relatórios gerenciais para supermercado

Gestão, Varejo
No dia a dia de um negócio, contar com informações atualizadas sobre o andamento e os resultados dos processos é fundamental para que você faça uma gestão eficiente da sua empresa.  Dessa forma, os relatórios gerenciais para supermercado se tornaram essenciais para a tomada de decisões rápida e o aproveitamento de oportunidades.   Esses dados fornecem ao gestor a possibilidade de analisar de forma clara e objetiva o andamento de cada setor da sua empresa.  Assim, é possível criar ações para otimizar processos, controlar desperdícios, perceber erros e conseguir melhores resultados. Os relatórios gerenciais para supermercado dão a visão do negócio para o supermercadista. Mas afinal, o que são relatórios gerenciais para supermercado? Podemos dizer que relatórios gere...
Como funciona um software de Cotação de Preços Online

Como funciona um software de Cotação de Preços Online

Compras, Gestão, Softwares, Tecnologia, Varejo
Você já ouviu falar do processo de cotação online? Apresentaremos essa ferramenta que é uma importante aliada no momento de realizar as compras para o estoque da sua loja. Faz parte da rotina diária de todo varejista, principalmente aqueles que trabalham com grande quantidade de itens, comprar para repor estoques, sendo comum o comprador receber os representantes em sua loja, seja da indústria ou do atacado.  Atentemos para o caso específico do pequeno e médio varejista do segmento alimentar, que, pelo volume de compras, tende a concentrar a maioria de suas compras com os atacadistas. A visita do representante é interessante para manter o relacionamento e apresentar novos produtos. Mas quando o foco é a compra de itens já conhecidos e, particularmente, de alto giro, o tempo ga...
10 causas de problemas no seu estoque

10 causas de problemas no seu estoque

Gestão, Varejo
O estoque é o coração do varejo, principalmente no caso de supermercados, padarias e mercearias que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja. Para ajudar em um controle mais eficaz do seu estoque, a tecnologia é uma grande aliada, mas, sozinha, não resolve o problema. Processos operacionais são, portanto, fundamentais, uma vez que a gestão de estoque no varejo é muito vulnerável a eventos do dia a dia. Já parou para pensar quanta dor de cabeça é gerada pela falta de controle do estoque? Para começar, onde está a origem do problema? Quais são as maiores causas desse problema que tira o sono do varejista? Mas quais as principais causas de problemas no seu controle de es...
Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
No centro da Transformação Digital está o advento de soluções de softwares com as mais diversas funções. O software de gestão (ERP) desempenha um papel central no ecossistema de softwares, uma vez que centraliza boa parte das informações da empresa e se torna a fonte de dados primária para diversos outros softwares. Se você está mudando de software em pleno 2024, diante da Transformação Digital, é fundamental avaliar o software de gestão sobre um prisma mais estratégico, não apenas operacional.  A TD traz uma realidade nova para o varejista, mas qual é essa realidade? Omnicanalidade  O software de gestão para a transformação digital precisa estar preparado para o ambiente omnichannel, que ajuda os varejistas a conectar a experiência de compra dos clientes em todos os canais, se...