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Vendas

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Como realizar o processo de devolução de venda na sua loja?

Gestão, Varejo, Vendas
Durante o funcionamento da loja, um processo de devolução de venda de mercadorias é comum, por isso o varejista precisa treinar sua equipe para realizar essa atividade de forma correta e eficiente, evitando problemas fiscais e problemas nos processos internos da loja, como o controle de estoque e a gestão financeira. Como é realizada a devolução de venda na loja? Normalmente, quando o cliente chega ao supermercado com a intenção de devolver um produto comprado, ele é direcionado ao balcão de apoio, onde normalmente fica o guarda-volume da loja. Neste local são realizados todos os procedimentos necessários, como a apresentação do produto, a conferência do estado do produto que será devolvido, o preenchimento dos dados completos do cliente e o fornecimento de uma nota (contra vale), ou ...
Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Alfa, Geração Z e Millennials, diferenças e impacto no seu negócio

Gestão, Transformação Digital, Vendas
A última guerra intergeracional, entre as gerações Alfa, Geração Z e Millennials, já está aqui e provavelmente você já viu muitas coisas sobre nas suas redes sociais. Os Zoomers (também conhecidos como Gen Z) olharam para sua rede social favorita, TikTok , para declarar guerra aos millennials, ou mais precisamente, à cultura millennial, considerada cringe. Atualmente, é muito comum tratar Alfa, Geração Z e Millennials como sendo da mesma geração. Este é, no entanto, um equívoco. Vamos te mostrar o porquê ao longo desse artigo. Antes de tudo, por que é importante entendermos as gerações?  Por causa do seu comportamento de compra, por ditarem tendências e, obviamente, serão seus consumidores em breve. Além de, com a velocidade das informações pelas redes sociais, influenciarem o...
Como calcular o preço de venda dos produtos?

Como calcular o preço de venda dos produtos?

Gestão, Varejo, Vendas
Como calcular preço de venda de um produto? Na certa essa é uma pergunta que muitos varejistas se fazem na hora de realizar a precificação de um item novo ou do mix de produtos que estará exposto nas prateleiras do seu negócio. Engana-se o varejista que acredita que esse processo deve ser feito com base apenas no valor cobrado pela concorrência ou estipulado pelo mercado. São muitos detalhes que precisam ser observados e algumas contas que devem ser feitas para ser possível calcular o preço de venda corretamente. Neste artigo vamos falar sobre esses detalhes. Qual a importância de saber como calcular o preço de venda? Saber como calcular o preço de venda das mercadorias da loja é um dos processos fundamentais para todos os varejistas. Essa atividade é essencial para a construção de ...
Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Mudando de software em tempos de Transformação Digital, o que avaliar? 

Gestão, Transformação Digital, Varejo, Vendas
No centro da Transformação Digital está o advento de soluções de softwares com as mais diversas funções. O software de gestão (ERP) desempenha um papel central no ecossistema de softwares, uma vez que centraliza boa parte das informações da empresa e se torna a fonte de dados primária para diversos outros softwares. Se você está mudando de software em pleno 2024, diante da Transformação Digital, é fundamental avaliar o software de gestão sobre um prisma mais estratégico, não apenas operacional.  A TD traz uma realidade nova para o varejista, mas qual é essa realidade? Omnicanalidade  O software de gestão para a transformação digital precisa estar preparado para o ambiente omnichannel, que ajuda os varejistas a conectar a experiência de compra dos clientes em todos os canais, se...
Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Serviços que ajudam a atrair e reter clientes

Gestão, Varejo, Vendas
Diante da situação econômica atual, os consumidores mudaram seus hábitos, aumentaram o controle sobre os gastos e diminuíram a quantidade de visitas às lojas. Neste cenário recessivo é importante que o varejista utilize o máximo da tecnologia a seu favor para aumentar o fluxo de pessoas na loja. Conquistar novos clientes e reter os atuais é o desafio! Assim, oferecer serviços aos clientes é um bom caminho. Faça da prestação de serviços aos seus clientes um diferencial, um atrativo extra para a vizinhança visitar, conhecer e, principalmente, comprar na sua loja. Veja algumas opções que a tecnologia propicia para atração de consumidores à sua loja: Recarga de Celular Uma oferta rentável é a Recarga de Celular. Segundo a Anatel, até maio de 2016 o Brasil contava com mais de 190 milhõe...
Vocabulário do Ponto de Venda (PDV)

Vocabulário do Ponto de Venda (PDV)

Gestão, Varejo, Vendas
A sopa de letrinhas da automação comercial deixa, muitas vezes, os envolvidos com dúvidas sobre o assunto e em seu vocabulário. Para facilitar o entendimento e aumentar o conhecimento de seus leitores, o InfoVarejo lista os principais termos do vocabulário do PDV que todos devem saber: CF-e Cupom Fiscal Eletrônico. É o documento fiscal emitido pelo software integrado ao SAT. Ele pode ser impresso em qualquer impressora, desde que gere o QR code, permitindo ao consumidor conferir a validade fiscal do documento e os dados da compra através de um Smartphone e o aplicativo da Secretaria da Fazenda. Checkout Checkout é uma palavra em inglês, que remete para o ato de sair, fechar uma conta ou dar baixa em algum tipo de processo. No contexto do comércio varejista, é o momento no qual o cl...
Satisfação do cliente: como fazer para obtê-la?

Satisfação do cliente: como fazer para obtê-la?

Gestão, Varejo, Vendas
A satisfação do cliente é o termômetro que mede a qualidade dos seus serviços prestados. Seja em um restaurante, uma loja de roupas, posto de gasolina ou uma sorveteria, melhorar essa satisfação irá ajudá-lo a aumentar a receita, reduzir a taxa de evasão e estimular as indicações. 11 Neste artigo, vou lhe apresentar algumas das melhores táticas utilizadas no mercado para melhorar a satisfação do seu cliente, além de explicar como medir essa satisfação. Ouvir um “muito obrigado”, ver que o sorriso de seu cliente no final de uma compra é verdadeiro e de gratidão, são dois dos melhores presentes que você poderá receber em todo o tempo de vida do seu estabelecimento. “A experiência e a satisfação que o cliente tem do seu negócio é o próximo campo de batalha competitivo” Jerry Gregoire, ...
Quais promoções mais engajam no varejo?

Quais promoções mais engajam no varejo?

Gestão, Portal da Promo, Vendas
As promoções quase sempre fazem parte do mix de vendas de um varejista e por um bom motivo, elas podem impulsionar as vendas e ajudá-lo a movimentar o estoque. Em quase todos os setores, é difícil se destacar. Ajuda se você gastar tempo desenvolvendo histórias de marca, produtos e serviços de qualidade e campanhas memoráveis. Mas, às vezes, uma promoção de varejo empolgante é a melhor maneira de gerar burburinho e alcançar bons resultados. Aproveitar as promoções de varejo certas pode ajudá-lo a alcançar clientes e aumentar a receita em sua empresa, seja pequena ou grande. Que tipo de promoção funcionaria melhor para sua loja? Para ajudá-lo a responder a isso, aqui está um resumo dos diferentes tipos de promoções no varejo e como utilizá-las, é mais fácil do que você imagina. 1....
Design para varejo, qual a importância?

Design para varejo, qual a importância?

Gestão, Vendas
Que tal entender um pouco o que significa design? Design tem os objetivos de melhorar a funcionalidade, resolver um problema e satisfazer uma necessidade.  Compreendendo isso, a palavra design pode agregar valor ao seu negócio, já que um design bem aplicado gera bons resultados e, de fato, faz ganhar dinheiro! Você sabe onde aplicar o design em sua loja? Vamos te explicar! Qual sua identidade visual? O primeiro passo é ter uma identidade visual composta por sua marca, cores e tipografia. Tipografia é a composição visual do texto, ou seja, a letra que sua marca irá utilizar.  Ao criar uma combinação visual desses elementos você poderá aplicar em: panfletos, cartazes de oferta, publicidade nas gôndolas, uniformes, sacolas, comunicado aos funcionários, sinalização do estacionam...
Produto trancado na vitrine: qual impacto nas vendas?

Produto trancado na vitrine: qual impacto nas vendas?

Gestão, Varejo, Vendas
No varejo, sabemos que algumas mercadorias são visadas por pessoas que têm como objetivo tentar o furto ou extravio de itens das lojas. Sobretudo na área de venda, essa é uma realidade que acompanha o dia a dia do varejista e a resposta mais fácil para acabar com esse problema é deixar o produto trancado na vitrine. O confinamento de mercadorias é a alternativa buscada por gestores para impedir o furto desses produtos. Geralmente são itens que apresentam um alto valor agregado, despertando o interesse de furtantes. Bebidas alcoólicas destiladas (Vodkas, Whiskies, etc.), produtos de perfumaria (desodorantes), cigarros e aparelhos de barbear, são alguns exemplos de itens que ficam em ambientes especiais na loja, como vitrines, balcões e armários, normalmente que possuem chave para o cont...