A inauguração de loja é sempre um evento que movimenta a comunidade em que o negócio está situado, além disso, para o varejista é a oportunidade de chamar a atenção dos consumidores e colocar a marca da empresa na rotina de compra dos clientes.
Se o seu negócio é um supermercado, é bom ficar atento, pois o varejo de alimentos possui uma característica que atribui uma importância ainda maior para a inauguração de loja: o fato de ser um comércio de bairro. Isso quer dizer que tanto o varejista, quanto os consumidores fazem parte da mesma comunidade.
Uma inauguração de loja bem sucedida pode ser a chave para o sucesso do negócio. Para isso acontecer, preparamos dois pontos principais que devem ser analisados no momento em que você estiver pensando em abrir as portas da sua empresa.
Mas o que pensar na hora de realizar a inauguração de loja do meu negócio:
O principal objetivo da inauguração é deixar uma boa impressão da sua loja para os clientes, para isso acontecer todos os processos internos precisam estar operando de forma eficiente e rápida.
A “estréia” da sua loja no mercado deve ser marcada por uma excelência operacional, isso quer dizer que alguns problemas precisam ser evitados, situações como: falta de treinamento de colaboradores, sistemas fora do ar, falta de produtos nas gôndolas, excesso de filas, afetam a imagem que os consumidores têm do estabelecimento.
No momento de começar a operação do negócio, um ponto que deve ser pensado é a gestão, ter um ERP (software de gestão) ajuda a controlar e a otimizar todos os processos essenciais para o funcionamento, áreas como o controle de estoque, o departamento fiscal e as vendas precisam trabalhar integradas desde o momento inicial.
Para conseguir sucesso desde o começo do funcionamento da empresa é preciso que você conquiste o público. Além de contar com processos eficientes e práticos para seus clientes, o que evita atritos durante as compras, você precisa também oferecer benefícios para que a comunidade marque presença na inauguração da loja.
As promoções são as vantagens mais buscadas por consumidores no momento em que estes conhecem uma nova empresa. Pode ser de qualquer tipo: compre 1 leve outro, junte e ganhe, metade do preço do produto, etc, é importante mostrar para a clientela que é vantajoso comprar na sua loja.
Promover degustações de produtos e oferecer brindes com a marca da loja também são estratégias eficientes para fixar a imagem da empresa e fazer com que seja opção do cliente no momento de ir às compras.
Uma dica importante é: distribuir cupons e descontos que serão usados em compras futuras, isso incentiva o retorno do cliente e a participação em outras promoções do estabelecimento.
O principal objetivo de uma inauguração de loja é a fidelização dos clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em clientes fiéis à sua loja é garantir boas vendas e bons resultados no final do mês.
Processos eficientes, rápidos e dinâmicos são fundamentais para evitar atritos durante o período de compras dos consumidores, isso faz com que a imagem que este guarde da empresa seja positiva e com isso as chances de retorno aumentam.
Por isso, antes de inaugurar a loja é preciso ter a segurança que todos os sistemas estão preparados para atender seu público e as demandas do seu negócio. Além disso, contar com um software de gestão competente é o segredo para garantir que tudo aconteça de forma integrada.
Oferecer vantagens para os clientes é o outro diferencial, seja na promoção de mercadorias, degustação de produtos ou, mesmo, na excelência no atendimento é preciso passar ao consumidor uma boa impressão da loja.
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