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Gestão

Como o autoconhecimento pode melhorar a produtividade dos funcionários da sua loja

Escrito por Tatiana Ávila | 23/04/2024
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Tempo de leitura: 3 minutos

Melhorar a produtividade dos funcionários é um desafio para os gestores. De fato, não há dúvidas que uma equipe motivada consegue trabalhar com muito mais eficácia.

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Mas você sabe de que maneira pode fazer isso? Sabe que o autoconhecimento é uma ferramenta que pode ajudar você a construir um excelente clima de trabalho e, por conseguinte, elevar a  produtividade dos seus colaboradores? 

Primeiro, o que é autoconhecimento?

O autoconhecimento, como a própria palavra diz, é o conhecimento de uma pessoa sobre si mesma. Não estamos nos referindo ao gosto musical ou paladar, mas, sim, a uma investigação individual, de como as características pessoais fazem com que cada ser seja único no mundo.

Por isso, pensar em meios de promover ferramentas de autoconhecimento para a sua equipe pode melhorar a produtividade dos seus funcionários significativamente, pois, ao conhecer sobre si, ele consegue entender as reais motivações das suas ações e buscar meios para desenvolvê-las.

O que é desenvolvido com o autoconhecimento?

Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento, ele consegue ter consciência das suas motivações, objetivos e propósito. Esse indivíduo passa a ter aptidão para repensar suas atitudes, potencializar seus pontos fortes, aceitar e desenvolver os pontos vistos como oportunidades de melhorias.

Isso pode ser aplicado no meu negócio?

Você já reparou como que nos últimos anos o autoconhecimento tem ficado em destaque? Esse tema, tão falado ultimamente, não tem sido pauta apenas no “universo zen” e nos consultórios terapêuticos, ele também tem sido muito importante no ambiente empresarial. 

Mostrando que tem tudo para alavancar qualquer negócio, o autoconhecimento é um processo bastante utilizado nas empresas com o intuito de melhorar a produtividade dos funcionários. Isso porque há estudos que comprovam que pessoas que se conhecem bem, possuem maior inteligência emocional, conseguindo controlar mais as emoções. Independente dessas emoções serem positivas ou negativas, a capacidade que essas pessoas têm de lidar com elas é maior.

Além disso, inúmeras empresas já perceberam que, hoje em dia, o lucro não deve ser o único objetivo. Sempre falo que as empresas são feitas de pessoas e para pessoas, sendo assim, nada mais natural do que as organizações investirem no desenvolvimento dos seus colaboradores, de modo que isso seja capaz de construir um ambiente satisfatório, o que potencializa a produtividade dos colaboradores, visto que eles trabalharão sempre motivados.

Não estou falando de capacitação técnica, que é importante e também é um campo no qual você deve investir, quero mostrar aqui os benefícios de investir recursos e esforços em prol do autoconhecimento do seu time, porque isso pode melhorar consideravelmente a produtividade dos seus funcionários. 

Então, como aumentar a produtividade dos funcionários com o autoconhecimento?

Nesse momento, você deve estar se perguntando: Como aumentar a produtividade da minha loja investindo no autoconhecimento dos meus colaboradores? Pois bem, quando as empresas investem em programas de autoconhecimento, as pessoas tornam-se capazes de reconhecer os padrões de comportamento, suas limitações e  passam a conseguir desenvolver as competências necessárias para aumentar a sua produtividade, o que, consequentemente, melhora a produtividade da sua loja.  

Qual o maior desafio no mundo organizacional? As relações humanas. O autoconhecimento nos permite identificar nosso modelo mental e, também, o dos nossos colegas, subordinados e o do líder, e ao compreendermos isso, conseguimos melhorar nossa comunicação, os conflitos nas equipes diminuem, a qualidade dos relacionamentos interpessoais aumenta, o feedback melhora, a tomada de decisão é mais assertiva. Enfim, são vários os benefícios de investir em autoconhecimento na sua loja, de modo que melhora da produtividade dos funcionários seja uma consequência desse processo.

Feedback é uma forma de potencializar as equipes da sua operação.  Veja sobre potencializar equipes neste artigo. 

Colaboradores que possuem  autoconhecimento são mais saudáveis emocionalmente, tornando  as relações mais verdadeiras e o ambiente corporativo mais inspirador, todos esses fatores reunidos, fazem com que a produtividade dos seus funcionários aumente, proporcionando, assim, resultados melhores para sua loja.

Na sua loja, sua equipe possui problemas de comunicação?

Você já trabalhou o autoconhecimento dos seus colaboradores?

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