Inicialmente, neste post, explicaremos o porquê de você melhorar o atendimento do seu supermercado.
Apresentaremos também as vantagens que sua empresa terá ao optar por implementar essas melhorias.
Espero que este artigo ajude você a saber por onde começar para melhorar o atendimento do seu supermercado.
Descubra:
A princípio, em empresas varejistas, onde a compra é o centro de tudo, prestar um bom atendimento é indispensável.
Contudo, para que o seu estabelecimento se destaque, tanto no mercado que está inserido, como também na sua concorrência, é necessário entregar um atendimento de qualidade para os seus clientes.
Pense assim, as pessoas, quando estão com algum problema, querem resolvê-lo de forma prática e rápida. Nesse sentido, se o seu supermercado não atender um padrão de atendimento esperado, não tem porque continuar comprando com você.
Em busca de um melhor atendimento, elas podem procurar outro estabelecimento, que ofereça o mesmo produto, mas com uma jornada mais agradável e com menos atrito.
Por isso, ficar atento ao atendimento é de extrema importância para que o seu supermercado se destaque, gere ainda mais lucro e não perca para a concorrência. Afinal, é muito raro as pessoas, após passarem por uma experiência de atendimento ruim, darem uma nova chance para que o mesmo estabelecimento as reconquiste.
Ainda, as chances do cliente se frustrar novamente com o atendimento prestado pelo supermercado é muito grande.
Geralmente, para ter certeza de que o atendimento do seu supermercado está seguindo um padrão de qualidade e excelência, você precisar ficar muito atento(a) a dois pontos:
Certamente, esses pontos não são os únicos a serem observados. Contudo, são os principais para que você já comece a pensar em formas de melhorar o atendimento do seu supermercado.
Mas, caso não saiba por onde começar, te daremos 4 dicas logo abaixo.
A princípio, existem diversas formas para melhorar o atendimento do supermercado e explicaremos algumas delas agora.
A melhor forma de melhorar o atendimento do seu supermercado é capacitando cada vez mais a sua equipe.
Aplicando treinamentos para que, caso surja algum tipo de problema durante a jornada de compra de um cliente, os seus colaboradores estejam qualificados e bem treinados para resolver a situação.
Por exemplo, aplicar um treinamento sobre como se portar frente a uma dúvida dos clientes e em como orientá-lo para que o problema encontrado seja resolvido da melhor forma possível.
Assim, eles farão com que a jornada de compra do cliente ocorra da melhor forma possível, demonstrando a importância deste para a empresa.
Para que os clientes se sintam satisfeitos com o atendimento do supermercado é de suma importância evitar ao máximo as falhas nos processos.
Afinal, se todas as etapas do processo de compra ocorrerem bem e sem nenhum percalço, o seu cliente não terá motivos para reclamar do atendimento prestado pela sua empresa.
Dessa forma, ficará tão satisfeito que poderá recomendar o seu estabelecimento para amigos e família, aumentando a sua cartela de clientes.
Assim, seu estabelecimento será mais atrativo para novos clientes e, com isso, você terá uma lucratividade maior e por fim, se destacará frente a concorrência.
Inicialmente, no varejo em geral, a rotatividade de funcionários é muito alta, principalmente pela jornada de trabalho ser considerada muito difícil e desgastante. Por isso, é preciso fazer o seu colaborador se sentir parte do time.
Ou seja, valorize-o através de feedbacks construtivos, flexibilidade na jornada e recompensas, caso bata alguma meta. As chances do colaborador pedir demissão futuramente são bem menores.
Além disso, com uma equipe sólida e confiável, você sabe que o atendimento prestado será de qualidade.
Eventualmente, pode acontecer dos funcionários do seu supermercado se sentirem desmotivados, pelo fato da jornada de trabalho ser muito longa e cansativa. Em outras palavras, ter a escala de trabalho bem definida fará com que o funcionário trabalhe em horários pré-estipulados.
Isto fará com que o colaborador não tenha uma jornada maior do que o necessário e, assim, ficar indisposto e não entregar um bom atendimento no seu supermercado. Com uma escala bem definida, você estará pronto para qualquer imprevisto que possa acontecer durante o funcionamento do supermercado.
Nesse sentido, você não precisará recorrer a nenhum funcionário, que não esteja em horário de serviço, para suprir lacunas deixadas por colaboradores que tiveram algum imprevisto e não puderam estar presentes.
Estar sempre de olho em como seus clientes são atendidos é primordial para que o seu supermercado tenha um resultado positivo e elevado de vendas.
Porém, não é só por isso que se deve ter uma equipe capacitada, você deve ter uma equipe bem treinada para que o atendimento do seu supermercado seja feito com excelência e o resultado, seja a satisfação dos clientes.
Enfim, lembre-se de sempre investir em sua equipe! Afinal, é ela quem faz o atendimento direto com o seu cliente. Se os seus funcionários estão felizes e empolgados, eles irão transmitir essa confiança para o cliente, e assim, irão oferecer um atendimento nota 10.
Equipe feliz é igual a cliente feliz! Lembre-se sempre dessa frase para garantir que o atendimento do seu supermercado seja o melhor de todos.
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