Mesmo no pequeno varejo, uma mercearia, empório ou pequena padaria, aceitar cartões de crédito e de débito deixou de ser opcional e se tornou imperativo.
Quem manda é o cliente, por isso, a não adoção desse meio de pagamento significa perda de vendas.
Apesar de a maioria dos varejistas já terem essa consciência, escrevemos esse post para ajudar em eventuais dúvidas e reforçar a importância desse meio de pagamento para o varejo.
Alguns varejistas ainda ficam na dúvida, pois aceitar cartão na loja tem custo.
Além das taxas das operadoras, que podem atingir até 4% sobre o valor da venda, é necessário alugar ou comprar um POS, ou contar com um TEF integrado ao PDV, equipamento para a leitura dos cartões de crédito e débito. Adicionalmente, há necessidade de se controlar os créditos feitos pelas operadoras, para conferência dos recebíveis.
As vantagens compensam? Acreditamos que sim.
Descubra:
A primeira razão não poderia ser outra. Você e sua equipe já fizeram o mais difícil, trouxeram o cliente para dentro da loja, ele achou o produto, aceitou o preço, dirigiu-se ao caixa para pagar e no momento final a frustração!
Perder venda no varejo por não aceitar o “dinheiro” do cliente é um pecado. Além de perder a venda, corre-se o risco de perder o cliente. Não morra na praia, aceite cartões!
Os problemas com cheques sem fundo, notas falsas e até mesmo o fiado são minimizados quando há oferta de pagamento com cartões.
Você sabe como é realizado o processo de venda de cartão? Confira neste artigo.
Ao receber suas vendas pelo cartão o volume de papel moeda diminui substancialmente, o que reduz as chances de quebra de caixa durante o fechamento, um ganho operacional importante.
Outro ganho indireto para os tempos atuais é afastar os malfeitores, que, sempre bem informados, saberão que a sua loja tem pouco dinheiro para motivar um assalto.
Como a venda no cartão não gera troco, você ganha tempo e reduz o transtorno de ter sempre em mão moedas e cédulas de menor valor em quantidade suficiente para o seu movimento.
E um ganho adicional, evita constrangimento com o cliente em situações tais como falta de moedas para o troco ou dar uma bala para substituí-lo.
Uma oportunidade extra em trabalhar com cartões é a possibilidade do parcelamento de compras, estimulando o seu cliente a compras maiores, incentivando o upsell e venda cruzada.
Duas dicas importantes: estabeleça um valor mínimo da venda para o parcelamento; fique atento às taxas dos cartões em vendas parceladas, elas são muito maiores do que as vendas à vista.
Além de contar com o TEF, um outro sistema que é muito útil na hora de controlar as vendas em cartões é o conciliador de cartões.
Já recebe em cartões? Não deixe de ler o post Vendas em cartão, 5 dicas para não perder dinheiro!
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