Independente do tamanho do seu negócio é fundamental ter uma referência de preço e o processo utilizado para obter esses dados é a partir da pesquisa de preço da concorrência.
A maioria dos supermercadistas realizam pesquisas constantemente, seja de forma organizada ou não.
Ao longo desse artigo vamos apresentar as melhores práticas e os benefícios de se realizar a pesquisa de preço de forma estruturada.
Descubra:
Atualmente, o varejo se apresenta como um mercado extremamente competitivo, de forma que precificar os produtos corretamente é essencial para conseguir atrair clientes e vendas para sua loja.
Portanto, podemos dizer que o preço dos produtos é definido pela concorrência, isso quer dizer, pelo preço adotado no mercado. A pesquisa de preço fornece informações importantes para a definição de alguns processos, que começa no momento da compra de produtos de fornecedores e termina na venda ao consumidor direto.
Uma estratégia errada de precificação de mercadorias gera prejuízos para o varejista, que podem resultar em perdas de produtos e principalmente, perda de vendas, gerando prejuízo financeiro.
A pesquisa de preço ajuda o varejista no momento de adequar preços de produtos aos valores praticados no mercado.
Isso pode significar uma redução na quantia cobrada em determinado item, mas também o aumento de preço de determinado produto, que em sua loja é vendido por um valor menor do que na concorrência. Logo, essa pesquisa é uma ferramenta para melhorar a margem de venda.
Ao realizar a pesquisa de preço, o varejista precisa determinar um foco para a atividade. É indicado que seja focada nos principais produtos, que são os itens que os clientes guardam o preço na memória.
Não adianta pesquisar preços de produtos sem grande relevância, como produtos da curva C (não sabe o que é curva ABC? Confira nesse artigo os principais relatórios gerenciais de supermercados).
Normalmente o foco são os produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor e que normalmente ele tem memória de preço, como, por exemplo, produtos de cesta básica, hortifrúti e açougue.
Os itens a serem pesquisados são determinados por uma série de fatores, desde questão de posicionamento de mercado, público, sazonalidade, etc.
Geralmente para a realização de uma pesquisa são definidos de 200 a 600 produtos relevantes para o processo de vendas da loja.
A precificação no varejo é dinâmica – há constantes mudanças de preços de produtos – portanto, é preciso a realização de pesquisas semanais para que as informações estejam sempre atualizadas.
A sazonalidade também influencia na periodicidade. Em épocas de grandes movimentações no mercado, alguns produtos específicos merecem destaque. Podemos usar como exemplo, a Páscoa, nesse período, chocolates e ovos merecem destaque nas pesquisas.
Mas como fazer uma pesquisa de preço?
Vamos comentar algumas maneiras utilizadas no mercado no momento de executar essa atividade:
Essa é a prática mais indicada por especialistas e profissionais da área. Consiste em enviar um profissional da sua empresa aos concorrentes portando um coletor de dados e a lista dos itens, ele deverá coletar a informação de preço dos produtos identificados na lista.
Também é possível a transmissão da lista de produtos que devem ser pesquisados para o coletor, o que elimina a necessidade da lista de papel.
Para o uso dessa funcionalidade, e do coletor de dados em geral, é indispensável que o sistema de gestão da empresa esteja apto a trabalhar com esse equipamento.
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Outra forma é realizar a pesquisa de preço através de uma lista em papel. O profissional responsável pela pesquisa vai aos concorrentes e anota as informações dos produtos presentes na lista.
Depois que o profissional chegar de volta à loja, ele digita todos esses valores no sistema de gestão, no módulo de pesquisa de preço do software.
O problema desse caso é a questão de produtividade e segurança das informações transmitidas, pois, tanto ao escrever os preços no papel dentro do concorrente, como também na hora de passar para o sistema, há a possibilidade de erros na digitação.
Aplicativos e ferramentas estão surgindo para dar mais agilidade a esse processo.
Nos últimos anos observamos o crescimento de diversas empresas de pesquisa de preços no mercado.
É uma forma de terceirizar a pesquisa de preço, antes realizada por funcionários da loja. Existem várias vantagens, uma contagem mais precisa e eficiente, além de não precisar misturar as tarefas dos seus funcionários.
Outra solução em ascensão é a consulta dos preços de vendas de uma base de dados enriquecida para tal fim.
É esperado um crescimento dessas soluções nos próximos anos, com o advento das tecnologias em nuvem e big data.
Uma quarta maneira, que grande parte dos pequenos supermercadistas fazem, é o próprio dono visitar a loja do concorrente, procurar os produtos relevantes e anotar ou memorizar o preço aplicado a esses itens.
Essa prática, apesar de ser muito utilizada, não é indicada. Sem a automatização do processo, a pesquisa de preço não apresenta informações seguras e confiáveis, o que pode prejudicar a precificação, ao invés de ajudar.
Alguns varejistas têm adotado a internet como única fonte de informações para a pesquisa de preço. Essa prática também não é assertiva, pois, o preço do e-commerce nem sempre é o mesmo aplicado na loja física.
Outra prática comum é a análise dos folhetos dos concorrentes.
Não apenas para a pesquisa de preços, mas também como uma estratégia, cujo intuito é neutralizar a promoção do concorrente ou ganhar poder de barganha com o fornecedor.
Essa prática não é tão completa quanto a pesquisa de preços, mas é um caminho relativamente simples e fácil de se executar.
O preço do concorrente é informação relevante para uma série de processos na sua loja. Contar com um software de gestão que permita integração e a utilização dos dados é essencial para o aproveitamento dessas informações.
Ao software cabe a responsabilidade de atuar como facilitador da operação, sendo fundamental principalmente para os processos de precificação, negociação com fornecedores, e até, em menor grau, determinação do mix de produtos.
Um recurso muito interessante de um sistema de gestão para supermercados, é conseguir realizar a precificação a partir das pesquisas de preços, de forma rápida e simplificada de vários produtos ao mesmo tempo.
Além disso, um bom sistema permite o acesso de forma fácil e ágil às últimas pesquisas e produtos similares, para ajudar na definição de preços.
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No módulo de compras do seu sistema, é importante a visualização do preço pesquisado, para utilizar essa informação pelo comprador – para conseguir um desconto ou condições melhores.
É aconselhável que o sistema ainda mostre as pesquisas dos principais concorrentes, tudo isso em uma mesma tela.
O sistema deve ter informações estratégicas para os gestores, principalmente uma comparação objetiva sobre os seus preços em relação a cada concorrente.
Por exemplo, você sabe quanto dos seus principais produtos estão com preço acima do seu principal concorrente? E abaixo? E igual?
Viu, essas informações podem dizer muito sobre seu negócio.
O preço é uma das variáveis mais relevantes para o supermercado. É onde seu cliente tem uma grande sensibilidade. Por isso, é fundamental contar com esse processo e ferramentas que utilizem essas informações para melhorar resultados.
A informação é fundamental para a sobrevivência no mercado. Imagine um jogo entre um time de futebol de jogadores cegos contra um com jogadores que enxergam, a diferença será gigante.
O mesmo caso se aplica ao varejo, um varejista que conhece o preço aplicado na concorrência tem vantagem sobre o que não realiza a pesquisa, pois, essa informação permite que ele veja e entenda a situação do mercado.
Na hora de fazer a pesquisa de preço é indispensável contar com um software de gestão preparado.
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