O processo de rebaixamento de preço consiste em reduzir o preço de venda do produto, a partir de um acordo com o fornecedor, no qual o supermercado terá um crédito por mercadoria vendida. Na prática, o fornecedor está reduzindo o preço de um produto que já foi comprado pelo supermercado.
Para o supermercadista, essa atividade é importante para evitar perdas de produtos e para acompanhar o movimento do mercado, sendo uma estratégia para combater promoções de concorrentes.
No dia a dia da operação de um supermercado acontecem duas situações em que se torna necessário realizar o rebaixamento de preço. Quais são as principais situações em que acontece o rebaixamento de preço?
Descubra:
Nessa situação, ao perceber que um lote de mercadoria está com vencimento próximo, o varejista procura o fornecedor e realiza um acordo para reduzir o valor do produto sem que altere a margem do mesmo.
Para fomentar as vendas e acabar com o estoque, o fornecedor autoriza a redução de preços. Como o supermercado já comprou os produtos, será gerado um crédito com o fornecedor a cada venda.
Para a concretização desse tipo de acordo, o varejista precisa se preocupar em realizar um acordo de troca/devolução de produtos vencidos, assegurando que as perdas não se transformem em grandes prejuízos.
Adendo: é importante ter esse tipo de acordo com o fornecedor, para evitar o incentivo do vendedor do fornecedor de “empurrar” produtos que não terão saída. Assim, se o supermercado tiver esse acordo, o fornecedor tende a ser mais consciente ao sugerir vendas.
A lógica do rebaixamento de preço nessa situação é que para o fornecedor, o custo de logística reversa é muito alto, sendo melhor fomentar a venda, mesmo com um valor menor.
Outro ponto é que existe um problema prático para descartar produtos vencidos, além do trabalho de descartar as mercadorias, em termos legais, é necessário um laudo para a jogar fora produtos vencidos, junto a ANVISA. No entanto, normalmente essa operação é realizada por meio da emissão de NFe de quebra/perda.
O supermercado comprou o produto X por R$ 2,10 com seu fornecedor. Esse produto está próximo do vencimento, assim ele negocia com o fornecedor de reduzir o valor para R$ 1,50, possibilitando um preço de venda agressivo para acabar com o estoque.
Dessa forma, a cada venda, o software do supermercado controlará a quantidade vendida e o valor do crédito total – no caso, R$ 0,60 por unidade.
A segunda situação ocorre quando o supermercadista observa que um de seus concorrentes está com um preço muito inferior ao seu.
Para incentivar a venda do produto, o fornecedor autoriza o desconto em determinado produto, oferecendo um crédito em cada item vendido no período de tempo estabelecido para a promoção – normalmente o mesmo período do panfleto do concorrente.
Esse rebaixamento do preço permite que o supermercadista consiga competir com o concorrente, para o fornecedor, é uma estratégia para aumentar as vendas e agradar seu cliente.
Por meio de uma pesquisa de preço, você descobriu que seu concorrente anunciou uma promoção de um determinado produto por R$3,50 durante o final de semana. Esse mesmo produto, está sendo vendido no seu supermercado pelo valor de R$ 4,50, sendo que, fazendo seus cálculos, seria impossível vender a R$ 3,50 mantendo uma margem aceitável.
Você então entra em contato com o fornecedor e negocia um rebaixamento de preço de, digamos, R$ 1,00 por unidade vendida.
Dessa forma, durante esse final de semana, todos os produtos X serão vendidos por R$ 3,50, enquanto a cada item vendido o fornecedor deverá pagar R$ 1,00 para seu o supermercado.
Como o crédito será realizado a partir da venda, é preciso que o sistema faça esse controle, com definição de período de tempo que será válido o rebaixamento de preço e quantidade de produtos que entram nessa condição.
Somente com a utilização de um ERP para supermercado é possível controlar essa operação. Depois de terminado o período ou a quantidade do rebaixamento, o sistema gera automaticamente um débito de fornecedor, para a empresa em questão.
Além disso, assim que terminar as condições do rebaixamento de preço (tempo ou quantidade) o sistema automaticamente volta o produto para o preço “padrão”, não oferecendo mais o desconto.
Implantar processos que permitam que o seu supermercado utilize o rebaixamento de preço é uma estratégia essencial para não ter perdas, tanto de produtos como de venda. Estabelecer condições favoráveis com o fornecedor, contar com um software de gestão qualificado e treinar a equipe para essa tarefa são os principais processos.
Adotando essa prática em seu negócio você garante que o número de perdas de produtos por vencimento seja reduzido e também garante que conseguirá competir com o preço praticado pelo concorrente, mantendo suas margens.
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