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Requisição de consumo: o que é e como implementar

Escrito por Fernando Junqueira | 30/11/2022
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Tempo de leitura: 4 minutos

No dia a dia de um supermercado, o consumo interno é algo que acontece com frequência, os supermercadistas têm ciência desse fato. Mas será que esse consumo é feito e controlado corretamente? Será que todos os donos de supermercados fazem e sabem como utilizar a requisição de consumo?

Requisição de consumo o que é e como implementar

Consumo não significa perda para a loja, porém se não for feito corretamente e se não controlado de uma forma eficiente, certamente se transformará em prejuízos para o faturamento do negócio.

O que é a requisição de consumo?

A requisição de consumo é, simplesmente, um documento que consta os itens requisitados pelo responsável do setor, porém com a assinatura do solicitante, o visto da gerência e o lançamento sistêmico.

A requisição de consumo faz parte do processo de controle do uso de material de uma loja. Ela é caracterizada por um documento ou formulário, que deve ser preenchido para solicitação do uso de algum produto interno, esse documento deve obedecer aos padrões da empresa e passar por aprovações.

Esse processo de requisição faz com que o solicitante se preocupe em ter a certeza desta solicitação, fazendo com que ele saiba adquirir uma gramatura dentro da lógica operacional da empresa, pois parte desse processo é a aprovação da gerência.

Com a implantação de uma rotina de requisição de consumo, a redução de gastos chega a 40% em algumas empresas.

Para reduzir gastos é fundamental controlar as perdas da sua loja. Quer saber mais? Veja esse artigo.

A requisição de consumo tem 3 objetivos básicos:

1. Aumentar o controle do varejista: por meio desse documento será efetuado o controle sobre a quantidade de material consumido internamente, e a forma que este material está sendo usada. Sendo assim o controle de estoque e as obrigações fiscais do produto não serão problemas, pois todas as informações já estarão no sistema.

2. Evitar prejuízos com gastos exagerados: usando uma rotina estruturada de requisição de consumo, o gestor evitará uso excessivo de materiais dentro da loja. Um processo de aprovação definido é o melhor jeito de evitar exageros, pois exige um responsável pela autorização do uso de determinado material. No momento de uma redução de despesas, controlar melhor o consumo interno é uma saída para o varejista.

3. Automatizar o processo: usando um software preparado para essa rotina, o varejista ganha agilidade e confiança nesse procedimento. Automatizando assim o consumo interno, evitando despesas excessivas e aumentando o controle.

Conheça os principais motivos para implantar um software de gestão na sua loja, veja esse artigo.

Os três grandes setores de consumo de um supermercado

Pode-se dizer, que em todos os supermercados, existem três grandes setores de consumo; setor de limpeza, setor de alimentação e o escritório. Nesses setores, a necessidade de utilização de insumos sempre existiu e o supermercadista precisa ter conhecimento dessa utilização de produtos. Vamos exemplificar:

Setor de limpeza

É preciso manter a loja limpa e para isso é necessário materiais de limpeza, como: vassouras, panos, detergentes, sabão, etc. Esses materiais têm um preço e normalmente custam caro, porém o supermercadista tem a vantagem de conseguir comprá-los a preço de custo (o preço que ele paga do distribuidor/atacadista).

Essa vantagem faz com que os gastos necessários para atender essa demanda sejam reduzidos.

Setor de alimentação

Na maioria dos supermercados, é feito um cafezinho ou até mesmo um lanche para os funcionários, estes insumos também demandam investimentos e, novamente, o supermercadista tem a condição de adquiri-los a preço custo.

Material de escritório

O consumo de material de escritório é percebido na utilização de papel, caneta, grampos, clips, entre outros produtos necessários.

Assim como nos outros setores, a vantagem de um supermercadista é o fato de conseguir comprar a preço de custo, evitando assim que esse gasto cause uma despesa grande no faturamento.

Requisição de consumo: qual a forma correta do supermercadista controlar os consumos internos?

Como vimos, existe a necessidade de aquisição desses produtos, porém o supermercadista tem a vantagem de comprar direto do distribuidor/atacadista. Entretanto, se realizada de forma irregular, a compra desses produtos pode gerar um grande prejuízo.

A falta de um processo de requisição de consumo é o pecado cometido em grande parte dos supermercados, deixando o controle dessa necessidade a Deus-dará, propiciando desperdícios e gastos desnecessários.

A solução para esse problema é o processo de requisição de consumo, pois o supermercadista controla o consumo de materiais por seus setores internos e evita desperdícios.

Vale a pena utilizar uma requisição de consumo no seu supermercado!

A requisição de consumo mal feita gera prejuízos para o varejista. Portanto, vale a pena ter em sua loja, um software de gestão que permita o controle gerencial dessas requisições.

Veja nesse artigo as 6 dicas antes de escolher um sistema de gestão para sua loja.

A rotina de requisição de consumo faz com que o gestor possa analisar os consumos de produtos em um determinado período de tempo e analisar o consumo dos setores da empresa. Esse processo também ajuda no momento da emissão da nota fiscal, justificando para a Secretaria da Fazenda o motivo da saída destas mercadorias da loja. Ou seja, além de ter mais controle e melhores resultados, você ainda aumenta a segurança fiscal da sua loja!

Falando em segurança fiscal é importante você saber tudo o processo de emissão da nota fiscal eletrônica.

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