A taxa dos cartões de crédito assusta parte dos empresários varejistas. Você, por exemplo, já parou para avaliar o custo total de manter essa forma de pagamento em seu estabelecimento?
Descubra:
A taxa dos cartões de crédito pode até parecer inofensiva, mas se calcularmos os custos e a incidência em produtos de baixa lucratividade, ela pode representar perdas consideráveis.
Além da taxa e do custo do aluguel da máquina, você tem despesas adicionais de juros se precisar antecipar pagamentos. Se caso não o fizer, há uma diminuição do saldo disponível no seu caixa. O que as operadoras não informam, é que a taxa deve ser observada em relação a cada produto. Um item de alta lucratividade absorve melhor os custos, mas quando não é este o caso, o melhor a ser feito é uma promoção para aumentar o giro e virar o jogo, já que a taxa incide sobre o valor total.
O grande argumento para a utilização do cartão sempre foi a diminuição da inadimplência e o estímulo às vendas. Contudo, é fundamental avaliar o quanto dessa perda é compensada pelos benefícios.
Os seus clientes são o principal termômetro para avaliar sua necessidade. Se eles preferem ou precisam pagar com cartão, essa forma de pagamento deve ser disponibilizada. Mas se eles se sentirem motivados a fazer uma compra à vista, mesmo que você precise estimular isso cobrando valores diferentes, então sua necessidade não é tão determinante.
Isso não significa que você precise parar de aceitar cartões, mas poderia aproveitar as novas regras e alternativas de pagamento em benefício do seu negócio. É certo que aceitar cartões aumenta as vendas. Porém, dependendo do seu faturamento e outros detalhes, esse crescimento pode não ser tão representativo. Por isso é importante fazer comparações e consultar os clientes.
Além disso, você também deve controlar a margem por produto e garantir uma boa estratégia de precificação para o seu negócio. Também pode considerar alternativas de estímulo de vendas, pois o mercado muda e novas opções surgem o tempo todo.
A taxa inicial cobrada quando você começa a utilizar o cartão de crédito gira em torno de 3,6% sobre o valor da compra. Para pagamento por débito em conta, ela abaixa para aproximadamente 3%, podendo chegar a até 2,6%. Porém, se a compra for parcelada, você estará sujeito a uma tarifa crescente.
Além disso, as operadoras também avaliam a quantidade de vendas e o valor médio de cada compra. Por essa razão, você precisa de um histórico de, pelo menos, três meses de vendas com cartão para gerar essas médias e poder negociar.
Você também tem alternativas para garantir resultados usando parte das vendas de cartões como forma de atrair clientes. O Beblue é uma inovadora ferramenta de marketing para atrair clientes para o seu negócio.
Diferente dos programas de pontos e dos clubes de vantagens, eles desenvolvem uma solução tecnológica que, por meio de um aplicativo de celular, permite que os consumidores obtenham uma parte do dinheiro de volta a cada compra.
É possível transferir esse saldo para os amigos ou usar o valor para realizar novas compras nos estabelecimentos credenciados. Assim, o seu negócio é divulgado pela ferramenta, que é composta de todos os clientes que já utilizam o aplicativo, e pode fugir das taxas dos cartões.
Texto publicado originalmente no blog da Beblue.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário.
Se tem dúvidas ou sugestões, nos envie pelo Fórum Infovarejo!