fbpx

Softwares

Como o CRM impactou a fidelização no varejo durante a pandemia 

Como o CRM impactou a fidelização no varejo durante a pandemia 

Softwares, Tecnologia
A pandemia trouxe para a população, de forma geral, um sentimento de medo muito intenso e, consequentemente, fortes impactos e muitos desafios para o varejo. No Brasil, em meados de março, quando foi decretada a pandemia e o início do isolamento social, circularam muitas informações – verdadeiras e falsas – sobre desabastecimento de lojas e falta de produtos essenciais, o que levou a população em massa aos supermercados e gerou um grande aumento de vendas.    Esse crescimento nas vendas trouxe, inicialmente, um lado muito positivo: o aumento do faturamento. Uma análise da GS Ciência do Consumo, considerando 25 milhões de compras feitas em hipermercados, supermercados e cash&carry em todo o Brasil, mostra que o faturamento destes canais de vendas em março cresceu 30,6%, e...
A evolução dos meios de pagamento

A evolução dos meios de pagamento

Softwares, Tecnologia
Não há como negar que a adoção de pagamentos móveis e serviços bancários está ganhando velocidade.  Quase 77% dos consumidores já usaram pelo menos um serviço de pagamento digital. À medida que os consumidores embarcam nesse modelo, o mesmo ocorre com os comerciantes.    Em dezembro de 2017, cerca de um terço dos varejistas norte-americanos já aceitavam pagamentos de clientes por meio de métodos como Android Pay e PayPal, enquanto a última possuía 200 milhões de contas ativas. Por mais impressionante e promissor que pareça, não é nada comparado à enorme popularidade do pagamento móvel e dos bancos na China.  As transações de pagamento móvel no país atingiram um recorde de 81 trilhões de yuans (cerca de US $ 12,8 trilhões) de janeiro a outubro de 2017, superando os e...
Efeitos da pandemia na sua forma de vender

Efeitos da pandemia na sua forma de vender

Softwares, Tecnologia
À medida que os surtos de COVID-19 se mantêm recorrentes, a rotina dos brasileiros muda constantemente, principalmente no que se refere aos hábitos de consumo.    Com os centros comerciais fechados e muitas cidades em lockdown, os consumidores saem muito menos de casa, mudando as compras para os canais online ou encontrando outras formas no modo presencial.  Novos comportamentos vivenciados pela crise Eventos perturbadores e inesperados, como a pandemia, catalisam as mudanças, acelerando-as e empurrando-as em determinada direção.  A Grande Recessão de 2008, por exemplo, levou muitos ao questionamento de propriedade e posse. Isso levou à aceitação em massa do consumo compartilhado, a colaboração. O resultado foi o domínio de empresas como Uber e Airbnb, fazendo do mundo ...
5 dicas para atrair mais clientes para o seu sistema

5 dicas para atrair mais clientes para o seu sistema

Softwares, Tecnologia, Transformação Digital
Como você atrai novos clientes? Essa é uma pergunta frequente, tanto em empresas B2B, quanto em empresas B2C. Mas só fazer a pergunta não é suficiente, é preciso definir estratégias.  Obter novos clientes é a parte que frustra a maioria dos empresários. Por exemplo, se você é médico, não precisa procurar novos pacientes, eles vêm até você. Mas esse não é o caso da maioria das empresas.  O primeiro passo é entender que sua empresa não sobreviverá se você não for bom em atrair novos clientes. Mas fique tranquilo, aqui iremos mostrar algumas ações simples e rápidas para alcançar esse objetivo.  1 - Tenha um posicionamento claro A primeira grande dica é deixar muito claro qual segmento o seu sistema atende e quais os problemas ele resolve.  As regras de negócios de diferentes se...
Era digital: 5 dicas para você se destacar dos concorrentes 

Era digital: 5 dicas para você se destacar dos concorrentes 

Softwares, Tecnologia
O espaço de varejo passou por uma interrupção digital significativa nos últimos anos, tornando a concorrência mais forte do que nunca. A era digital é um momento desafiador para o varejo. Uma das grandes vantagens do espaço de varejo é a capacidade de fazer a diferença para seus clientes todos os dias. Só existe uma saída para se ter sucesso nesse cenário, adotar mudanças. Então, como as organizações de varejo podem utilizar melhor o digital para obter uma nova vantagem competitiva?  1. Abrace a era digital A era das novas tecnologias permite que os varejistas resolvam alguns dos principais desafios de seus clientes. Envolve sistemas que podem entender, raciocinar e fornecer recomendações. Um exemplo são os sistemas que tiram o máximo proveito de dados. Isso inclui inform...
O que eu ganho ao aceitar cartões de crédito e débito na minha loja?

O que eu ganho ao aceitar cartões de crédito e débito na minha loja?

Softwares, Tecnologia, Varejo
Mesmo no pequeno varejo, uma mercearia, empório ou pequena padaria, aceitar cartões de crédito e de débito deixou de ser opcional e se tornou imperativo.  Quem manda é o cliente, por isso, a não adoção desse meio de pagamento significa perda de vendas. Apesar de a maioria dos varejistas já terem essa consciência, escrevemos esse post para ajudar em eventuais dúvidas e reforçar a importância desse meio de pagamento para o varejo. Alguns varejistas ainda ficam na dúvida, pois aceitar cartão na loja tem custo.  Além das taxas das operadoras, que podem atingir até 4% sobre o valor da venda, é necessário alugar ou comprar um POS, ou contar com um TEF integrado ao PDV, equipamento para a leitura dos cartões de crédito e débito. Adicionalmente, há necessidade de se controlar os crédit...
As consequências da falta de troco 

As consequências da falta de troco 

Softwares, Tecnologia
Troco, uma palavra pequena, mas que é o tormento de muitos varejistas e comerciantes de todo o Brasil. A falta de moedas no mercado e, principalmente, a falta de moedas de valores quebrados é um problema que afeta diretamente a economia nacional.  Assim, a falta de troco gera custos adicionais ao comércio e, ainda, em alguns casos, falhas legislativas. Veja, neste artigo, algumas das consequências da falta de troco para o comércio.  A falta de troco Bem, a preocupação da falta de troco não é apenas por parte dos comerciantes, é uma preocupação nacional. Isto é, segundo dados do Banco Central, 61% dos varejistas sofrem com a falta de troco.  Um dos maiores motivos para a falta de moedas no mercado é o entesouramento das mesmas por parte dos brasileiros. Todo ano, os brasileiros tira...
Arredondar o troco, por que pode ser um péssimo negócio?

Arredondar o troco, por que pode ser um péssimo negócio?

Softwares, Tecnologia, Varejo
Arredondar o troco, uma prática que acontece em quase todos os setores varejistas e em quase todas as compras efetuadas. Você sabe se esse procedimento é legal? Como sua loja lida com a falta de moedas para troco? Mesmo essa prática sendo comum, pode trazer prejuízos para seu estabelecimento - tanto no arredondamento para baixo, quanto no arredondamento para cima. Não só isso, o arredondamento do troco é uma prática ilegal e pode trazer problemas desnecessários ao seu estabelecimento. A falta de moedas no mercado A escassez de moedas, principalmente as de menor valor, é um problema frequente no comércio. No Brasil, o problema é ainda maior, grande parte dos produtos no varejo possuem preços quebrados. Além disso, as moedas de 0,05 e 0,01 centavos quase não são encontradas. Em 200...
Migração entre ECF e NFC-e: saiba o passo a passo

Migração entre ECF e NFC-e: saiba o passo a passo

Legislação, NFC-e, Softwares, Tecnologia, Varejo
Falar sobre NFC-e e as implicações que sua implantação trouxe é um assunto muito pontual para o varejo. Como você já deve estar ciente, os prazos para a introdução da NFC-e em Minas Gerais já foram definidos pelo Decreto Nº 47.562. Diante disso, acreditamos que você já esteja analisando, então, a melhor maneira de realizar a migração entre ECF e NFC-e, certo? Mas você sabe qual é o passo a passo para realizar com êxito essa migração? É preciso equipamentos novos? O que fazer com o antigo? São muitas dúvidas, mas fique tranquilo! Abordaremos neste artigo quais pontos devem ter mais a sua atenção para não comprometer a infraestrutura da sua loja. O que muda entre NFC-e e ECF? Para entender como a migração entre ECF e NFC-e funciona, é necessário compreender o que muda de um para o outr...
Troco digital: o que é e como implementar em sua loja

Troco digital: o que é e como implementar em sua loja

Softwares, Tecnologia, Varejo
Já sabemos que a falta de moedas para troco no varejo pode impactar o resultado da sua loja e culminar em insatisfação dos clientes. Para evitar o arredondamento, a quebra de caixa e o troco em balinhas, uma solução que beneficia varejistas e consumidores é o troco digital.   Neste artigo, entenderemos o que é o troco digital, como ele funciona e como implementar em sua loja. Cenário atual Imagine que o cliente passou as compras no PDV e o valor total a pagar é de R$ 11,87. E que, em seguida, o consumidor entregou o valor de R$12 ao operador de caixa. Ainda que este possua uma moeda de R$ 0,10 na gaveta, dificilmente haverá os R$ 0,03 trocados para devolver ao consumidor. Em situações como essa, soluções como devolver em balinhas, no pequeno varejo, e arredondar para cima ou ...