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Congresso InfoVarejo

Veja tudo o que aconteceu no Congresso InfoVarejo CDL/BH 2022!

Escrito por Equipe InfoVarejo | 05/04/2022
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Tempo de leitura: 5 minutos

Na última quarta-feira (30 de março), aconteceu, em Belo Horizontes, a 4ª edição do Congresso InfoVarejo, o maior evento varejista de Minas Gerais. 

Veja tudo o que aconteceu no Congresso InfoVarejo CDL BH 2022

O Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH foi o responsável pela abertura do evento, que depois de um hiato de 2 anos, devido à pandemia, reuniu grandes nomes do setor, que organizaram mais de 6 palestras e painéis sobre o novo mercado varejista e as tendências do varejo para 2022.

Logo após, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou um pouco sobre o crescimento do mercado varejista nos últimos anos e como a pandemia interferiu no setor. 

Agora vamos apresentar um pouco sobre algumas palestras do Congresso InfoVarejo 2022.

Como aumentar as vendas através dos programas de indicações?

A primeira palestra ficou a cargo do Rodrigo Noll, empreendedor e grande especialista em vendas e marketing de indicação e relacionamento com cliente.

Segundo Noll, o pós vendas é o novo vendas e o seu cliente, potencialmente quem conhece mais o seu negócio, pode ser o seu melhor vendedor ao te indicar para os potenciais clientes. Ou seja, o boca a boca é a chave do negócio. 

Estimular indicações de forma ativa pode parecer difícil, mas com um bom programa de indicação isso passa a ser fluido. Algumas dicas que o especialista dá são:

1 – Não dê descontos ou presentes para alguém te indicar, quem tem que dizer qual a recompensa da indicação é seu cliente. Entenda o que seu cliente quer.

2 – Muitas empresas acreditam que basta dar uma recompensa para ser indicado, não é assim que funciona. Se você não lembrar o cliente, ele não vai te indicar. A comunicação e o relacionamento constante com os clientes é muito importante. 

3 – Venda o que seu cliente quer comprar, não o que você quer vender.

4 – Clientes mais satisfeitos estão mais dispostos a indicar. Por isso, descubra quem são os esses clientes. 

Por fim, cada programa de indicação é único, cada empresa tem uma persona e um ticket médio, estude em cima desses dados e monte uma mecânica que dê certo.

NRF 2022 E Euroshop: Tendências e desafios do varejo

O segundo painel do Congresso InfoVarejo reuniu Líderes da ATS, Avanço, Nérus, MF Gestão e Rede, que falaram um pouco sobre o que foi apresentado na NRF e na Euroshop 2022. 

O ponto que mais foi apresentado, não só nesse painel, mas em outras palestras também do Congresso InfoVarejo, foi a ESG (Environmental, social and corporate governance – governança ambiental). Segundo os especialistas, a ESG não é só para as grandes empresas. Nos últimos anos, com tendência ao crescimento, é visível o aumento de vendas para o público que se importa com diversidade e meio ambiente, principalmente. 

Por isso, é importante que os pequenos e médios varejistas também comecem a aderir ações que imprimam e demostrem que a empresa se preocupa com essas questões. 

Uma das soluções possíveis, que pode ser o começo de uma jornada de ESG, é o Cupom Verde, que é, basicamente, deixar de imprimir o cupom fiscal e disponibilizar esse comprovante em uma carteira digital ara o consumidor. 

Quer saber mais sobre o Cupom Verde e os problemas de imprimir o cupom fiscal? Veja aqui!

Outro ponto tratado pelos especialistas foi o Quick Commerce, que é o desafio de entregar rápido. Com a pandemia da Covid, algumas empresas que iriam fechar as portas, viram a oportunidade em se tornarem hub logístico para as gigantes do varejo. Essa solução traz alguns benefícios, como de novos clientes passarem a conhecer sua loja, já que precisam retirar a mercadoria. 

Uma dúvida que pode surgir é em relação à gestão de estoque. Antes de tudo é preciso adaptar a empresa para essa mudança. Mas é simples, se tem espaço no seu estoque, por que não utilizar? Veja com seu fornecedor de softtware e tome as melhores decisões para alavancar o seu negócio. 

Outro ponto tratado na palestra foi o Figital, nem físico, nem digital. Hoje em dia o cliente tem várias possibilidades, e utiliza dessas possibilidades, para comprar. Ele pode comprar de casa pelo site, ele pode ir na loja e comprar online, que proporciona a devolução em até 7 dias, que a loja física não oferece. 

O cliente, por natureza, quer mais facilidade, então é essencial reduzir os pontos de atrito na jornada desse cliente. O Ifood, por exemplo, reduziu a jornada de 16 para 6 etapas. 

O pagamento é fundamental nessa jornada. Quanto tempo o cliente demora pegando os produtos no supermercado e quanto tempo ele gasta na fila de pagamento? Como você pode melhorar essa etapa?

A arte de ser leve 

A quarta palestra do Congresso InfoVarejo foi comandada pela Leila Ferreira, escritora e jornalista que já lançou seis livros, entre eles o best-seller “A Arte de Ser Leve”, que alcançou a marca de mais de 120 mil exemplares vendidos.

A escritora fez uma reflexão sobre com as pessoas se tornaram pesadas no dia a dia, no trabalho, ou até em casa e como isso influencia, por exemplo, no ambiente varejista, no atendimento ao cliente ou até mesmo no convívio entre os colaboradores. Segundo a autora, existe o meio-termo entre o sorriso e a cara ruim.

Uma das soluções apresentadas por Leila foram as micropausas durante o dia, tirar um ou dois minutos para fazer apenas uma coisa, como tomar um café. 

Cenário Econômico x Eleições 

Rita Mundim, economista e comentarista, apresentou os desafios do século XXI (as torres gêmeas em 2001, a crise econômica de 2008 com a quebra de bancos de investimentos nos EUA, 2020 com a pandemia e 2022 com a invasão da Ucrânia pela Rússia) e como tudo isso interfere no cenário econômico nacional.

De acordo com a economista, estamos no século que prioriza o conhecimento, o saber, não o ter. Hoje tudo é um laboratório a ser observado e isso exige humildade, porque você sempre tem mais a aprender. 

O conhecimento não é mais adicional, é o meio principal de produção e ganha mais mercado. Assim, algumas ações são importantes, como economia compartilhada, definição do conceito da sua marca e ESG.

Varejo e transformação 

Alberto Serrentino também marcou presença no Congresso InfoVarejo 2022. Consultor e fundador da Varese Retail, ele falou sobre a importância de ter empresas mais ágeis, menos centralizadas e desafiar culturas. Empresas precisaram adotar canais abertos para sobreviver na pandemia.

Durante a pandemia, as lojas fechadas e clientes querendo comprar, despertou tecnologias, como a loja que vai até o cliente. Com isso, os pontos de contato se multiplicaram e isso não vai voltar atrás, porque o cliente não vai esquecer o que facilitou sua vida. Não é a tecnologia que promove a transformação, é a cultura e as pessoas.

Isso não significa que a loja física perde relevância, pelo contrário, ela ganha valor estratégico. Por isso é preciso deixar de olhar o físico como mero ponto de venda e passar a olhar sob uma nova perspectiva de negócio, de conquistar clientes, por exemplo. Assim, as lojas se tornaram hubs de experiência e serviço, que deixa de ser marginal e passa a ser prioridade, já que ajuda a resolver os problemas dos clientes. Para isso, você precisa olhar onde estão as maiores dores dos clientes e viver de experiência contínua. 

O varejo no metaverso 

Para fechar com chave de ouro o Congresso InfoVarejo 2022, Renato Castro, executivo da RMA Advisory, falou sobre o metaverso e o varejo, tratando essa tecnologia como um processo evolutivo.

Ainda nos anos 60 já era possível encontrar as chamadas cidades inteligentes, que ofereciam soluções digitais, mas essas soluções não funcionaram no momento que mais precisava, a pandemia da Covid-19.  Por isso, faz-se necessário repensar essas soluções e pensar nas cidades como startups, com foco na solução de problemas diários. 

Segundo o executivo, conexões inteligentes geram cidades inteligentes para o cidadão, que quer uma cidade melhor. Para isso, é preciso de tecnologias de base, dimensões da cidade, pilares urbanos contemporâneos, tecnologia de ponta e cases. 

Vem mais por aí…

O congresso InfoVarejo 2022 foi um sucesso e é só o ponto de partida para melhorarmos e otimizarmos mais e mais o varejo nacional. 

Em breve teremos mais eventos para o segmento, visando sempre oferecer a melhor experiência para o varejista. 

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