O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo.
Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses.
Descubra:
Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui.
Normalmente, também é chamado de balanço do estoque.
A partir do inventário é possível encontrar e analisar erros no estoque, confrontando os números coletados no inventário e os dados oferecidos pelo seu sistema de gestão, você terá essas informações em mãos.
Com base nesse levantamento será possível tomar decisões para resolver as causas desses problemas. Assim, esse levantamento é fundamental para qualquer varejista reduzir prejuízos e melhorar a operação da loja.
O inventário rotativo é a contagem de uma determinada categoria de produtos. Seus benefícios são a redução de custos em relação ao inventário total, como ter de contratar terceiros ou pagar hora extra para funcionários, e inconvenientes, como parar o funcionamento da sua loja para realizar a contagem.
Para a realização desse inventário é necessário um sistema que auxilie durante esse processo. Este software será responsável em fornecer dados para os funcionários poderem realizar a contagem dos produtos de uma determinada família e depois caberá ao sistema fazer a integração entre todas as áreas do estoque da loja.
O inventário rotativo permite analisar até mesmo o menor segmento ou setor da loja (família de produtos), sem que haja a necessidade de fechar a loja, reduzindo gastos operacionais extras. Basta um coletor de dados e um software adequado.
Usemos um exemplo, imaginando que seja necessário fazer o inventário no setor de higiene pessoal, mas somente no subgrupo das pastas de dente.
Primeiramente é preciso comunicar o responsável pelo setor sobre a necessidade do inventário para o dia. Considerando que o supermercado possua uma rotina sistêmica compatível para esta realização, o responsável pelo setor deve realizar as seguintes ações:
Realizada a contagem, no dia seguinte, basta fazer a atualização deste balanço. Aí que vem a importância do software adequando para esse tipo de processo.
Seu ERP especialista em supermercado deve ter a opção de “atualização do inventário parcial ou total?”. Ao informar parcial, o sistema analisa os itens existentes nessa contagem e apresenta na tela os níveis de departamentalização encontrados neste balanço. O sistema deve questionar o usuário se ele deseja zerar o estoque dos itens inexistentes no balanço da respectiva classificação.
Setor 23 – Higiene Pessoal
Grupo 121 – Higiene Bucal
Subgrupo 87 – Pasta de dente
Informando que sim, o sistema irá zerar somente o estoque das pastas de dente de todo o MIX do supermercado. Facilitando sua análise sistêmica junto à lista de conferência e diferença de inventário.
Quer saber como evitar as perdas no seu estoque? Veja esse artigo.
Usando o inventário rotativo, você sempre manterá o seu estoque correto, analisando caso a caso os verdadeiros motivos dos famosos, mas evitáveis, rupturas de estoque. Usado especialmente para os setores de Açougue e Hortifrúti, dando adeus a estas constantes “perdas”.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus contatos.