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Varejo

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

7 passos para lidar com o cliente insatisfeito

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Os clientes podem ser rudes por uma variedade de razões, alguns por motivos plenamente justificáveis e outros não. Mas podemos concordar que se você está em um negócio, lidando com todos os tipos de pessoas, você deve estar disposto a enfrentar – de maneira cordial – todos os tipos de problemas que aparecer, isso inclui lidar com um cliente insatisfeito. Como você reage a diferentes tipos de situações pode fazer a diferença entre um cliente satisfeito com o problema que você conseguiu resolver e aquele outro que disse que nunca mais voltará no seu negócio novamente. A menos que você tenha a alternativa de oferecer um produto ou serviço de alta qualidade em que não exista possibilidade (ou exista pouca) de seu cliente ficar insatisfeito, você sempre terá que lidar com esse tipo de situa...
5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

5 coisas que você não sabia sobre o papel do cupom fiscal

Gestão, Softwares, Sustentabilidade, Varejo
Um hábito comum entre os brasileiros é guardar o papel do cupom fiscal, a famosa “notinha”.  Porém, esse papel, que inicialmente parece ser inofensivo, possui algumas características que o diferenciam de um papel normal.  Papel térmico O papel do cupom fiscal não é como o papel normal, aquele que você usa para escrever ou imprimir algo. O cupom fiscal utiliza o papel térmico, um papel que não precisa de tinta.  O papel térmico possui um revestimento que muda de cor para preto quando exposto ao calor. Nenhuma fita de tinta, toner ou cartucho de tinta é necessário para registrar informações no papel térmico.  Mas você sabe qual componente é esse? BPA O componente utilizado para que esse processo aconteça é o BPA (Bisfenol A). É um componente extremamente tóxico para a saúde ...
14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade

14 equipamentos de loja para melhorar a produtividade

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
Hoje em dia é impossível pensar na operação de um estabelecimento do varejo sem pensar nos equipamentos de loja que auxiliam as operações. Seja na produção de produtos ou como ferramenta para automação de processos, os equipamentos de loja possuem grande importância para a produtividade da empresa e, primordialmente, para a conquista de bons resultados. Para você entender melhor, separamos os equipamentos em áreas fundamentais de um estabelecimento do varejo: PDV, salão, açougue, segurança e padaria. Quais os equipamentos de loja para PDV? 1. Computador: Esse equipamento tem a função de servir como ferramenta para a execução de programas, sistemas e aplicativos com o fim de auxiliar o varejista gerir e a operar a sua empresa. Contar com um computador que, sobretudo, funcione em s...
Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Papel térmico, tudo o que você precisa saber 

Gestão, Tecnologia, Varejo
O papel térmico está presente no dia a dia de quase toda a população mundial. Papel térmico é o papel utilizado na impressão dos comprovantes de compras e pagamentos. Ele foi desenvolvido há mais de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão. Os benefícios eram o menor custo na produção e o maior detalhamento das compras, como a hora e a data. No Brasil, o papel térmico só se popularizou na década de 80. Os cupons fiscais utilizados atualmente não utilizam tinta na impressão. O processo de composição desse papel é bem simples. Basicamente, o papel é revestido por uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. A substância mais utilizada no desenvolvimento do papel térmico é o bisfenol A (BPA), por ser o mais barato do mercado. Parece algo comum e inofensivo. O gran...
8 rotinas para evitar as perdas de estoque

8 rotinas para evitar as perdas de estoque

Estoque, Gestão, Varejo
O principal objetivo de qualquer varejista é vender os itens que estão em suas gôndolas, sendo assim, as perdas de estoque são prejudiciais ao resultado que é esperado de uma loja, por serem elas as responsáveis pelos desperdícios de produtos que deveriam ser vendidos. Você sabe o que são as perdas? Criamos um artigo explicando com detalhes o que são e cada tipo desse problema que, infelizmente, afeta os estabelecimentos do varejo. As perdas podem acontecer em diversos momentos da operação da loja, desde o momento do recebimento de mercadoria, até o instante que ela passa pelo PDV. Por isso a prevenção é a melhor forma de evitar que aconteça e que prejudique os resultados da empresa. Apresentaremos aqui algumas rotinas que devem ser implantadas pelo setor de prevenção, para evitar as ...
Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Inventário rotativo de estoque em supermercados. Como e por que fazer?

Estoque, Gestão, Softwares, Tecnologia, Varejo
O controle de estoque é a chave para o sucesso de todo varejo, principalmente supermercados, que devido ao alto giro e a grande quantidade de mercadorias em seu MIX precisam manter atualizado e correto o controle dos produtos em estoque e nas gôndolas. Um dos processos básicos que garante o controle é o inventário rotativo. Para um bom controle de estoque é necessário que aconteça, regularmente, um inventário do estoque em sua loja. Alguns varejos fazem esse inventário uma vez por ano e outros a cada três meses. Mas afinal o que é inventário de estoque? Inventário de estoque pode ser resumido como a contagem, identificação e classificação de todos os produtos que sua loja possui. Normalmente, também é chamado de balanço do estoque. A partir do inventário é possível encontrar e ana...
Entesouramento e as consequências para o varejo

Entesouramento e as consequências para o varejo

Gestão, Gestão Financeira, InfoVarejo, Softwares, Tecnologia, Varejo
Sabe aquela tradição de guardar moedas em cofrinho? Muitas famílias guardam moedas durante o ano inteiro e no final do ano trocam esse dinheiro. Às vezes visando fazer uma viagem em família ou comprar os presentes de Natal. Essa prática, também conhecida como entesouramento, parece não gerar prejuízo a ninguém, não é mesmo? As moedas menores, de 5 e 10 centavos, muitas vezes, são esquecidas no fundo da bolsa. Isso quando não são jogadas nos armários ou em algum potinho na cozinha, afinal, “Por que andar carregando esse peso?”. O que não pensamos é que essas duas atitudes, que parecem tão ingênuas, podem trazer consequências em larga escala para o comércio, afetando diretamente a economia nacional. Ou seja, essa prática, de guardar moedas, tem nome e tem sido um problema em vários países...
Código EAN: importância para o cadastro tributário de produtos

Código EAN: importância para o cadastro tributário de produtos

Legislação, Tributação, Varejo
O código EAN (European Article Number), ou código de barras como é conhecido, funciona como a identificação das mercadorias, podemos dizer que esse código é o RG de um produto, ou seja, único e exclusivo daquele determinado produto.   Pelo código EAN é possível identificar o produto exato que está sendo comercializado, verificando, assim, suas particularidades: a descrição exata, a unidade de medida, o sabor e a composição.  Por exemplo, um refrigerante de 2L e outro refrigerante de 1,5 L da marca X, deverá ter um código especifico para cada um dos refrigerantes, em detrimento da quantidade de litros.  Essa é uma obrigatoriamente a ser seguida pela indústria da marca, devendo o código EAN ser único e individual dos produtos comercializados. Se qualquer produto sofre...
Confronto entre pedido de compra e NFe (XML). O que é e como usar?

Confronto entre pedido de compra e NFe (XML). O que é e como usar?

Compras, Gestão, Varejo
Está com problemas no processo de recebimento de produtos em sua loja? Chega uma entrega e é aquela correria para encontrar a nota e colocar no sistema? Não sente segurança nas quantidades recebidas? E os preços? Tem certeza que o fornecedor enviou na nota o preço acordado? Já percebeu que qualquer erro pode transformar esse processo em uma grande dor de cabeça? Veja como o confronto entre pedido de compra e NFe ajuda sua loja. O confronto entre pedido de compra e NFe existe para que esses problemas não aconteçam. Realizar uma comparação entre o que foi pedido e o que está sendo entregue, por meio desse arquivo, agilizará, e muito, o processo de recebimento de mercadoria e de entrada de nota. O que é o confronto entre pedido de compra e NFe? Quando um fornecedor emite uma NF-e contr...
Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Balança para varejo: como funciona e quais os tipos?

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
No dia a dia de um supermercado, ou qualquer outro estabelecimento comercial do setor varejista, alguns equipamentos são indispensáveis para a operação. Uma balança para varejo tem um papel importante, pois áreas como açougue, hortifrúti e padaria contam com uma grande quantidade de produtos pesados na loja. Deixar de pesar ou realizar a pesagem irregularmente pode gerar problemas para o varejista durante uma fiscalização do IPEM. Por isso, é importante conhecer a legislação que cerca o uso desses equipamentos em supermercados e saber qual o tipo de balança para varejo usar em cada área da loja.   Balança para varejo: conhecendo a legislação Algumas leis norteiam o uso de balanças em estabelecimentos comerciais do varejo. Muitas já são aprovadas e fiscalizadas por instituiçõ...