fbpx

Varejo

Saiba o que levar em conta na hora de comprar uma empresa?

Saiba o que levar em conta na hora de comprar uma empresa?

Software ERP, Tecnologia, Varejo
Em tempos de crises, com negócios fechando e abrindo de acordo com determinações do governo, quem deseja ter seu próprio negócio tem um grande conflito pela frente: investir em algo do zero e construir uma clientela própria ou comprar uma empresa que já exista e que possa sofrer apenas poucas alterações? No varejo existem grandes exemplos de sucesso nos dois formatos e não há nada que priorize um ou outro modelo, é mais uma questão de decisão, oportunidade e capital inicial. Contudo, quem deseja comprar algo que já existe precisa ficar atento há várias informações, muito além do fluxo de clientes e expectativa de vendas futuras. Será que vale a pena comprar aquele negócio ou outro? E como você sabe se o preço está justo? Muitas vezes, o valuation de empresas familiares pode se...
Minha balança parou, o que fazer agora?

Minha balança parou, o que fazer agora?

Equipamentos, Tecnologia, Varejo
Hoje em dia, contar com um equipamento para realizar a pesagem de produtos de setores como açougue, hortifrúti, padaria e frios é a forma legal de conseguir comercializar esses itens. Para manter essas vendas é preciso ter uma máquina de pesagem em funcionamento. Porém, se a sua balança parou, saiba quais são as primeiras atitudes que devem ser tomadas. Sua balança parou? Tente identificar qual foi o problema Antes de tomar alguma atitude para fazer com que o equipamento volte ao funcionamento é preciso entender qual foi o problema. Normalmente, procure identificar se a balança parou completamente, se parou de realizar a pesagem, se está apresentando problemas no visor, ou não está respondendo aos comandos. Em algumas situações o varejista conseguirá resolver de maneira rápida, sej...
O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

Estoque, Gestão, Varejo
O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo. É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos. Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque. Partindo do básico, o que são perdas? Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente ...
Pilares da Prevenção de Perdas

Pilares da Prevenção de Perdas

Estoque, Gestão, InfoVarejo, Varejo
Você sabe quais os pilares da prevenção de perdas? Além disso, entende o que são as perdas? E o impacto das perdas no varejo? Em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), as perdas representam 2,05% do faturamento líquido dos supermercados nacionais. Sabe o que isso significa? Significa que se você não aderir processos agora, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior. A prevenção de perdas envolve normas e procedimentos cujo objetivo é diminuir as perdas do varejo. Assim, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos.  Neste artigo, você verá o que são as perdas e quais são os pilares da prevenção de perdas.  O que são as perdas no varejo? Perda é tudo o que uma e...
Cancelamento de NFe: quando devo usar e quais os prazos?

Cancelamento de NFe: quando devo usar e quais os prazos?

Legislação, NF-e, Varejo
Você sabe em qual situação usar o cancelamento de NFe? E qual o prazo legal para conseguir o cancelamento desse tipo de nota? Essas dúvidas são frequentes em diversas empresas que, frequentemente, precisam recorrer a essa atividade, mas não sabem a melhor forma de realizar essa operação. Sobre a nota fiscal eletrônica: A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, o principal objetivo dessa nota é documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços. A sua validade jurídica é garantida por duas condições necessárias: a assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte. Legislação sobre o cancelamento de NFe: A legislação dispõe que, após a co...
O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

O que são as rupturas e como sua loja pode evitá-las?

Estoque, Gestão, Varejo
Calcula-se que as rupturas podem representar até 4,9%*, do faturamento mensal. Sabendo das dificuldades do varejo, onde cada decimal a mais pode influenciar no fechamento do mês, esses quase 5% podem fazer uma grande diferença no resultado da loja, não é mesmo?   Então, com certeza, é preciso trabalhar para acabar com as rupturas. Mas afinal, o que são as rupturas? A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola.  Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura. Nessa situação o cliente tem três alternativas para lidar com esse problema: 1 – Abrir mão da compra...
O que é SPED e para que serve essa escrituração?

O que é SPED e para que serve essa escrituração?

Legislação, Obrigações Acessórias, Varejo
Durante as rotinas diárias de um negócio do varejo, o gestor da empresa se depara constantemente com informações que estarão presentes no SPED.    Por se tratar da principal obrigação acessória para o cumprimento da legislação fiscal e contábil, é fundamental saber o que é SPED, para que assim possa ser realizado todo o processo de forma correta. Nesse artigo explicaremos o que é SPED e apresentar algumas informações importantes sobre esse sistema. O que é SPED? O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é o sistema criado pelo governo federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas. Uma verdadeira plataforma para envio das obrigações acessórias para o FISCO. O SPED é composto por projetos distintos: Escrituração Contábil Digital (SP...
10 dicas essenciais de gestão empresarial

10 dicas essenciais de gestão empresarial

Gestão, Varejo
No momento atual, em que buscamos nos recuperar de uma crise financeira, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão empresarial. Os pequenos e médios empresários requerem uma atenção ainda maior, uma vez que decisões equivocadas podem significar a paralisação de um negócio promissor. Este post tem o objetivo listar algumas dicas que são essenciais para a gestão empresarial e para a manutenção de seu estabelecimento. Se você é um pequeno ou médio empreendedor, este post é indicado para você. Confira! Como fazer a gestão empresarial em pequenas empresas? Administrar uma pequena empresa no Brasil nunca foi uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária sempre foram emp...
Sat bloqueado, o que fazer?

Sat bloqueado, o que fazer?

Legislação, NFC-e, Varejo
Quando bloqueado, o SAT pode travar a emissão de notas do seu negócio, acarretando problemas como a demora no PDV e da equipe em descobrir o porquê do problema e como resolvê-lo.  Antes de saber o que fazer para desbloquear o SAT, é importante identificar o motivo do bloqueio. O SAT pode ser bloqueado por diversos motivos, você sabe quais são esses motivos e o que fazer em cada situação? Autobloqueio / Bloqueio Autônomo O autobloqueio do SAT pode acontecer por 3 motivos: Caso o S@t fique sem conexão por um período superior a 10 dias, ele se autobloqueará. Você pode consultar o tempo até o autobloqueio na função "Consultar Parâmetros Equipamento SAT" no SGR-SAT. O que causa o problema? Cabo mal encaixado ou encaixado na porta errada; Troca recente de roteador de internet;...
Sped Registro 0500 Plano de contas contábeis e a sua obrigatoriedade

Sped Registro 0500 Plano de contas contábeis e a sua obrigatoriedade

Legislação, Obrigações Acessórias, Varejo
O Sped Registro 0500 Plano de Contas Contábeis é obrigatório para as empresas que apuram a Contribuição do PIS/Pasep e Cofins no regime não cumulativo (empresas que apuram o IR no Lucro Real). Registro 0500 Plano de Contas Contábeis Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados. É importante destacar que não podem ser informados dois ou mais registros com a mesma combinação de conteúdo nos campos: DT_ALT, COD_CTA e COD_CTA_REF. Atenção! Para as pessoas jurídicas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins no regime não cumulativo (PJ que apuram o IR com base no Lucro Real), o código da conta contáb...