fbpx

Gestão

A cadeia de suprimentos e a cadeia de informação

A cadeia de suprimentos e a cadeia de informação

Estoque, Gestão, Varejo
Muito se trabalha para melhorar a entrega e a disponibilidade de produtos no varejo. A luta por reduzir ruptura em gôndola é um constante desafio e frente de forte atuação do varejo como um todo. Além disso, os investimentos em infraestrutura, tais como Centro de Distribuição (CD), estrutura de entrega de última milha, parcerias com empresas de entrega, investimentos para garantir a alta disponibilidade e a entrega rápida são temas sempre presentes no dia a dia do varejo. O objetivo é ter o produto certo, no local certo, na hora e quantidade certas. Por isso, colocamos todos esses assuntos na disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos, que não se dissocia da cadeia de informação. Continue lendo para entender mais sobre essa relação. Cadeia de informação: entenda a influência na c...
A ciência do consumo e os impactos no varejo

A ciência do consumo e os impactos no varejo

Gestão, Tecnologia, Varejo
Uma das premissas do varejo é: Não podemos olhar para frente sem antes olhar para trás. Antes falávamos nos 6 Ps (produto, ponto, preço, promoção, percepção e pessoa). Toda estrategia de venda se a dava a partir dos produtos, projetar demanda em cima do passado, do histórico, dos dados de vendas. Agora, cada vez mais, é necessário focar em pessoas na loja, nos hábitos de compras. Isso é a ciência do consumo.  É preciso pensar: quais são os novos hábitos de compras? Evolução da sociedade A população está envelhecendo, isso é um fato. Em 2030 a população de pessoas de meia-idade e idosos será a maior no país. Mas como esse dado influencia nas suas vendas? Peguemos como exemplo uma senhora, viúva e que mora sozinha. Essa mulher cozinhou a vida inteira, todos os dias, para os f...
Perspectivas Econômicas no Varejo

Perspectivas Econômicas no Varejo

Gestão, Tecnologia
O varejo é o caminho onde as empresas de bens e serviços levam seus produtos ao consumidor. Os varejistas geralmente recebem seus produtos diretamente do  fabricante. É quando uma mercadoria se torna um produto final.  Os varejistas também podem comprar produtos de um intermediário, conhecido como atacadista ou distribuidor. Ainda assim, os varejistas são a última parada na  cadeia de suprimentos  antes que os produtos acabem no carrinho de compras do consumidor. Qual a importância do setor de varejo para a economia? De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre de 2022 esse setor acumulou um crescimento de 1,4% comparado ao mesmo período de 2021.  A sua importância é algo que se evi...
Definindo o melhor amaciador de carne para açougue

Definindo o melhor amaciador de carne para açougue

Gestão
O açougue envolve vários equipamentos importantes para a venda, produção e armazenamento dos produtos, neste artigo vamos falar sobre como escolher o amaciador de carne para açougue. O amaciador de carne para açougue é uma máquina que possui uma característica muito particular: é preciso ter muito cuidado com a limpeza. Por isso, é importante conhecer cada detalhe da sua operação para garantir que a sua loja conte com um bom equipamento. O que é o amaciador de carne para açougue? Esta máquina é responsável por amaciar o bife vendido no balcão do açougue. O equipamento funciona por meio de um rolo de navalhas que passa pela carne e consegue quebrar as suas fibras, transformando em peças finas. Como são máquinas que entram em contato com grande parte da carne, é necessário um proc...
Pagamento escritural no varejo, como funciona? 

Pagamento escritural no varejo, como funciona? 

Gestão, Gestão Financeira, Varejo
Receber as notas fiscais de compra, destacar os seus respectivos boletos bancários, conferir os dados do beneficiário e do pagador/avalista, arquivar por ordem de vencimento e efetuar os pagamentos em alguma agência bancária, por meio de malotes ou direto na boca do caixa. Esses eram, ou ainda são, os procedimentos realizados pela grande maioria das empresas, para cumprir com suas obrigações perante aos seus fornecedores. Um processo que exige um alto grau de comprometimento das pessoas do departamento financeiro, pois um erro, por menor que seja, irá comprometer os indicadores de lucratividade do seu negócio. Sem falar do trabalho cansativo de se arquivar os comprovantes de pagamento dos boletos bancários por cinco anos, para uma possível contestação de pagamento. Para o controle das...
Como reduzir custos da venda de cartão na sua loja

Como reduzir custos da venda de cartão na sua loja

Gestão, Varejo, Vendas
Hoje em dia é impossível pensar em uma loja que não aceite pagamento em cartão não é mesmo? Muitos consumidores já adotam essa forma de pagamento, inclusive, para compras pequenas como o pãozinho da manhã, ou o café no final da tarde. Para o varejista a venda de cartão deixou de ser diferencial e se tornou obrigatório. Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas para reduzir custos na venda de cartão. Se você ainda não está convencido de que aceitar cartão é uma boa, veja nesse artigo, as vantagens em aceitar cartões em sua loja. Mas como reduzir os custos das vendas com cartão? 1. Entender quanto custa a operação da venda de cartão Para aceitar cartões em sua loja será preciso, no mínimo, de uma maquininha (POS). Para isso você precisa contratar junto a uma operadora de cartão de ...
Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Guia rápido: Cultura Organizacional na prática!

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
A cultura organizacional é o sistema de crenças e normas gerais adotados por uma empresa. Para que uma empresa reconheça e crie a sua cultura é preciso que ela entenda a real importância de estabelecer uma cultura organizacional sólida e que identifique os objetivos que devem ser alcançados. Já pensou em qual seria a importância da cultura organizacional para sua empresa? Está com dificuldades de estabelecer uma cultura compatível? Listamos ao longo desse texto algumas informações que vão te orientar. Como é a cultura organizacional na prática? Cultura organizacional é como uma bússola que guia os processos, decisões, planejamentos e pessoas que formam uma organização. Com a união de várias regras, conceitos, valores, crenças, comportamentos e expectativas que devem ser compartilha...
Sua operadora de cartões erra ao aplicar taxas? Saiba o que fazer

Sua operadora de cartões erra ao aplicar taxas? Saiba o que fazer

Gestão, Gestão Financeira, Softwares, Tecnologia, Varejo
Manter um controle sobre as taxas cobradas pelas operadoras de cartões pode se tornar um grande problema para o varejista. O processo de transações de vendas em cartão é complicado, pois pode envolver trâmites que envolvem a loja, as operadoras e os bancos. Como deixar de receber cartões não é uma opção, é fundamental controlar suas vendas com precisão, evitando taxas indevidas. Conciliação das vendas em cartão é fundamental para controlar as taxas A possibilidade de erro existe devido ao grande número de bandeiras, possibilidade de parcelamentos, fraudes, e principalmente o grande número de taxas cobradas pelas operadoras de cartões. Portanto, conciliar as vendas em cartão é fundamental, pois são muitos os riscos de prejuízos e descontroles, um software que realize a conciliação d...
Feedback no varejo: acabando com a rotatividade de funcionários

Feedback no varejo: acabando com a rotatividade de funcionários

Gestão, Gestão de Pessoas, Varejo
Para falarmos de feedback no varejo vou trazer aqui uma história interessante contada por Eugenio Mussak em suas palestras sobre Liderança. “Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento. Ao primeiro, ele diz: ‘João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento’. E ouviu como resposta: ‘Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes’? Ao segundo, pede: ‘Carlos, gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você es...
Como fazer a inauguração de loja no varejo

Como fazer a inauguração de loja no varejo

Gestão, Varejo
A inauguração de loja é sempre um evento que movimenta a comunidade em que o negócio está situado, além disso, para o varejista é a oportunidade de chamar a atenção dos consumidores e colocar a marca da empresa na rotina de compra dos clientes. Se o seu negócio é um supermercado, é bom ficar atento, pois o varejo de alimentos possui uma característica que atribui uma importância ainda maior para a inauguração de loja: o fato de ser um comércio de bairro. Isso quer dizer que tanto o varejista, quanto os consumidores fazem parte da mesma comunidade. Fizemos um artigo explicando as diferenças do varejo de alimentos, comparado com outros estabelecimentos do mercado. Confira neste link. Uma inauguração de loja bem sucedida pode ser a chave para o sucesso do negócio. Para isso acontecer, pr...